Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Perfis de curiosidade e motivação académica em alunos/as do 3.º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
95512183.pdf1.32 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Enquanto dimensão da adaptabilidade de carreira, a curiosidade consiste numa disposição para a exploração do self e do meio, tendo em conta a imaginação de si em diversos papéis de vida e ocupações. Configura um recurso psicossocial importante para gerir transições e prosseguir na construção do percurso pessoal de carreira. Apesar de ampla investigação sobre a adaptabilidade de carreira, são ainda necessários estudos que aprofundem conhecimento sobre as suas dimensões específicas (como a curiosidade) e articulação com processos académicos. Podem considerar-se relações com a motivação académica, atendendo a literatura que reconhece articulação entre processos de carreira e motivacionais. Este estudo pretende identificar perfis de curiosidade e motivação académica em alunos/as do 3.º Ciclo do Ensino Básico. Participaram 197 alunos/as (53.3% raparigas; Midade = 13.85), a frequentar o 7.º, 8.º e 9.º ano num agrupamento público de escolas do norte de Portugal. Responderam a um questionário de caracterização sociodemográfica e académica, à subescala Curiosidade da Escala de Adaptabilidade de Carreira e ao Inventário de Metas Académicas. Resultados da análise de clusters (método k-means) permitiram identificar três perfis. O primeiro perfil reúne alunos/as que apresentam níveis médios superiores de curiosidade e elevadas orientações motivacionais intrínseca e extrínseca. O segundo perfil inclui alunos/as com níveis médios superiores de curiosidade, orientação para objetivos concretos e para a aprendizagem. O terceiro perfil agrupa alunos/as que apresentam níveis médios inferiores de curiosidade e baixas orientações motivacionais intrínseca e extrínseca. Este estudo é ilustrativo da articulação entre processos de carreira e académicos, podendo sustentar intervenções psicológicas integradoras.
As a career adaptability dimension, curiosity can be conceived of a disposition that sustains the exploration of the self and the environment, considering the imagination of the self in various life roles and occupations. It consists of an important psychosocial resource to manage transitions and to pursue the personal construction of a career path. Despite extensive research on career adaptability, studies to deepen knowledge about its specific dimensions (such as curiosity) and articulation with academic processes are still needed. aligned with literature that acknowledges the articulation between career and motivational processes, relations with academic motivation might be considered. This study aims at identifying profiles of curiosity and academic motivation among middle school students. Participants included 197 pupils (53.3% girls; Mage = 13.85), attending 7th, 8th, and 9th grades in a public school of Northern Portugal. Participants completed a questionnaire for sociodemographic and academic characterization, the Curiosity subscale of the Career Adaptability Scale, and the Academic Goals Inventory. Results from cluster analyses (k-means method) suggested the identification of three profiles. The first profile included students presenting high curiosity, intrinsic and extrinsic motivational orientations. The second profile included students presenting high curiosity and orientation to specific goals and learning. The third profile included students presenting low curiosity as well as low intrinsic and extrinsic orientations. This study illustrates the articulation among career and academic processes, whereby it might sustain integrative psychological interventions.

Description

Keywords

Curiosidade Adaptabilidade de carreira Motivação académica Curiosity Career adaptability Academic motivation

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue