FT - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FT - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by Sustainable Development Goals (SDG) "16:Paz, Justiça e Instituições Eficazes"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A construção do discurso teológico na obra de José Augusto MourãoPublication . Vasconcelos, Rui Pedro Rodrigues; Teixeira, Alfredo Manuel Matos Alves R.A presente investigação tem como objeto de estudo a obra do dominicano José Augusto Miranda Mourão (1947-2011), procurando relevar nesta escrita uma operação de constituição de um discurso teológico. O quadro epistemológico que preside à investigação é fornecido pela Teologia Prática tal como a compreende Marcel Viau, enquanto fides quarens verbum, "a fé que busca um discurso", segundo o qual a missão fundamental da prática teológica consiste na produção de "artefactos teológicos", dotados de uma dimensão epistemológica, retórica e estética, capazes de suscitar, nos seus interlocutores, uma interrogação e uma experiência do crer. Esta missão da Teologia Prática, tal como a entende Viau, tem como ponto de partida a natureza linguística do intelecto e da praxis humanas, realçado pelo processo de Linguistic Turn. À luz deste quadro, pretende-se evidenciar o modo como o pensamento de Mourão, no modo como segue os múltiplos eixos da linguagem e das textualidades, permite compreender o exercício teológico sob o signo do texto, da leitura e da hermenêutica. O facto desta obra extensa e plurifacetada se enquadrar, nos seus lugares de produção e nos seus eixos de reflexão, no horizonte das ciências humanas, particularmente da semiótica e dos estudos literários, constitui um repto e ao mesmo tempo uma oportunidade para dotar a teologia de uma capacidade de diálogo interdisciplinar, na convicção de que o discurso teológico deve encarnar nos registos múltiplos da linguagem. Esta indagação permanente do ser humano enquanto produtor de objetos culturais de sentido (literários, artísticos, religiosos) permite, por outro lado, dotar o discurso teológico de uma capacidade de renovar a sua própria linguagem e os modos como busca uma enunciação de Deus. Tal projeto teológico preside à produção de objetos textuais, homiléticos e poéticos, tatuados pela marca do espaço litúrgico, na preocupação fundamental de prover o corpo crente, pessoal e comunitário, de uma dicção do seu desejo e da sua experiência.
- Educação : as palavras e os atos : do debate parlamentar à ação política no liberalismo português (1820-1876)Publication . Ruas, Telma Maria de Mattos Campos; Pinto, Sérgio RibeiroDefinir o significado das palavras educação e instrução. Analisar as interpretações que os representantes da Nação lhes atribuíram nos debates parlamentares e que permitiu apreciar a estratégia política e determinou as políticas de instrução pública durante a monarquia constitucional. Reformar o sistema de ensino, dignificar a atividade dos agentes educativos foram as prioridades dos deputados e dos sucessivos executivos tendo em conta os princípios do Estado liberal: participação cívica dos cidadãos e promoção socioeconómico da Nação e inventariação dos objetivos e valores condicionados pela capacidade financeira do Estado. Estes foram os temas que abordámos nesta investigação.