Escola das Artes
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Browsing Escola das Artes by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
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- O amor é um sentimento que distorce a realidade : um estudo da representação e expressão do amor gayPublication . Ferreira, Thiarlon da Silva; Neves, Sónia Patricia InácioEsta dissertação oferece uma análise ampla do amor, abordando suas diversas formas e representações em um panorama que conecta diferentes contextos históricos, culturais e sociais. O amor gay é apresentado como uma dimensão que enriquece e complementa a compreensão do amor em sua totalidade, demonstrando como suas manifestações dialogam com a universalidade do tema. A pesquisa reflete sobre como artistas e fotógrafos têm representado o amor, seja ao retratar os afetos dos outros, seja ao expressar suas próprias vivências e emoções. Com uma abordagem interdisciplinar que integra história, arte, filosofia e sociologia, esta dissertação examina como a arte, especialmente a fotografia, interpreta as nuances do amor e desafia convenções, oferecendo novas perspectivas e promovendo maior representatividade. O trabalho constrói, assim, uma visão abrangente e sensível do amor, destacando sua pluralidade e relevância na experiência humana.
- Conexões académicas e criativas: fortalecendo a rede Yucunet e as práticas pedagógicas inovadoras entre a UCP e o ISAPublication . Teixeira, Luís; Caraballo, Anabel
- Economic impact of healthcare cyber risksPublication . Brilhante, M. Fátima; Mendonça, Sandra; Pestana, Pedro; Rocha, M. Luísa; Santos, RuiPurpose: The healthcare sector is a primary target for cybercriminals, with health data breaches ranking among the most critical threats. Despite stringent penalties imposed by the U.S. Department of Health and Human Services Office for Civil Rights (OCR), vulnerabilities still persist due to slow detection and ineffective data protection measures. On the other hand, as organizations are often reluctant to disclose security breaches for fear of reputational and market share losses, penalties can serve as a useful proxy for quantifying losses and insurance claims. Methods: This study analyzes fines and settlements (2008–2024) using the traditional lognormal, general extreme value (GEV) and other heavy-tailed statistical models, including the geo-max-stable loglogistic law, and also the mixture models hyperexponential and hyperloglogistic. Results: Mixture models, either the hyperexponential or the hyperloglogistic, deliver the best fit for OCR penalties, and for yearly maxima, the best fit is achieved with the GEV distribution. Regarding Attorneys General fines, the hyperexponential model is optimal, with the GEV model excelling again for their yearly maxima. Hence, mixture models effectively capture the dual nature of penalty data, comprising clusters of moderate and extreme values. However, yearly maxima align better with the GEV model. Conclusions: The findings suggest that while Panjer’s theory for aggregate claims suffices for moderate claims, it must be supplemented with strategies to address extreme cybercrime scenarios, ensuring insurers and reinsurers can manage severe losses effectively.
- Isto não é a minha casa...Publication . Reis, Ricardo da Silva; Bento, Bernardo Maria de Bourbon Martinho MeirelesEste relatório de Projeto Final tem como objetivo apresentar a obra intitulada Isto não é a minha casa... no âmbito do Mestrado em Som e Imagem com especialização em Design de Som. O projeto consiste na criação de um filme sonoro experimental, sem componente visual, que explora as potencialidades do som como meio principal de contar uma história. O filme é reproduzido numa sala de cinema totalmente escura, utilizando o sistema de som surround 5.1 para amplificar a imersão do ouvinte. A história acompanha um rapaz que acorda na sua casa, e esta transforma-se progressivamente em algo irreconhecível, levando a personagem a vaguear entre o sonho e o pesadelo. A perda pessoal de parte da audição do autor influenciou a direção criativa, levando à investigação de temas como a neuroplasticidade na perda de sentidos, as funções do sono e dos sonhos e a biologia do medo. A exploração de teorias do design de som, das artes sonoras, de filmes e de várias formas de arte ajudou a progredir o projeto. Neste relatório é descrito quais foram as fases de produção, como se desenvolveram e quais foram os seus objetivos e resultados.
- Políticas de representação do património Guineense nos museus portugueses na transição do período colonial para o pós-colonial : histórias, trânsitos e discursosPublication . Lima, Ana Temudo Gaio; Castro, Laura Lucinda Oliveira; Peralta, Elsa; Gable, EricA devolução do património cultural aos países de origem é um tema central nos debates contemporâneos, incluindo o contexto português e as suas ex-colónias. Esta tese insere-se nos estudos pós-coloniais, encontrando nos estudos de proveniência uma forma de abordar a reparação do passado colonial. A investigação combina etnografia e museologia para examinar as dinâmicas entre os objetos culturais recolhidos durante o período colonial na Guiné-Bissau e as instituições que os preservam hoje, tanto em Portugal como no país de origem. Realizado ao longo de quatro anos, o estudo reflete sobre o papel dos museus, do património e da sociedade civil na construção de narrativas alternativas. Analisou-se a história das coleções museológicas, incluindo os contextos em que foram recolhidas, conservadas e exibidas, para compreender os significados atribuídos a estes objetos no presente. Deu-se ênfase à opinião da sociedade civil guineense, incluindo residentes no país e na diáspora. Esta abordagem participativa questiona a narrativa eurocêntrica dominante e coloca no centro da investigação as vozes dos guineenses sobre o valor, o papel e o destino destes bens culturais. A restituição dos objetos, embora importante, não é apresentada como prioridade pela maioria dos guineenses inquiridos. Muitas opiniões convergem na necessidade de criar primeiro infraestruturas adequadas, capacitar recursos humanos e garantir a valorização do património na Guiné-Bissau. Outros ainda destacam a relevância da presença desses objetos em museus europeus como representação da diáspora e da identidade guineense no estrangeiro. Estas perceções refletem uma visão plural e complexa, que vai além de uma simples transferência material de bens, propondo uma restituição que envolva também suporte financeiro e técnico. A investigação expande o debate sobre a devolução de bens culturais ao questionar se esta é suficiente para sanar as feridas do colonialismo. Argumenta que é fundamental atravessar fronteiras físicas e simbólicas, aceitando a pluralidade de vozes e o papel do património como meio de reconciliação e diálogo intercultural. Discute o impacto da cultura, da educação e da globalização na construção da identidade guineense, apontando caminhos para uma gestão do património que seja sustentável e representativa das comunidades locais. Assim, o estudo propõe alternativas baseadas em cooperação e na partilha de responsabilidades, enfatizando a restituição como um gesto político, cultural e educativo.