Percorrer por data de Publicação, começado por "2024-07-25"
A mostrar 1 - 10 de 14
Resultados por página
Opções de ordenação
- Materialidade em auditoria : a influência da pandemia de covid-19Publication . Gomes, Liliana Isabel Coelho; Cunha, Manuel Ricardo Fontes daNesta dissertação, propõe-se analisar o impacto da pandemia COVID-19 na determinação da materialidade das demonstrações financeiras, um conceito fundamental no âmbito da auditoria. A materialidade é um elemento essencial na realização de uma auditoria, pois ajuda o auditor a identificar as distorções que podem influenciar as decisões económicas dos utilizadores da informação, assim, o auditor é capaz de orientar os procedimentos de auditoria de forma mais eficaz e objetiva. Para perceber o impacto da pandemia de COVID-19 na determinação da materialidade das demonstrações financeiras recorreu-se à literatura já existente para enquadrar e tema e prever os resultados que se iriam obter. Analisou-se os valores de materialidade divulgados nos relatórios anuais das empresas que pertenceram ao FTSE 100 durante os anos de 2017 e 2022. Com base nestas informações foram desenhados dois modelos de regressão linear que incluíram variáveis independentes relacionadas com a complexidade e o risco de auditoria que caracteriza as empresas analisadas, o setor industrial, o desempenho no mercado, o tipo de governação e ainda variáveis relacionadas com o processo de auditoria. Os resultados apurados mostram que, apesar de não existir uma ligação direta entre os anos pandémicos e uma diminuição dos valores da materialidade presentes nos relatórios anuais, alguns setores de atividade foram mais impactados pelas consequências da pandemia como é o caso do setor farmacêutico, das matérias-primas, tecnológico, industrial e dos serviços.
- O regime jurídico aplicável aos crimes praticados por jovens-adultos : insuficiências legaisPublication . Vilaverde, Isabelle Maria Simões; Cunha, Maria da Conceição Fonseca Ferreira daA presente dissertação aborda a temática das insuficiências legais do Regime Jurídico aplicável aos crimes praticados por jovens-adultos. Nos termos do preâmbulo do DL n.º 401/82 de 23 de setembro, mesmo que a partir dos 16 anos de idade os jovens passem a estar sob a alçada do direito penal e sujeitos às penas comuns, estes jovens ainda se encontram no “limiar da maturidade”. Por isso, devem-se adaptar as respostas criminais, de modo a facilitar a transição entre a Lei Tutelar Educativa e o sistema jurídico-penal, almejando uma reintegração social dos jovens mais eficaz. Este regime transitório é essencial para a prevenção do crime e destaca-se pela sua importância na ressocialização dos jovens-adultos. A nossa abordagem consistiu na apreciação da idade de imputabilidade penal estabelecida, na análise crítica do atual Regime Jurídico previsto para os jovens-adultos delinquentes e no estudo da Proposta de lei n.º 275/VII. Além disso, dedicámos um capítulo específico à análise do desafio relacionado com a execução da pena de prisão dos jovens. Com o nosso estudo procuramos destacar um problema muitas vezes negligenciado e propor a implementação de melhorias fundamentais para otimizar o processo de reintegração social dos jovens-adultos, acreditando nas maiores probabilidades de estes se reintegrarem na sociedade de forma eficaz, em comparação com os adultos.
- “Se o cinema é uma arma”: o desaparecimento e a (re)imaginação históricaPublication . Dores, FranciscaO ciclo “Se o Cinema é uma Arma”, apresentado no Batalha Centro de Cinema na Primavera de 2024, proporcionou uma reflexão sobre identidade, poder e resistência. Através de uma perspetiva pós-colonialista, os filmes revelam gestos latentes que se interligam com a reivindicação do desaparecimento como condição fundamental para o questionar das estruturas de poder.
- Burnout e trabalho emocional em colaboradores : o papel moderador das estratégias de gestão de conflitosPublication . Francisco, Micaela Mendes; Rodrigues, Anabela SantosO burnout é o esgotamento físico e emocional causado pelo stress prolongado no trabalho. O trabalho emocional refere-se à gestão das próprias emoções para cumprir as expectativas profissionais. A gestão de conflitos pode moderar esta relação, aliviando ou agravando o impacto do trabalho emocional no burnout. Neste contexto, a presente investigação teve como objetivo explorar uma possível relação entre o burnout e o trabalho emocional, bem como o papel desempenhado pela gestão de conflitos nessa relação. Participaram neste estudo 233 colaboradores, provenientes de diferentes setores de trabalho numa amostra não aleatória de conveniência. Para avaliar os níveis de burnout e trabalho emocional, recorreu-se ao Oldenburg Burnout Inventory (OLBI) e a Emotional Labor Scale (ELS). Foram ainda recolhidas informações sobre a gestão de conflitos no ambiente de trabalho, através da Escala de Avaliação das Estratégias de Gestão de Conflitos (ROCI-2). O tratamento dos dados recolhidos será realizado com recurso ao IBM SPSS® Statistics Versão 28. Os resultados indicam que os participantes percecionam níveis elevados de burnout e trabalho emocional e que existe uma associação positiva entre burnout e trabalho emocional. A gestão de conflitos desempenha um papel moderador nessa relação. Estratégias de colaboração são as mais utilizadas pelos participantes na gestão de conflitos. Tais conclusões destacam a necessidade de implementar programas de formação em gestão de conflitos nas organizações e programas de apoio psicológico e emocional, visando mitigar os efeitos negativos do trabalho emocional no burnout.
- Unveiling the impact of annual reports' tone on valuation : leveraging net tone as a key investment factorPublication . Silva, Diogo Moreira; Alves, Paulo Alexandre Pimenta; Santos, Francisco José Guedes dosThis thesis delves into the development of a trading strategy that is founded upon the fluctuations in the narrative tone of annual reports between consecutive years. The approach involves purchasing stocks exhibiting positive shifts in net tone while selling those displaying negative changes in tone. Through the implementation of a diverse array of empirical analyses, it can be deduced that this particular strategy proves to be financially advantageous. To be more specific, the application of value-weighted portfolios has resulted in the identification of alphas that span from 0.49% to 0.68%, showcasing the potential for profitability. Conversely, in the case of equally-weighted portfolios, the range of alphas discovered falls between 0.74% and 0.88%, further underscoring the viability and effectiveness of this trading strategy.
- A comicidade na telenovela portuguesa, o crescimento e a resposta da audiência : com estudo de caso de Festa é FestaPublication . Soares, João Pedro Santos; Torres, Eduardo CintraA telenovela é um produto televisivo já consumado e garantido como o maior género ficcional português, desde a primeira telenovela portuguesa estreada na RTP em 1982 até aos dias de hoje. Tornou-se um produto agregador de audiências, e um mercado próprio, quando em 2000 José Eduardo Moniz confirmou a propensão dos portugueses para a telenovela, criando um mercado de telenovelas portuguesas. A partir daí o mercado cresceu, profissionalizou-se, conquistou audiência própria e adquiriu características originais, adequadas à sua audiência. O humor está presente em praticamente todas telenovelas portuguesas, e, por isso, entendeu-se ser necessário estudar a importância da comicidade nas telenovelas portuguesas e quais foram os motivos para a criação de Festa É Festa, a primeira telenovela portuguesa totalmente cómica. Esta investigação propõe-se analisar a comédia nas telenovelas feitas em Portugal e explicar a aceitação pela audiência de Festa É Festa. A metodologia da investigação centrou-se no levantamento e interpretação da comédia usada nas telenovelas portuguesas de 2010 a abril de 2023; em entrevistas aos decisores e produtores de Festa É Festa e em entrevistas de contraste; numa análise de audiências, em observação participante e numa análise aos recursos humorísticos utilizados nesta telenovela com base na teoria levantada no estado da arte. Os resultados dos dados obtidos através da metodologia escolhida, permitiram responder às questões de investigação da tese, ou seja, saber a importância da comicidade na telenovela portuguesa e as razões do sucesso de Festa É Festa. A metodologia indicada permitiu verificar a propensão grande das audiências para o produto cómico e para a inserção da comédia na telenovela portuguesa, explicando que a audiência tenha aceitado uma novela totalmente cómica em 2021. A isso juntou-se o facto de o humor em tempos de pandemia ter sido muito relevante, o que se provou quando Festa É Festa veio permitir ao espectador desanuviar do ambiente tenso que vivia.
- Efeito moderador da inteligência emocional na relação entre o apoio social percebido e o recurso a estratégias de gestão de conflitos positivasPublication . Santos, Beatriz Fareleira dos; Rodrigues, Anabela SantosDesde os finais do século XIX que a gestão das relações laborais e os conflitos, suscitam preocupações pelas respetivas consequências na perceção de bem-estar dos trabalhadores nas organizações, tornando-se assim, objeto de atenção e estudo por parte dos psicólogos que intervêm neste contexto. Diversos estudos afirmam que, quando os trabalhadores se sentem apoiados no local de trabalho, tornam-se mais bem preparados para lidar com a pressão de trabalho diário e com os conflitos que possam surgir neste. Desta forma e uma vez que, a Inteligência Emocional (IE) faz referência ao modo de lidar quer com as emoções do próprio quer com as dos outros, considera-se pertinente o estudo desta variável como mediadora da relação. Neste sentido, o objetivo deste estudo quantitativo, centrou-se em estudar o efeito moderador da Inteligência emocional na relação entre o apoio social que o colaborador perceciona por parte dos colegas de trabalho e da chefia e o uso de determinadas estratégias gestão de conflitos, criando mais evidências neste domínio de investigação. Em termos de amostra, recorreu-se a uma amostra não aleatória de conveniência de colaboradores de diferentes contextos organizacionais, com idades iguais ou superior a 18 anos. A informação foi recolhida através de um protocolo constituído por um questionário sociodemográfico, a “Escala de Inteligência Emocional de Wong e Law – WLEIS”, duas dimensões da escala “COPSOQ III” que correspondem ao “Suporte social por parte dos colegas de trabalho” e ao “Suporte social por parte dos seus superiores”, e por fim a “Escala de Avaliação das Estratégias de Gestão de Conflitos (ROCI-II)”. Os resultados revelaram correlações, tanto negativas como positivas entre a inteligência emocional, o apoio social percebido e as estratégias de gestão de conflitos. Para além disso, os colaboradores apresentarem níveis mais elevados na dimensão “Avaliação das próprias emoções” da escala de Inteligência 5 Emocional, percecionam maior suporte dos colegas do que dos superiores e a estratégia de gestão de conflitos que mais utilizam é a “Colaboração/Integração”. Por fim, no que diz respeito ao possível efeito moderador da Inteligência Emocional na relação entre Apoio Social percebido e o recurso a Estratégias de Gestão de Conflitos positivas, os resultados demonstraram que a moderação em análise não é estatisticamente significativa, o que revelou que a Inteligência Emocional não parece ter efeito moderador na relação entre a perceção de apoio social do colaborador e as estratégias de gestão de conflitos utilizadas.
- O crime de abuso sexual de adolescentes : a distinção do art.172º face ao art.173º à luz da lei nº40/2020Publication . Ferreira, Ana Martins Ribeiro Gonçalves; Cunha, Maria da Conceição Fonseca Ferreira daA presente dissertação tem como estudo o crime de abuso sexual de menores dependentes ou em situação de particular vulnerabilidade (art. 172º) e a sua distinção face ao crime de atos sexuais com adolescentes (art.173º). O início deste estudo passa pela evolução histórica dos tipos de crime mencionados, seguindo-se a análise do bem jurídico em causa. Contamos com uma avaliação aprofundada dos artigos 172º e 173º do Código Penal à luz da Lei nº40/2020, sendo que para enriquecer este estudo nos propusemos a analisar alguma jurisprudência. Por último, confrontámos as alíneas b) e c) do artigo 172º com o artigo 173º para percebermos se fará sentido manter o tipo legal de crimes relativo aos atos sexuais com adolescentes.
- Abordagem à família em processo de doação de órgãos : um cuidado especializadoPublication . Silva, Ana Rita Ribeiro; Fernandes, Filipa Alexandra VeludoThe present report is carried out in the framework of the Medical-Surgical Nursing Specialization and master’s degree in nursing for the Person in Critical Situation, from the Nursing School of Lisbon, a division of the Universidade Católica Portuguesa, and intends to mirror the path taken in the acquisition and development of specialised clinical skills. While serving has a moment of evaluation in the scope of the curricular unit entitled “Final Internship and Report”, this work also aims to awarding of the academic title of Master and Medical-Surgical Specialist Nurse. The main goals of this endeavor are the methodical description and reflective analysis of the skills of a Master and Specialist Nurse, which were acquired and developed along the way, and to share the results obtained during this research. For this critical and reflective analysis, which integrates the theoretical “know how”, a path was carefully outlined that, while contemplating different experiences, ultimately lead to the acquisition of skills that are required for a specialist nurse. For that, three traineeship environments were selected: General Emergency Room, Specialised Intensive Care Unit and the General-purpose Intensive Care Unit. Besides the countless experience and knowledge exchanges during the traineeships, in different multidisciplinary teams, the work carried out allowed, along with the research work, the launch of a Scoping Review, which is, now, under review, with the aim of being submitted to scientific journals and presented in seminars. The research work carried out concerns a Scoping Review, conducted in the context of the needs of the family during organ and tissue donation, which, in turn, relates transversally to many of the traineeship’s scopes. Organ and tissue transplantation is a highly successful procedure due to the strives it witnessed in such a short amount of time. The technical and scientific advancements have allowed the enhancement of therapeutic options and quality of life. During the donation process, the family experiences several challenges that arise from the fear and lack of information that are inherent to it, which makes essential supporting the family while they cope with all the feelings and doubts. The role of the nurse is determinant in the provision of care not only to the donor, but also to the family, resulting in the creation of a therapeutical relationship. The experiences that the family goes through during the entirety of the process have been the target of discussion in many studies, since the acknowledgment of the needs of the family by healthcare professionals allows for a better adaptation of the former to the donation process. For that reason, the authors consider pertinent the conduction of a Scoping Review, based on the proposed methodology, with the goal of mapping the needs of the family during the donation process. By mapping the evidence on the chosen topic, four categories emerged: the need for information, emotional support, material and environmental needs and, finally, the need for follow-up. The theoretical points of reference, which contributed to the development of an excellent specialised care and guided the nursing doctrine behind this journey and work, were the Transitions Theory from Afaf Meleis and the study conducted by Patricia Benner entitled “Novice to expert”.
- Impacto dos distúrbios do sono relacionados com o ritmo circadiano na relação do ciclo cortisol/melatonina e no processo metabólico celular : revisão sistemáticaPublication . Cruz, Karine Sommer; Ramos, Susana Isabel Falardo; Feliciano, Amélia Maria dos SantosEsta revisão sistemática incidiu sobre o impacto dos distúrbios do sono relacionados com o ritmo circadiano sobre os biomarcadores de cortisol e melatonina e ainda no metabolismo celular, especificamente em relação ao nível dos telómeros. O objetivo principal foi avaliar o impacto desses distúrbios nos biomarcadores fisiológicos de cortisol e melatonina e na atividade celular, em particular nos telómeros. Os critérios de elegibilidade foram selecionados com base nos fatores estruturantes da abordagem PICOS (P= População; I= Intervenção; C= Comparação; O= Desfecho; S= Desenho do estudo). A população (P) incluiu participantes com distúrbios do sono do ritmo circadiano. A intervenção (I) focou nos biomarcadores de cortisol, melatonina e telômeros. O grupo de comparação (C) incluiu indivíduos com padrões de sono regulares e alinhados com o ritmo circadiano natural. Os desfechos (O) incluíram a avaliação do comprimento dos telômeros, qualidade do sono, e níveis de cortisol e melatonina no sangue. Os desenhos dos estudos (S) incluíram ensaios de controle randomizados, estudos de coorte, caso-controle, transversais e de prevalência e incidência. As bases de dados utilizadas para a pesquisa foram Scielo, PubMed e Cochrane Data Base of Systematic Reviews, com pesquisa adicional tipo "bola de neve" para identificar estudos adicionais. As evidências dos estudos selecionados indicam uma associação entre as desregulações circadianas e variações nestes biomarcadores, com possíveis implicações no comprimento dos telômeros, sugerindo um papel nos processos de envelhecimento celular precoce e nos desequilíbrios metabólicos e hormonais. O envelhecimento celular e os desequilíbrios hormonais afetam a saúde oral, influenciando processos como a cicatrização de feridas, a resposta imune e o desenvolvimento de doença periodontal e cárie dentária. A regulação adequada do ritmo circadiano pode desempenhar um papel crucial na otimização dos cuidados dentários e no manejo de condições orais crônicas. No entanto, devese ter cautela na interpretação destes resultados devido às limitações metodológicas dos estudos incluídos e ao processo de revisão em si. A variabilidade nos desenhos dos estudos, bem como a heterogeneidade das amostras e métodos de medição, ressalta a necessidade de futuras e mais rigorosas investigações para esclarecer estas associações. Estes resultados reforçam a importância de sincronizar os ritmos biológicos internos com os ciclos naturais ambientais a fim de manter a saúde geral, na qual se inclui a saúde oral.
