Faculdade de Educação e Psicologia
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Faculdade de Educação e Psicologia by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Sociologia"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Estudar e aprender numa casa de acolhimento : motivações, práticas e perceções de jovens, cuidadores e professoresPublication . Santos, Andreia Filipa Pereira dos; Ribeiro, Maria Luísa da Mota TeixeiraEste estudo procurou analisar as motivações, práticas e perceções de diferentes intervenientes em relação ao estudo e à aprendizagem de jovens em situação de acolhimento residencial. Através da revisão bibliográfica efetuada verificou-se que existem fragilidades no domínio escolar em crianças e jovens em acolhimento residencial, comparativamente com crianças e jovens que não se encontram em acolhimento. O estudo enquadra-se na metodologia qualitativa, tendo sido realizadas 21 entrevistas, com diferentes intervenientes: jovens em acolhimento residencial (dos 12 aos 15 anos), os respetivos cuidadores e professores. Os resultados salientam o papel da motivação aliada aos objetivos de futuro das jovens acolhidas como uma mais-valia para o seu sucesso escolar, assim como a importância dos professores e cuidadores dos jovens acolhidos como importantes fontes de suporte. Os resultados permitem uma compreensão mais aprofundada das vivências dos vários intervenientes relativamente aos processos de estudo e aprendizagem e a identificação de aspetos relevantes a ter em conta na sua melhoria.
- Género e crise psicológica em ambientes recreativos noturnos : as experiências femininasPublication . Cardoso, Mariana Teixeira; Carvalho, Maria Carmo de AzevedoO presente estudo apresenta como objetivo compreender a crise relacionada com o uso de substâncias psicadélicas no feminino. A investigação conta com 153 participantes mulheres, de diferentes idades, nacionalidades e com consumos diferenciados de substâncias psicoativas. A investigação segue uma metodologia qualitativa, uma vez que esta considera a experiência subjetiva como fonte de conhecimento e demonstra interesse em perceber como os indivíduos experienciam e interpretam o mundo social. Procedeu-se a uma análise Semi-indutiva para a recolha dos dados, e como estratégia específica, foi realizada uma análise temática, esta tem como objetivo identificar os pontos relevantes, para responder às questões específicas do estudo como recurso ao Nvivo11®. Os dados obtidos foram recolhidos através dos documentos presentes no projeto Kosmicare, no Boom Festival de 2016. Neste estudo, foi possível perceber que o consumo é mais evidente na população feminina mais jovem, que os sintomas mais frequentes são a ansiedade, instabilidade emocional e confusão/desorientação. Os temas de crise mais presentes foram o medo, a baixa autoestima e os efeitos intensos das substâncias consumidas. Identificou-se como limitação a falta de análise dos dados do género masculino, que permitisse uma comparação de resultados.
- Mental State Exam Checklist : validação de um instrumento de avaliação do estado mentalPublication . Correia, Ricardo Jorge Santos Vieira; Dias, Pedro Miguel Brito da Silva; Carvalho, Maria CarmoApesar de existirem alguns instrumentos que avaliem as alterações do estado mental, quando aplicados em contexto naturalista, estes apresentam diversas fragilidades. O objetivo geral desta investigação foi contribuir para a validação de um instrumento de avaliação do estado mental, o Mental State Exam Checklist. O foco desta investigação foi a redução de itens e avaliar a consistência interna, do instrumento, bem como das suas diferentes dimensões. Para avaliar a consistência interna recorreu-se ao Alpha de Cronbach. Os participantes desta investigação foram assistidos num projeto de intervenção na crise psicológica relacionada com o usos de substâncias psicoativas num grande festival de música e cultura psicadélica realizado em Portugal. Os valores do alpha de Cronbach demonstraram que o MSEC se apresenta como um instrumento fidedigno e com valores de validade e consistência interna muito bons. Com a redução de itens de 73 para 44, o MSEC tornou-se menos extenso e de maior facilidade no que toca à aplicabilidade. Concluindo que este estudo terá um impacto bastante significativo na qualidade de tomada de decisão sobre a intervenção em crise, tornando o MSEC uma ferramenta muito importante para uma intervenção em crise eficaz e rigorosa.
- Vinculação em famílias de acolhimento : contributo para a compreensão de conhecimentos e práticas profissionaisPublication . Pinho, Ana Sofia Trindade; Negrão, Mariana Andrade SottomayorO conhecimento dos técnicos sobre a temática da vinculação tem implicações na sua atuação junto das famílias de acolhimento. Desta forma, este estudo tem como objetivo perceber o conhecimento científico dos técnicos do Acolhimento Residencial sobre a temática da vinculação e as implicações em termos da sua atuação junto das famílias de acolhimento. O estudo enquadra-se na metodologia qualitativa. Foram realizadas, com um guião de entrevista semiestruturado, quatro entrevistas, com técnicos de diferentes áreas de formação, a exercer funções numa casa de acolhimento. Os resultados realçam a ambivalência sobre as perceções sobre a medida do acolhimento familiar e sobre as perceções da temática da vinculação na medida do acolhimento familiar, assim como, a dificuldade dos técnicos em refletir sobre temas que considerem importantes abordar durante sessões de formação com as famílias de acolhimento. Como implicações sugere-se o desenvolvimento de ações para técnicos e para famílias de acolhimento que promovam a reflexão sobre a importância de desenvolver condições estáveis e seguras para as crianças que integram medidas de acolhimento.