CPBS - Documentos de Conferências / Conference Objects
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Browsing CPBS - Documentos de Conferências / Conference Objects by Subject "Atitude do consumidor relativamente à causa"
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- A influência das causas sociais na intenção de compra dos consumidoresPublication . Silva, Susana Costa e; Duarte, Paulo Alexandre; Machado, Joana CésarO marketing de causas sociais tem sido cada vez mais usado como forma das empresas se associarem a causas, com benefício mútuo para si, para os seus clientes que passam também a doadores, e para as causas. A operacionalização das ferramentas propostas pelo marketing de causas sociais nem sempre é fácil mas os benefícios podem compensar e para além de se estenderem aos destinatários identificados, podem proporcionar ganhos a longo prazo. O objetivo deste trabalho é determinar como é que a escolha de um tipo específico de causa pode potenciar a intenção de compra do consumidor. Nesse sentido, combinaram- se as diferentes características das causas sociais para depois analisar como é que a intenção de compra do consumidor está relacionada com a sua identificação com a causa social e com a sua atitude relativamente a esta. Os resultados da investigação indicam que, de facto, a intenção de compra de produtos associados ao marketing de causas sociais apresenta uma correlação positiva com o nível de identificação do consumidor e sua atitude em relação à causa social. Foram ainda analisadas características demográficas específicas para perceber quais os segmentos que apresentam maiores níveis de identificação e de intenção de compra. Estes resultados apresentam-se como um contributo muito importante para as empresas que, numa economia marcada pela proliferação de organizações de terceiro setor apoiando causas de natureza variada, pretendem fazer uso da associação a causas para acrescentar valor à sua proposta no mercado de que fazem parte.
