Browsing by Issue Date, starting with "2025-09-09"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Establishing the effects of climate and soil on the nutritional composition of an array of faba bean varieties grown in two different zones of Andalusia, SpainPublication . Osorio, Jazmín; Fortunato, Gianuario; Barilli, Eleonora; Rubiales, Diego; Pinto, Elisabete; Vasconcelos, Marta W.Legumes contribute to sustainable agriculture by reducing fertilizer use, enhancing nitrogen fixation, and with high species diversity (~20,000 species). Spain is a leading EU producer, yielding up to 30,000 tons of different legume varieties annually. The Mediterranean climate, particularly in regions like Andalusia, is under increasing pressure from climate change, with extreme temperature variations and drought becoming more frequent. While these changes may jeopardize crop yields, limited information is available on their effects on the nutritional profile of legumes. From 2017 to 2019, six faba bean (Vicia faba) varieties were monitored in two climatically distinct areas of Andalusia to assess the impact of temperature (T) and rainfall (R) on key nutrients and bioactive compounds, including protein, minerals (K, Ca, Mg, Zn, P, Fe, Mn, B), total polyphenol content (TPC), tannins (TA), and saponins (S). Spearman correlations showed that higher T negatively impacted TPC (r = ?0.40) and Mg (r = ?0.33), while positively influencing Zn (r = 0.27) and Ca (r = 0.22). Rainfall increased TPC and Mg but reduced TA, Zn, and Ca. Canonical correspondence analysis (CCA) and PERMANOVA (p < 0.001) confirmed T, R, and yield as significant factors. These insights support breeding strategies for climate-adapted, nutrient-rich faba beans and the development of more resilient food systems.
- O crime tributário como pressuposto da perda de vantagens : delimitação subjetiva no âmbito de aplicação do institutoPublication . Rodrigues, Maria Edite Guedes Oliveira; Alves, Filipe CerqueiraEsta pesquisa focou-se na análise da perda de vantagens, tendo como pressuposto o crime tributário. Este tema gera quezílias que merecem a respetiva investigação, no que toca à paradigmática discussão quanto à natureza da perda. Exploraram-se ainda questões que deram azo a detalhada observação por parte dos tribunais nacionais e internacionais. Considerando a recente fixação de jurisprudência, procurou-se entender quais os mecanismos à disposição do Estado, para que possa ver reparados os danos que lhe foram causados com a infração tributária, independentemente da figura que, naquele caso, personifique – Autoridade Tributária ou Segurança Social. Neste seguimento, será testada a compatibilidade das várias possibilidades de reparação ou recuperação, dentro dos quadros do direito constitucional penal. Por fim, é examinada a forma como os tribunais portugueses têm aplicado a perda de vantagens, quando esteja em causa determinada pessoa coletiva, favorecida pela concreta atuação do infrator, seu representante. Prestar-se-á o devido contraditório, tendo em conta o alcance dado ao instituto, não descurando as incongruências utilizadas pela Acusação, para uma forçosa utilização de mecanismos de recuperação de ativos e de combate à criminalidade económica.
- “O Sacerdócio de Cristo”, na carta aos Hebreus : um estudo exegético-cristológico (Heb 4, 14 – 5, 10)Publication . Dumbo, Afonso Lopes Mateus; Correia, João Alberto SousaO objetivo desta dissertação é fazer um estudo exegético-cristológico de Heb 4, 14 – 5, 1-10, onde se afirma que Jesus é sacerdote para sempre. Para entendermos esta afirmação, é preciso conhecer a teologia do Templo, com a finalidade de clarificar o sacerdócio de Jesus. Neste estudo, foram aplicados os métodos diacrónicos e sincrónicos, no sentido de nos ajudarem a responder às seguintes questões: quem é o sacerdote?, porque é que a Jesus é sacerdote? e onde é que exerceu o seu sacerdócio? As respostas adiantadas no trabalho levam-nos a considerar que a afirmação de que Jesus é sacerdote é uma novidade no NT e que o seu sacerdócio se entende no contexto do Yom Kippur, porque Ele mesmo é sacerdote, vítima, altar e, oferenda.
- O papel moderador da inteligência emocional na relação entre a liderança tóxica e a satisfação geral com a vidaPublication . Fonseca, Sara Elisa Cunha; Rodrigues, Anabela SantosNo contexto organizacional, muitos trabalhadores enfrentam situações de liderança tóxica por parte dos seus superiores hierárquicos, o que pode comprometer negativamente a sua satisfação geral com a vida. No entanto, a inteligência emocional surge como um recurso pessoal fundamental para lidar com este tipo de adversidade, contribuindo para a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis e colaborativos. Assim, o presente estudo, de natureza quantitativa, teve como principal objetivo analisar a relação entre a liderança tóxica e a satisfação geral com a vida, explorando o papel moderador da inteligência emocional nessa relação. Participaram neste estudo 329 colaboradores, provenientes de diferentes setores profissionais numa amostra não aleatória de conveniência. Para avaliar, a recolha de dados recorreu-se a um protocolo que incluiu um questionário sociodemográfico, a Escala de Liderança Tóxica (ELT), a Escala de Satisfação com a Vida e a Escala da Inteligência Emocional de Wong e Law (WLEIS). Os dados recolhidos foram analisados através do programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 28. Os resultados obtidos indicam que os participantes não reportam níveis elevados de perceção de liderança tóxica associados à sua satisfação geral com a vida. Contudo, verificou-se uma associação positiva entre a satisfação geral com a vida e a inteligência emocional, sugerindo que indivíduos com níveis mais elevados de inteligência emocional tendem a apresentar maior satisfação com a vida. Além disso, os dados demonstram que a inteligência emocional exerce um efeito moderador na relação entre a liderança tóxica e a satisfação geral com a vida. Estas conclusões reforçam a importância de implementar, nas organizações, programas de formação sobre liderança tóxica, bem como iniciativas de apoio psicológico e emocional, com o objetivo de mitigar os impactos negativos deste tipo de liderança no bem-estar global dos trabalhadores.
- Extensão da convenção de arbitragem a grupos societáriosPublication . Soeiro, Daniela Filipa Luís; Martins, André de Almeida Lemos FloresReconhecendo a relevância da arbitragem voluntária entre sociedades e nas transações comerciais é frequente que as partes que recorrem à arbitragem sejam sociedades com uma ampla rede de filiais e subsidiárias. Perante este contexto, urge perceber se é possível a extensão da convenção de arbitragem a um não-signatário do mesmo grupo nos casos em que existe um recurso abusivo à personalidade jurídica societária, ou quando uma determinada sociedade interveio de forma significativa na execução do contrato dele retirando benefícios significativos. Assim, partindo da natureza contratual da convenção de arbitragem e dos seus requisitos formais, a presente dissertação tem como objetivo alcançar um equilíbrio entre a fonte contratual e a relatividade da jurisdição arbitral com as necessidades práticas da extensão da convenção de arbitragem a grupos de sociedades. Para o efeito, percorremos os vários enquadramentos jurídicos dados a esta questão – quer a nível internacional, quer a nível nacional – através da análise de doutrina e jurisprudência. Feita esta análise, chegamos à conclusão de que a extensão da convenção de arbitragem a grupos societários é possível, devendo a natureza contratual e os requisitos formais da convenção de arbitragem ser interpretados de forma maleável de modo que o recurso à arbitragem seja uma realidade cada vez mais ajustada às exigências da vida económica das sociedades e necessidades práticas.
