FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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- Avaliação da leitura em alunos do 3º e 4º ano de escolaridade : comparação dos desempenhos em função da tarefa usada e sua relação com desempenho escolar a língua portuguesaPublication . Gonçalves, Elisabete Maria da Cunha de Sousa; Miranda, Lúcia do Rosário Cerqueira deDe acordo com as estatísticas oficiais do Ministério da Educação, em Portugal a leitura tem vindo a evoluir notavelmente. Porém, ainda nos encontramos entre os Países da Europa com maiores taxas de analfabetismo. A leitura tem um importante papel em todas as sociedades desenvolvidas ou em vias de desenvolvimento, assumindo-se como um importante meio de comunicação, permitindo, igualmente, uma maior autonomia dos cidadãos. Diferentes são os pontos de vista dos investigadores nesta área relativamente ao conceito e aos modelos mais eficazes para explicar este processo complexo que é ler, bem como, que e quais os processos mentais implicados na mesma. Com este estudo procuramos dar um modesto contributo para a discussão da relação entre leitura e o rendimento escolar a Língua Portuguesa em alunos do 3º e 4º ano de escolaridade do 1º ciclo do Ensino Básico. Assim, foi nosso objetivo identificar as relações entre o desempenho dos alunos em diferentes tarefas de leitura, o nível cognitivo e o desempenho escolar dos referidos alunos e, ainda, identificar qual a tarefa usada para avaliar a compreensão leitora que se apresenta como melhor preditor do rendimento escolar a Língua Portuguesa. Neste estudo, participaram 94 alunos, dos quais 56 pertenciam ao 3º ano de escolaridade e 38 ao 4º ano de escolaridade do 1º ciclo do Ensino Básico, de um centro escolar do concelho de Vila Verde, distrito de Braga, com uma média de idades de 8, 8 anos. Os instrumentos utilizados para a realização deste estudo, foram as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (Raven, 1947; Simões, 2000), o Teste de Idade de Leitura (Sucena & Castro, 2008) (TIL), e dois exercícios elaborados para o efeito: um exercício de lacunas e um exercício de interpretação, e o rendimento escolar no final do período dos alunos a Língua Portuguesa. De um modo geral, os alunos do 4º ano obtiveram melhores médias nas provas do que os discentes do 3º ano. Relativamente aos resultados das correlações entre as variáveis, assumem significado estatístico com p≤0,01, registando-se as maiores correlações entre o TIL e a prova de lacunas (r=0,60) e, entre o TIL e o rendimento escolar a Língua Portuguesa (r=0,58). Os resultados da regressão sugerem que o preditor TIL explica 32 % da variância total da variável dependente (rendimento escolar a Língua Portuguesa) e que a prova de lacunas explica apenas 5% da variabilidade do rendimento escolar a Língua Portuguesa, finalmente, no seu conjunto estas duas variáveis explicam 37% da variância da variável dependente.