CEFH - Documentos de Conferências / Conference Objects
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CEFH - Documentos de Conferências / Conference Objects by Subject "Adaptabilidade de carreira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Perfis de curiosidade e motivação académica em alunos/as do 3.º ciclo do ensino básicoPublication . Oliveira, Íris M.; Ferreira, EvaEnquanto dimensão da adaptabilidade de carreira, a curiosidade consiste numa disposição para a exploração do self e do meio, tendo em conta a imaginação de si em diversos papéis de vida e ocupações. Configura um recurso psicossocial importante para gerir transições e prosseguir na construção do percurso pessoal de carreira. Apesar de ampla investigação sobre a adaptabilidade de carreira, são ainda necessários estudos que aprofundem conhecimento sobre as suas dimensões específicas (como a curiosidade) e articulação com processos académicos. Podem considerar-se relações com a motivação académica, atendendo a literatura que reconhece articulação entre processos de carreira e motivacionais. Este estudo pretende identificar perfis de curiosidade e motivação académica em alunos/as do 3.º Ciclo do Ensino Básico. Participaram 197 alunos/as (53.3% raparigas; Midade = 13.85), a frequentar o 7.º, 8.º e 9.º ano num agrupamento público de escolas do norte de Portugal. Responderam a um questionário de caracterização sociodemográfica e académica, à subescala Curiosidade da Escala de Adaptabilidade de Carreira e ao Inventário de Metas Académicas. Resultados da análise de clusters (método k-means) permitiram identificar três perfis. O primeiro perfil reúne alunos/as que apresentam níveis médios superiores de curiosidade e elevadas orientações motivacionais intrínseca e extrínseca. O segundo perfil inclui alunos/as com níveis médios superiores de curiosidade, orientação para objetivos concretos e para a aprendizagem. O terceiro perfil agrupa alunos/as que apresentam níveis médios inferiores de curiosidade e baixas orientações motivacionais intrínseca e extrínseca. Este estudo é ilustrativo da articulação entre processos de carreira e académicos, podendo sustentar intervenções psicológicas integradoras.