Repository logo
 
Publication

Perfis de curiosidade e motivação académica em alunos/as do 3.º ciclo do ensino básico

dc.contributor.authorOliveira, Íris M.
dc.contributor.authorFerreira, Eva
dc.date.accessioned2024-04-24T15:52:07Z
dc.date.available2024-04-24T15:52:07Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractEnquanto dimensão da adaptabilidade de carreira, a curiosidade consiste numa disposição para a exploração do self e do meio, tendo em conta a imaginação de si em diversos papéis de vida e ocupações. Configura um recurso psicossocial importante para gerir transições e prosseguir na construção do percurso pessoal de carreira. Apesar de ampla investigação sobre a adaptabilidade de carreira, são ainda necessários estudos que aprofundem conhecimento sobre as suas dimensões específicas (como a curiosidade) e articulação com processos académicos. Podem considerar-se relações com a motivação académica, atendendo a literatura que reconhece articulação entre processos de carreira e motivacionais. Este estudo pretende identificar perfis de curiosidade e motivação académica em alunos/as do 3.º Ciclo do Ensino Básico. Participaram 197 alunos/as (53.3% raparigas; Midade = 13.85), a frequentar o 7.º, 8.º e 9.º ano num agrupamento público de escolas do norte de Portugal. Responderam a um questionário de caracterização sociodemográfica e académica, à subescala Curiosidade da Escala de Adaptabilidade de Carreira e ao Inventário de Metas Académicas. Resultados da análise de clusters (método k-means) permitiram identificar três perfis. O primeiro perfil reúne alunos/as que apresentam níveis médios superiores de curiosidade e elevadas orientações motivacionais intrínseca e extrínseca. O segundo perfil inclui alunos/as com níveis médios superiores de curiosidade, orientação para objetivos concretos e para a aprendizagem. O terceiro perfil agrupa alunos/as que apresentam níveis médios inferiores de curiosidade e baixas orientações motivacionais intrínseca e extrínseca. Este estudo é ilustrativo da articulação entre processos de carreira e académicos, podendo sustentar intervenções psicológicas integradoras.pt_PT
dc.description.abstractAs a career adaptability dimension, curiosity can be conceived of a disposition that sustains the exploration of the self and the environment, considering the imagination of the self in various life roles and occupations. It consists of an important psychosocial resource to manage transitions and to pursue the personal construction of a career path. Despite extensive research on career adaptability, studies to deepen knowledge about its specific dimensions (such as curiosity) and articulation with academic processes are still needed. aligned with literature that acknowledges the articulation between career and motivational processes, relations with academic motivation might be considered. This study aims at identifying profiles of curiosity and academic motivation among middle school students. Participants included 197 pupils (53.3% girls; Mage = 13.85), attending 7th, 8th, and 9th grades in a public school of Northern Portugal. Participants completed a questionnaire for sociodemographic and academic characterization, the Curiosity subscale of the Career Adaptability Scale, and the Academic Goals Inventory. Results from cluster analyses (k-means method) suggested the identification of three profiles. The first profile included students presenting high curiosity, intrinsic and extrinsic motivational orientations. The second profile included students presenting high curiosity and orientation to specific goals and learning. The third profile included students presenting low curiosity as well as low intrinsic and extrinsic orientations. This study illustrates the articulation among career and academic processes, whereby it might sustain integrative psychological interventions.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/44802
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectCuriosidadept_PT
dc.subjectAdaptabilidade de carreirapt_PT
dc.subjectMotivação académicapt_PT
dc.subjectCuriositypt_PT
dc.subjectCareer adaptabilitypt_PT
dc.subjectAcademic motivationpt_PT
dc.titlePerfis de curiosidade e motivação académica em alunos/as do 3.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoruña, Spainpt_PT
oaire.citation.endPage412pt_PT
oaire.citation.startPage397pt_PT
oaire.citation.titleXVII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogiapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
95512183.pdf
Size:
1.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: