Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O papel moderador da inteligência emocional na relação entre a liderança tóxica e a satisfação geral com a vida

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
204004586.pdf750.81 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No contexto organizacional, muitos trabalhadores enfrentam situações de liderança tóxica por parte dos seus superiores hierárquicos, o que pode comprometer negativamente a sua satisfação geral com a vida. No entanto, a inteligência emocional surge como um recurso pessoal fundamental para lidar com este tipo de adversidade, contribuindo para a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis e colaborativos. Assim, o presente estudo, de natureza quantitativa, teve como principal objetivo analisar a relação entre a liderança tóxica e a satisfação geral com a vida, explorando o papel moderador da inteligência emocional nessa relação. Participaram neste estudo 329 colaboradores, provenientes de diferentes setores profissionais numa amostra não aleatória de conveniência. Para avaliar, a recolha de dados recorreu-se a um protocolo que incluiu um questionário sociodemográfico, a Escala de Liderança Tóxica (ELT), a Escala de Satisfação com a Vida e a Escala da Inteligência Emocional de Wong e Law (WLEIS). Os dados recolhidos foram analisados através do programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 28. Os resultados obtidos indicam que os participantes não reportam níveis elevados de perceção de liderança tóxica associados à sua satisfação geral com a vida. Contudo, verificou-se uma associação positiva entre a satisfação geral com a vida e a inteligência emocional, sugerindo que indivíduos com níveis mais elevados de inteligência emocional tendem a apresentar maior satisfação com a vida. Além disso, os dados demonstram que a inteligência emocional exerce um efeito moderador na relação entre a liderança tóxica e a satisfação geral com a vida. Estas conclusões reforçam a importância de implementar, nas organizações, programas de formação sobre liderança tóxica, bem como iniciativas de apoio psicológico e emocional, com o objetivo de mitigar os impactos negativos deste tipo de liderança no bem-estar global dos trabalhadores.
In the organizational context, many workers face situations of toxic leadership from their hierarchical superiors, which can negatively compromise their overall life satisfaction. However, emotional intelligence emerges as a key personal resource for dealing with this type of adversity, contributing to the promotion of healthier and more collaborative work environments. Thus, the present study, of a quantitative nature, aimed to analyze the relationship between toxic leadership and overall life satisfaction, exploring the moderating role of emotional intelligence in this relationship. A total of 329 employees from different professional sectors participated in this study, using a non-probabilistic convenience sample. Data collection involved a protocol that included a sociodemographic questionnaire, the Toxic Leadership Scale (TLS), the Satisfaction with Life Scale, and the Wong and Law Emotional Intelligence Scale (WLEIS). The collected data were analyzed using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS), version 28. The results indicate that participants did not report high levels of perceived toxic leadership associated with their overall life satisfaction. However, a positive association was found between overall life satisfaction and emotional intelligence, suggesting that individuals with higher levels of emotional intelligence tend to report greater life satisfaction. Furthermore, the data show that emotional intelligence has a moderating effect on the relationship between toxic leadership and overall life satisfaction. These findings reinforce the importance of implementing organizational training programs on toxic leadership, as well as psychological and emotional support initiatives, in order to mitigate the negative impacts of this type of leadership on employees’ overall well-being.

Description

Keywords

Emotional intelligence Inteligência emocional Liderança tóxica Overall life satisfaction Satisfação geral com a vida Toxic leadership

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue