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Advisor(s)
Abstract(s)
O marketing de causas sociais tem sido cada vez mais usado como forma das empresas
se associarem a causas, com benefício mútuo para si, para os seus clientes que passam
também a doadores, e para as causas. A operacionalização das ferramentas propostas
pelo marketing de causas sociais nem sempre é fácil mas os benefícios podem
compensar e para além de se estenderem aos destinatários identificados, podem
proporcionar ganhos a longo prazo.
O objetivo deste trabalho é determinar como é que a escolha de um tipo específico de
causa pode potenciar a intenção de compra do consumidor. Nesse sentido, combinaramse
as diferentes características das causas sociais para depois analisar como é que a
intenção de compra do consumidor está relacionada com a sua identificação com a
causa social e com a sua atitude relativamente a esta.
Os resultados da investigação indicam que, de facto, a intenção de compra de produtos
associados ao marketing de causas sociais apresenta uma correlação positiva com o
nível de identificação do consumidor e sua atitude em relação à causa social. Foram
ainda analisadas características demográficas específicas para perceber quais os
segmentos que apresentam maiores níveis de identificação e de intenção de compra.
Estes resultados apresentam-se como um contributo muito importante para as empresas
que, numa economia marcada pela proliferação de organizações de terceiro setor
apoiando causas de natureza variada, pretendem fazer uso da associação a causas para
acrescentar valor à sua proposta no mercado de que fazem parte
Description
Keywords
Marketing de causas sociais Identificação consumidor-causa
Citation
SILVA, Susana Costa e; DUARTE, Paulo Alexandre; MACHADO, J.C. - A influência das causas sociais na intenção de compra dos consumidores. In V Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, São Paulo, Brasil, 21-23 Maio 2014. - In TRINDADE, Eneus; PEREZ, Clotilde (orgs.) - O sistema publicitário e a semiose ilimitada: V Pro--‐Pesq PP: Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. São Paulo: INMOD/ABP2/PPGCOM‐ECA‐USP, 2014. ISBN 978-85-5514-001-3. p. 110-139 (E-book))