Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Lesões músculo-esqueléticas e níveis de stress e ansiedade nos estudantes da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203692420.pdf1.29 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Introdução: A Medicina Dentária é reconhecida como uma profissão de alto risco para o desenvolvimento de lesões músculo-esqueléticas (LME), devido à adoção de uma postura estática e prolongada. Fatores como o stress constante e a ansiedade também contribuem para o desenvolvimento dessas lesões. O objetivo deste estudo é avaliar a incidência de LME, assim como, os níveis de ansiedade, depressão e stress nos estudantes de Medicina Dentária da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa. Materiais e Métodos: A amostra em estudo é constituída por 284 estudantes do curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD), recrutados por abordagem direta e de forma aleatória. Após a aprovação do estudo pela Comissão de Ética para a Saúde da Universidade Católica Portuguesa (CES-UCP), cada participante respondeu de forma livre e esclarecida ao questionário da Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21) e ao Questionário Nórdico de Sintomas Músculo-esqueléticos. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente no software IBM® SPSS Statistics para um limiar de significância de 0,05. Resultados: A maioria dos estudantes (77,8%) relata dor em alguma região anatómica nos últimos 12 meses, com maior incidência no género feminino. As regiões mais afetadas foram a zona inferior das costas e o pescoço. Os alunos do 4º ano foram os que apresentaram maior prevalência de sintomas ME. Em relação à saúde mental, 32% dos estudantes apresentam sinais de depressão, 39% sinais de ansiedade e 34% apresentam stress. Verificou-se que os estu-dantes com mais sinais de ansiedade e/ou stress manifestaram também mais dor músculo-esquelética quando comparados aos estudantes com menor ansi-edade e/ou stress, e esta diferença foi estatisticamente significativa. Conclusão: Conclui-se que é essencial implementar estratégias de prevenção e gestão de LME, assim como problemas que afetam a saúde mental durante a formação dos estudantes de Medicina Dentária.
Introduction: Dentistry is recognized as a high-risk profession for the develop-ment of musculoskeletal disorders (MSDs) due to the adoption of prolonged static postures. Factors such as constant stress and anxiety also contribute to the development of these injuries. The objective of this study is to evaluate the incidence of MSDs, as well as the levels of anxiety, depression, and stress among the dental students at the Faculty of Dental Medicine of Universidade Católica Portuguesa. Materials and Methods: The study sample consists of 284 students from the Integrated Master's Degree in Dental Medicine (IMDM), recruited through direct and random approach. After the study was approved by the Ethics Committee for Health of Universidade Católica Portuguesa (CES-UCP), each participant freely and informedly responded to the Depression, Anxiety, and Stress Scale (DASS-21) and the Nordic Musculoskeletal Questionnaire. The data obtained were statistically analyzed using IBM® SPSS Statistics software with a signifi-cance threshold of 0.05. Results: Most students (77.8%) reported pain in some anatomical region in the past 12 months, with a higher incidence among females. The most affected re-gions were the lower back and neck. Fourth-year students showed the highest prevalence of MSD symptoms. Regarding mental health, 32% of the students showed signs of depression, 39% signs of anxiety, and 34% showed stress. It was found that students with higher levels of anxiety and/or stress also reported more musculoskeletal pain compared to students with lower levels of anxiety and/or stress, and this difference was statistically significant. Conclusion: It is concluded that it is essential to implement strategies for the prevention and management of MSDs, as well as issues affecting mental health during the training of dental students.

Description

Keywords

Médico dentista Lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho Riscos psicossociais Dentist Work related musculoskeletal disorders Psychosocial risks

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue