Browsing by Issue Date, starting with "2024-05-27"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Enfermagem e tatuagem : aliados na construção de um ambiente de trabalho saudávelPublication . Lima, Sandra Ferreira; Almeida, Armando Manuel GonçalvesO presente relatório consolida as descobertas e contribuições de um diagnóstico de situação sobre a perceção e práticas de saúde ocupacional entre tatuadores, destacando a importância da intervenção do Enfermeiro Especialista em Saúde Comunitária e Saúde Pública. O estudo foi realizado num Agrupamento de Centros de Saúde do Norte numa Unidade de Saúde Pública, com o qual se pode perceber como as transformações provocadas pela globalização e os avanços tecnológicos influenciam a saúde e a segurança no local de trabalho, com um enfoque particular nas profissões de risco específico como a tatuagem. Para a realização do diagnóstico de saúde optou-se por uma abordagem quantitativa tendo a colheita de dados sido realizada através da aplicação de um formulário, seguindo a metodologia do planeamento em saúde. Foram colhidos dados sobre as condições de trabalho, conhecimentos sobre riscos para a saúde, medidas preventivas coletivas e individuais adotadas por parte dos tatuadores, e o grau de conhecimento sobre saúde ocupacional. Os resultados apontaram para um défice significativo no conhecimento e na execução de práticas de saúde e segurança, revelando que uma proporção considerável dos profissionais não possuía formação específica em saúde ocupacional. Este cenário resulta em práticas preventivas inadequadas e a uma maior exposição a riscos, incluindo doenças associadas a problemas musculoesqueléticos, e de visão, evidenciando a necessidade urgente de intervenções direcionadas. A discussão sublinhou a importância de uma política de saúde integrada que englobe formação e sensibilização dos tatuadores sobre a aúde ocupacional. O papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Comunitária e Saúde Pública como promotor de saúde e segurança foi destacado, sugerindo o desenvolvimento de programas educativos e intervenções adaptadas às necessidades deste grupo. A formação especializada poderá empoderar os tatuadores com conhecimentos e práticas para mitigar os riscos para a saúde, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. Este estudo reforçou a necessidade de uma abordagem proativa em saúde ocupacional para os tatuadores, enfatizando a importância da pesquisa contínua, políticas de saúde inclusivas e programas educacionais específicos. A implementação destas medidas poderá ter um impacto significativo na promoção da saúde, prevenção de doenças ocupacionais e bem-estar geral dos tatuadores, contribuindo para uma comunidade mais informada, protegida e saudável.
- Internal communication quality in a telecommuting context: a phenomenological exploration of telecommuters’ communication experiencesPublication . Kilson, Gabriel A.; Tavares, PatríciaInformation and Communication Technologies (ICT) mediated interactions, such as audio and video calls, are part of all companies’ routines. Despite technological advances, no current ICT can perfectly mimic the unique characteristics of face-to-face interactions. As good-quality internal communication is critical to companies’ operations, the increased demand for work-from-home jobs raises relevant questions regarding employees’ capability to communicate properly. To better understand if the physical and temporal distance associated with the work-from-home represents a threat to employees’ capacity to establish clear communications, this study explores the internal communication experiences of full-time home-based telecommuters. Adopting a transcendental phenomenological strategy and based on a mix of purposeful and snowball sampling, 23 employees were interviewed online. Two additional interviews with top managers from a company where all employees work from home were also performed. Following a thematic analysis, results did not reveal a direct relationship between physical and temporal distance and the quality of internal communication. Indeed, the increased media options adopted by employees after starting to work from home contributed to improving internal communication quality. The main identified communication issues, such as information segregation, are related to how internal communications are managed,and may happen whether employees work side-by-side or physically apart.
- The post-Babel condition: Paul Ricoeur’s translator’s taskPublication . Lino, Verena LindemannPaul Ricoeur’s ethics of translation has recently inspired a number ofauthors in Translation Studies. In this article, I argue that the entirescope and potential impact of Ricoeur’s thought on translationtheory and practice can only be fully grasped when consideringhis critical dialogue with previous traditions of thought. Thisdialogue manifests itself in two rereadings that Ricoeur performsthroughout On Translation: Firstly, of the myth of Babel andsecondly, of Walter Benjamin’s essay ‘The translator’s task.’ In thefirst part of this article, I retrace how Ricoeur rejects thetraditional idea of Babel as a catastrophic event and insteadargues for an understanding of multiplicity as a gift, the ‘humancondition’ as it ought to be. In the second part, I explore howRicoeur, based on this rereading of the Babel narrative, engageswith Walter Benjamin’s essay. I argue that it is essentially througha reinterpretation of Antoine Berman’s reading of Benjamin thatRicoeur rearticulates the translator’s task in ethical terms. Whilethis particular constellation between Benjamin and Berman hasreceived little attention, my claim is that it is actually essential forRicoeur’s idea of translation as ‘linguistic hospitality’ and itspotential relevance for Translation Studies.
- Hábitos de sono de crianças em idade escolarPublication . Baptista, Carolina Almeida; Almeida, Armando Manuel GonçalvesO presente documento consiste num relatório de estágio final, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública da Universidade Católica Portuguesa, operacionalizado numa Unidade de Cuidados na Comunidade de um Agrupamento de Centros de Saúde do Grande Porto. A sua redação pretende evidenciar a aquisição de competências da estudante ao longo de todo o percurso. Compete ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária e Saúde Pública identificar as necessidades em saúde do indivíduo, família, grupo ou comunidade, planear e desenvolver intervenções em enfermagem na sua área de especialidade, seguindo uma lógica de planeamento em saúde que garanta a utilização eficiente dos recursos disponíveis com vista a atingir objetivos, reduzindo os problemas de saúde considerados como prioritários. O fenómeno abordado ao longo do estágio e, relatado neste documento, foca se nos Hábitos de sono e repouso de crianças que frequentam o primeiro ciclo básico de escolaridade, uma vez que é objeto de atuação por parte da equipa de enfermagem da unidade funcional. Foi desenvolvido um projeto de intervenção comunitária, com base na metodologia do Planeamento em Saúde e como método de recolha de dados foram utilizados três questionários, nomeadamente o Children ́s Sleep Habits Questionnaire, o Sleep Self Report e um instrumento construído para o efeito. Após a sua aplicação e realizada a análise estatística dos resultados, foram identificados três problemas, sendo que o que se revelou de maior destaque foi o “Hábito para dormir comprometido”. Tendo em conta este diagnóstico, foram definidos os objetivos, os respetivos indicadores e as estratégias. A promoção da saúde com vista ao desenvolvimento de adultos saudáveis deve iniciar-se na infância, numa fase em que se estão a desenvolver os hábitos de autocuidado de cada indivíduo. Nessa lógica as escolas têm um papel importante na promoção de hábitos saudáveis, sendo espaços ótimos para a identificar, desenvolver e dinamizar estratégias que incentivem a adoção de hábitos de sono saudáveis. Este estágio permitiu o desenvolvimento de competências necessárias para o exercício enquanto Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública como também o desenvolvimento de competências académicas para adquirir o grau de Mestre em Enfermagem.
- O papel da comunicação interna na geração de engagement dos colaboradores da organização Selectra PortugalPublication . Costa, Catarina Maria Lopes Cravo da; Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartNum meio de extrema competitividade e imprevisibilidade em que estão inseridas as organizações, torna-se importante potenciar cada vez mais os seus fatores humanos e todos os processos adjacentes ao crescimento organizacional que contribuam para uma reputação de marca forte no mercado em que se insere. Surge, portanto, uma necessidade de a Comunicação Interna estar cada vez mais presente nos processos organizacionais e como meio de força para as especificidades dos seus recursos humanos dotada de medidas orientadas para a forma de como se comunica, a quem se comunica e o que se comunica. Falar de comunicação é falar de estratégia logo, como elemento altamente influenciador dos níveis de engagement assim como, geradora de felicidade organizacional que estimulem e potenciem a relação organizacional bem como do Commitment que daí poderá surgir. A Selectra, organização objeto de estudo, surge como uma startup ambiciosa, criada em 2007 especializada na comparação e assessoramento de tarifas na área de eletricidade e gás, ainda que posteriormente tenha integrado uma panóplia de áreas que permitiu, nos dias de hoje, contar com mais de 1500 colaboradores por todo o mundo. Numa organização com esta dimensão, torna-se interessante analisar como a comunicação interna impacta o crescimento organizacional e de que forma os colaboradores percecionam o impacto das suas contribuições e reconhecimento como meio de desenvolvimento de altos níveis de Engagement dentro da estrutura organizacional. O objetivo da investigação é compreender de que forma os mecanismos de comunicação interna tem na geração de Engagement dos colaboradores da Selectra Portugal. A construção da metodologia foi realizada através de uma abordagem mista, com dados exploratórios no âmbito qualitativo através de análise documental e entrevistas exploratórias e ainda, para apuramento de dados primários através de uma metodologia quantitativa resultante de um inquérito por questionário aplicado aos colaboradores. Os principais resultados da investigação permitem compreender a pertinência da comunicação interna no seio organizacional e depreende-se com a validação do reconhecimento por parte dos colaboradores face à Comunicação Interna na geração de Engagement na Selectra Portugal.
