Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-24"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- Fatores motivacionais para a redução do consumo de carne em PortugalPublication . Barros, Catarina Raquel Santos; Coelho, Sandra Cristina Lima; Martins, Carla Sofia CarvalhoNas últimas décadas tem-se assistido a um aumento do consumo de carne a nível global e, nos países desenvolvidos, o consumo excede as recomendações dos especialistas. Este consumo excessivo tem levantado questões sobre sustentabilidade ambiental, saúde e ética, sendo reconhecida a importância da desaceleração deste consumo. O comportamento alimentar é uma problemática complexa, sendo que os indivíduos decidem consumir carne, ou não, por diversas razões. Compreender os motivos que estão na base dessas decisões é fundamental para a criação de estratégias promotoras da redução do consumo de carne de uma população. Este trabalho visa explorar os fatores que impulsionam a redução do consumo de carne pelos portugueses, considerando as normas sociais, as preocupações ambientais, os benefícios para saúde e as barreiras percecionadas, a fim de possibilitar o desenvolvimento de estratégias eficazes para promover esta transição alimentar na população. Para isso, foi aplicado um questionário a uma amostra de 283 cidadãos portugueses, tendo os dados recolhidos sido tratados através da modelação de equações estruturais. Concluiu-se que as normas sociais, as preocupações ambientais, os benefícios para a saúde e as barreiras percecionadas têm um impacto significativo nas intenções de redução de consumo de carne. No entanto, apenas os benefícios para a saúde e as barreiras percecionadas preveem significativamente as atitudes positivas em relação à redução do consumo de carne. Além disso, verificou-se que as atitudes não influenciam significativamente as intenções de redução deste consumo. De um modo geral, os fatores estudados explicam melhor as intenções do que as atitudes face à redução do consumo de carne. Este estudo gerou importantes conhecimentos acerca dos consumidores portugueses para o desenvolvimento de estratégias futuras com vista à redução do consumo de carne, sugerindo a necessidade de abordagens abrangentes que contemplem diversos fatores, de modo a promover eficazmente mudanças no seu comportamento alimentar.
- Ensino digital na reabilitação oral protética na IbériaPublication . Rodrigues, Mauricio Pavone; Correia, André Ricardo Maia; Fonseca, Patrícia Alexandra Barroso daIntrodução: o ensino da Reabilitação Oral Protética Digital está a tornar-se cada vez mais relevante nas instituições de ensino superior de Medicina Dentária. Com o avanço das tecnologias digitais, há uma necessidade crescente de integrar essas ferramentas no plano de estudos para melhorar a qualidade da educação médico-dentária e preparar os estudantes para as necessidades do mercado de trabalho. Nesta investigação pretende-se explorar como as tecnologias digitais estão a ser utilizadas no ensino da prostodontia nas universidades da Ibéria, identificar os desafios enfrentados pelos docentes e avaliar a perceção dos responsáveis pela área em relação a essas inovações. Materiais e métodos: foi realizado um estudo observacional transversal utilizando um questionário para a recolha de dados (em Qualtrics®), direcionado para o uso de tecnologias digitais no ensino da prostodontia. O questionário foi enviado por e-mail aos responsáveis de Reabilitação Oral / Prostodontia das universidades da Ibéria (n=30) e aplicado presencialmente nas XXXV Jornadas Ibéricas de Professores Universitários de Prostodontia, em março de 2024. Resultados: a taxa de participação das universidades da Ibéria foi de 60,0% (18 em 30), sendo 6 (33,3%) em Portugal e 12 (66,7%) em Espanha. Dessas, 80,0% são universidades públicas e 20,0% são privadas. A taxa de resposta das universidades públicas foi elevada (72,2%. 13 em 18). Em contraste, a taxa de respostas das universidades privadas foi reduzida (27,7%, 5 em 18). O estudo revelou que a maioria das universidades (80,0%), está a incorporar as tecnologias digitais no ensino de Reabilitação Oral Protética. O quarto ano letivo é o período com maior envolvimento no ensino de Reabilitação Oral Digital (47,1%). Foram identificadas barreiras à utilização das tecnologias digitais, como a disponibilidade limitada de recursos para um grande número de alunos (46,7%) e a necessidade de formação das equipas docentes nesta área (20,8%). Os desafios mais significativos apontados incluem a necessidade de formação contínua para os docentes (98,0%). Apesar dessas barreiras, a perceção geral dos responsáveis pela área foi positiva, destacando a importância das tecnologias digitais para a otimização do ensino em prostodontia. Conclusão: os resultados destacam a atual integração das tecnologias digitais no ensino de Reabilitação Oral Protética nas universidades da Ibéria. Embora os benefícios percebidos pelos docentes sejam importantes, existem desafios a serem superados. É fundamental que as instituições académicas invistam em recursos e programas de formação para apoiar os docentes na adoção e uso efetivo dessas ferramentas.
- Avaliação ergonómica do estudante de medicina dentária após treino postural por biofeedback : estudo experimentalPublication . Pereira, Ana Carolina Pais Figueiredo; Silva, Vanessa Maria Barroso dos Santos; Vaz, MárioIntrodução: Com o intuito de prevenir e minimizar o impacto de lesões músculoesqueléticas, é de extrema importância a formação em ergonomia dos estudantes de medicina dentária. Equipamentos de biofeedback podem atualmente ser utilizados para o treino e consciencialização do utilizador a melhorar a sua postura. Objetivos: O objetivo principal deste estudo é analisar a postura do tronco do estudante de medicina dentária antes e após intervenção ergonómica com recurso a um dispositivo de biofeedback para treino postural. Materiais e Métodos: Este é um estudo experimental que consiste na utilização de um sensor de treino postural por biofeedback UpRight GO 2TM (Upright Technology Ltd., Tel Aviv, Israel). Foi analisada a postura do tronco do participante antes e após intervenção ergonómica com sensor de postura. Para a avaliação da posição do segmento corporal foram utilizados os sensores de inércia Xsens DOT (MovellaTechnologies BV, Enschede, Netherlands) durante a execução de um procedimento clínico simulado em fantoma. Foi realizada recolha de dados sociodemográficos, sinais e sintomas de lesões músculo-esqueléticas do participante e percentagem de postura correta diária durante o treino postural, com recurso à aplicação do dispositivo de biofeedback. Resultados: A postura dos estudantes de medicina dentária melhorou após a utilização do dispositivo de biofeedback UpRight GO 2TM. Os participantes além de recomendarem a sua utilização, consideram que o sensor acarreta vantagens na adoção de uma postura melhor durante o exercício da profissão e de uma forma geral. Conclusão: Concluiu-se que a utilização de sistemas de biofeedback para treino postural, está associada a uma melhoria da postura dos estudantes de medicina dentária. O treino postural com este dispositivo parece ser exequível no contexto médico-dentário.
- Testes de diagnóstico em saliva para apoio à medicina dentária de precisão : scoping reviewPublication . Hartenbach, Fátima Aparecida Rocha Resende; Rosa, Nuno Ricardo das Neves; Almeida, Rita Silva Bornes deIntrodução: Ao longo dos anos, a saliva ganhou grande importância com a finalidade de diagnóstico para doenças orais e sistémicas. Com isso, foram desenvolvidos diversos testes de diagnóstico com o objetivo de ter uma aplicação clínica, nomeadamente testes “chair-side” e “point of care”. Esses resultados permitem que o paciente tenha um tratamento personalizado para a sua condição com a melhor abordagem clínica e o mínimo de efeitos indesejáveis. No entanto, poucos têm tido aplicação em contexto clínico devido a inúmeros fatores o que impossibilita o uso para apoio à decisão clínica e tratamento. Objetivo: Identificar os testes de diagnóstico em saliva desenvolvidos até ao momento que estão validados e/ou comercializados e verificar os que têm maior potencial de aplicação em contexto clínico na Medicina Dentária. Devido a esses resultados, propor novos testes para o exercício da Medicina Dentária de Precisão. Materiais e métodos: Uma estratégia de pesquisa foi realizada no PubMed, Scopus e Web of Science para avaliar a aplicabilidade dos testes de diagnóstico em saliva na medicina dentária através de uma Scoping Review. Foram seguidas a estratégia “PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR)” para seleção e análise dos artigos a considerar nessa ScR. Resultados: Foram encontrados 12 testes de diagnóstico em saliva validados e/ou comercializados para periodontites, peri implantites, cáries, SIDA, HPV, stress, cancro oral e halitose. Esses testes permitem monitorizar e diagnosticar precocemente essas doenças. Conclusão: Apesar de existir uma grande variabilidade de testes de diagnóstico em saliva, poucos são os validados e comercializados. Uma das principais fragilidades da maioria dos testes é avaliarem apenas um biomarcador, comprometendo a especificidade e eficácia para diagnóstico de determinadas doenças. Mais estudos com múltiplos biomarcadores devem ser realizados a fim de um diagnóstico mais preciso e eficaz.
- Adesão do Streptococcus mutans a diferentes resinas utilizadas na confeção de provisórios fixosPublication . Campos, Ana Cristina Fernandes; Salgado, Helena Cristina Morais Coelho Teixeira; Gomes, Ana Teresa Peixoto de Campos; Fonseca, Patrícia Alexandra Barroso daINTRODUÇÃO: Os materiais provisórios face aos definitivos são mais propensos à colonização bacteriana devido à elevada porosidade e rugosidade de superfície e à menor adaptação marginal. A formação de um biofilme sob a superfície das restaurações provisórias pode resultar na inflamação dos tecidos gengivais e no desenvolvimento de cáries secundárias nos dentes pilares. Existem vários tipos de resinas que podem ser utilizadas para a confeção de provisórios fixos, nomeadamente, as resinas adaptadas ao sistema CAD-CAM. Os estudos do comportamento biológico destas são ainda escassos. O objetivo deste estudo é comparar a suscetibilidade de diferentes resinas utilizadas na confeção de provisórios para a adesão do Streptococcus mutans (S. mutans). MATERIAIS E MÉTODOS: Foram confecionados 5 provetes de cada tipo de resina (Tab 2000 – resina A, Structur 3 – resina B, Structur CAD – resina C, Dental Sand – resina D), de forma circular e dimensões padronizadas (10X2mm). Os provetes foram submetidos ao mesmo protocolo de polimento. A adesão do S. mutans à superfície das quatro resinas foi avaliada através da interpretação de imagem de microscopia eletrónica de varrimento. Foi também efetuada a quantificação da biomassa aderida desse microrganismo à superfície dos provetes. Os resultados obtidos foram sujeitos a análise estatística, com um limiar de significância p<0,05. RESULTADOS: As resinas A e B apresentaram maior densidade de adesão de S. mutans do que as resinas C e D, confirmado pela contagem das células visualizadas. Quanto à biomassa aderida, os resultados mostraram uma maior adesão nas resinas de impressão 3D e bis-acrílica. No entanto, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre as diferentes resinas. CONCLUSÃO: As diferenças de suscetibilidade para a adesão de S. mutans entre as resinas podem ser atribuídas às características físico-químicas inerentes a cada uma e às respetivas técnicas de processamento, no entanto sugerem-se novos estudos.
- Relação entre o uso das redes sociais, autoestima, imagem corporal e perturbação dismórfica corporal em adolescentesPublication . Esteves, Renata Gonçalves; Gonçalves, ArmandaO uso das redes sociais tornase cada vez mais uma realidade, sobretudo na adolescência, onde estas plataformas são utilizadas como ferramentas de entretenimento, expressão e comunicação. Este tema tem sido cada vez mais motivo de estudo e interesse de forma a compreender esta problemática e as suas repercussões, principalmente por se tratar de uma faixa etária jovem e que ainda se encontra em fase de desenvolvimento da própria identidade, enquanto está exposta a plataformas que dão ênfase a status, imagem corporal ou a um estilo de vida ideal. Neste sentido, foi realizado um estudo de natureza descritivocorrelacional com 75 adolescentes, maioritariamente do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos, com o objetivo de explorar a relação entre o uso das redes sociais, autoestima, imagem corporal e a sintomatologia associada à perturbação dismórfica corporal. Para isso, foi aplicado um questionário sociodemográfico que aborda o uso das redes sociais e a presença de sintomas da perturbação dismórfica corporal, a Escala de Autoestima de Rosenberg e o Inventário de Esquemas sobre a Aparência. Os resultados obtidos revelaram uma relação estatisticamente significativa entre a utilização das redes sociais e a imagem corporal (r= .361; p= .001) e a sintomatologia associada à perturbação dismórfica corporal (rs= .258; p= .026). Relativamente às finalidades do uso foi encontrada uma relação estatisticamente significativa com a autoestima (X2= 85.47: p= .031). Além do mais verificaramse diferenças significativas em termos de sexos relativamente à imagem corporal (U= 471.50; p= .023) e à sintomatologia associada à perturbação dismórfica corporal (U= 445.50; p= .011), sendo a ordem média mais elevada no sexo feminino. Estes resultados destacam a importância de perceber o que está associado ao uso das redes sociais, o que pode ter implicações importantes para a prática e para a intervenção com esta população.
- Adesão da Candida albicans à superfície de uma resina de impressão 3D para confeção de bases protéticasPublication . Heredia, Juan Manuel Gomez; Salgado, Helena Cristina Morais Coelho Teixeira; Gomes, Ana Teresa Peixoto de Campos; Araújo, Filipe Miguel Soares Framegas deIntrodução: Em Medicina Dentária, a tecnologia CAD/CAM melhorou o planeamento e a previsibilidade dos tratamentos, tornando-os mais céleres e cómodos para os pacientes. As resinas acrílicas de polimetilmetacrilato continuam a ser as mais utilizadas na confeção de próteses removíveis, mas com a inovação tecnológica, novas resinas foram desenvolvidas e passaram a ser utilizadas na confeção de próteses por fresagem e impressão 3D. Os estudos do comportamento biológico destas resinas são ainda escassos. A Candida albicans é um fungo que faz parte do microbioma oral e adere à superfície das próteses podendo desencadear patologias como a estomatite protética. O objetivo deste estudo é avaliar a adesão de Candida albicans a uma resina de impressão 3D utilizada na confeção de bases protéticas. Material e métodos: Foram confecionados 5 provetes de cada tipo de resina (termopolimerizável, impressão 3D a 90º e impressão 3D a 0º), de forma circular e dimensões padronizadas (10X2mm). Os provetes foram submetidos ao mesmo protocolo de polimento. A adesão de Candida albicans à superfície dos três grupos em estudo foi avaliada através da interpretação de imagens de microscopia eletrónica de varrimento. Também foi realizada a quantificação da biomassa aderida desse fungo à superfície dos provetes. Os resultados obtidos foram sujeitos a análise estatística, com um limiar de significância p<0,05. Resultados: Verificou-se uma maior adesão da Candida albicans na resina de impressão 3D impressa a 90º, seguida da resina termopolimerizável e por fim da resina impressa a 0º. A quantificação da biomassa aderida demonstrou que apesar de não haver diferenças estatisticamente significativas (p>0.05), a resina de impressão 3D impressa a 90º foi a que mostrou um valor de biomassa aderida maior. Conclusão: As resinas de impressão 3D impressas a 0º parecem ser, a nível biológico, uma solução alternativa viável às resinas convencionais para a confeção de bases protéticas.
- A influência dos reality shows nas audiências do canal : o caso do programa “Esta manhã” da TVIPublication . Matos, Rita Vieira; Burnay, Catarina do Amaral Dias DuffDesde os primórdios dos anos 2000 que os reality shows têm desempenhado um papel fundamental na programação da TVI, consolidando-se como um elemento chave na grelha deste canal. Estes programas não só conquistaram audiências massivas, como também serviram como alicerce para o desenvolvimento de uma panóplia de conteúdos. Neste estudo, procuramos compreender como a presença constante dos reality shows nas grelhas de programação pode influenciar as audiências de outros programas do canal, nomeadamente aqueles que adotam formatos e compreendem públicos-alvo distintos. No centro da nossa análise está o programa Esta Manhã, o programa de infoentretenimento que esteve em exibição de 1 de fevereiro de 2021 a 30 de janeiro de 2024 e que ocupou de segunda-feira a sexta-feira a faixa horária das 7h às 10h. Este estudo trata-se de um relatório de estágio, o qual foi realizado na área de produção de conteúdos do programa vespertino. Através desta investigação, visamos entender as possíveis oscilações audimétricas no morning show, aquando da existência ou da ausência de reality shows na grelha. A pergunta que orienta esta investigação é “Os reality shows da TVI influenciam as audiências do programa Esta Manhã?”. Optámos, então, por uma metodologia mista: em termos quantitativos, realizámos uma análise audimétrica do programa Esta Manhã e, em termos qualitativos, recorremos a entrevistas ao produtor executivo e aos dois produtores de conteúdo do programa.Os resultados revelaram uma complexidade nas interações entre os dois elementos, destacando a natureza multifacetada do comportamento televisivo. A lógica subjacente sugere que há benefícios, mas a relação entre os reality shows e o sucesso do programa matutino não é direta nem linear. Entender a interconexão entre eles transcende a análise de números de audiência, exigindo uma compreensão mais profunda das tendências e preferências do público. Em última análise, este estudo sublinha a necessidade contínua de investigação na interseção entre reality shows e outros formatos televisivos.
- Lesões músculo-esqueléticas e níveis de stress e ansiedade nos estudantes da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica PortuguesaPublication . Ferreira, Maria Inês Costa; Silva, Vanessa Maria Barroso dos Santos; Fonseca, Patrícia Alexandra Barroso daIntrodução: A Medicina Dentária é reconhecida como uma profissão de alto risco para o desenvolvimento de lesões músculo-esqueléticas (LME), devido à adoção de uma postura estática e prolongada. Fatores como o stress constante e a ansiedade também contribuem para o desenvolvimento dessas lesões. O objetivo deste estudo é avaliar a incidência de LME, assim como, os níveis de ansiedade, depressão e stress nos estudantes de Medicina Dentária da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa. Materiais e Métodos: A amostra em estudo é constituída por 284 estudantes do curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD), recrutados por abordagem direta e de forma aleatória. Após a aprovação do estudo pela Comissão de Ética para a Saúde da Universidade Católica Portuguesa (CES-UCP), cada participante respondeu de forma livre e esclarecida ao questionário da Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21) e ao Questionário Nórdico de Sintomas Músculo-esqueléticos. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente no software IBM® SPSS Statistics para um limiar de significância de 0,05. Resultados: A maioria dos estudantes (77,8%) relata dor em alguma região anatómica nos últimos 12 meses, com maior incidência no género feminino. As regiões mais afetadas foram a zona inferior das costas e o pescoço. Os alunos do 4º ano foram os que apresentaram maior prevalência de sintomas ME. Em relação à saúde mental, 32% dos estudantes apresentam sinais de depressão, 39% sinais de ansiedade e 34% apresentam stress. Verificou-se que os estu-dantes com mais sinais de ansiedade e/ou stress manifestaram também mais dor músculo-esquelética quando comparados aos estudantes com menor ansi-edade e/ou stress, e esta diferença foi estatisticamente significativa. Conclusão: Conclui-se que é essencial implementar estratégias de prevenção e gestão de LME, assim como problemas que afetam a saúde mental durante a formação dos estudantes de Medicina Dentária.
- Nursing care to promote comfort for people in palliative care: a scoping reviewPublication . Ramos, Olga Alexandra Moura; Sá, José Alberto Fernandes Traila Monteiro de; Figuerola, Marta Millan; Gomes, Jacinta Maria Pisco Alves; Augusto, Maria Cristina Bompastor; Gomes, Maria José Almendra RodriguesIntroduction: Understanding the meaning and significance of comfort for people in palliative care can be a challenge for nurses when defining care. Objective: To map the available scientific evidence on nursing care that promotes comfort for people in palliative care. Materials and methods: This is a literature review based on the Joanna Briggs Institute and PRISMA-ScR guidelines. A complete search was conducted in the Medline Complete, Cinahl Complete, Scopus, Web of Science, Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, and OpenGrey databases. Primary studies were included, with quantitative, qualitative, or mixed methods designs, published between January 2014 and March 2023, in Portuguese, English, or Spanish. The search syntax was adjusted for each database. A combination of MeSH, text words, and indexing terms using the boolean operators AND and OR was used. Truncation * was used to enhance the search. Results: 681 articles were found, of which 239 were duplicates. A total of 442 studies were analyzed and 409 were excluded for not reflecting the theme. The full texts from 33 articles were retrieved, of which eight were included in the review. Comfort-promoting nursing care integrates the physical, psychospiritual, environmental, and sociocultural dimensions. Of particular relevance are the implementation of pharmacological measures, respect for religious and cultural beliefs, encouragement for the presence of family members, communication, and the relaxation of rules. Conclusions: Promoting comfort for patients in palliative care includes direct care and support for the family. The individualization of care and the response to specific needs can result in relief, ease, and transcendence.