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O papel da comunicação interna na geração de engagement dos colaboradores da organização Selectra Portugal

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Num meio de extrema competitividade e imprevisibilidade em que estão inseridas as organizações, torna-se importante potenciar cada vez mais os seus fatores humanos e todos os processos adjacentes ao crescimento organizacional que contribuam para uma reputação de marca forte no mercado em que se insere. Surge, portanto, uma necessidade de a Comunicação Interna estar cada vez mais presente nos processos organizacionais e como meio de força para as especificidades dos seus recursos humanos dotada de medidas orientadas para a forma de como se comunica, a quem se comunica e o que se comunica. Falar de comunicação é falar de estratégia logo, como elemento altamente influenciador dos níveis de engagement assim como, geradora de felicidade organizacional que estimulem e potenciem a relação organizacional bem como do Commitment que daí poderá surgir. A Selectra, organização objeto de estudo, surge como uma startup ambiciosa, criada em 2007 especializada na comparação e assessoramento de tarifas na área de eletricidade e gás, ainda que posteriormente tenha integrado uma panóplia de áreas que permitiu, nos dias de hoje, contar com mais de 1500 colaboradores por todo o mundo. Numa organização com esta dimensão, torna-se interessante analisar como a comunicação interna impacta o crescimento organizacional e de que forma os colaboradores percecionam o impacto das suas contribuições e reconhecimento como meio de desenvolvimento de altos níveis de Engagement dentro da estrutura organizacional. O objetivo da investigação é compreender de que forma os mecanismos de comunicação interna tem na geração de Engagement dos colaboradores da Selectra Portugal. A construção da metodologia foi realizada através de uma abordagem mista, com dados exploratórios no âmbito qualitativo através de análise documental e entrevistas exploratórias e ainda, para apuramento de dados primários através de uma metodologia quantitativa resultante de um inquérito por questionário aplicado aos colaboradores. Os principais resultados da investigação permitem compreender a pertinência da comunicação interna no seio organizacional e depreende-se com a validação do reconhecimento por parte dos colaboradores face à Comunicação Interna na geração de Engagement na Selectra Portugal.
In an environment of extreme competitiveness and unpredictability in which organisations find themselves, it is becoming increasingly important to boost their human factors and all the processes adjacent to organisational growth that contribute to a strong brand reputation in the market. There is therefore a need for Internal Communication to be increasingly present in organisational processes and as a means of strengthening the specificities of its human resources, with measures aimed at how it communicates, who it communicates to and what it communicates. To talk about communication is to talk about strategy, therefore, as a highly influential element in engagement levels as well as generating organisational happiness that stimulates and enhances the organisational relationship and the Commitment that can arise from it. Selectra, the organisation under study, is an ambitious start-up, created in 2007 and specialising in comparing and advising on electricity and gas tariffs, although it has subsequently integrated a wide range of areas which has enabled it to now have more than 1,500 employees around the world. In an organisation of this size, it is interesting to analyse how internal communication impacts organisational growth and how employees perceive the impact of their contributions and recognition as a means of developing high levels of engagement within the organisational structure. Engagement. The aim of the research is to understand how internal communication mechanisms affect the engagement of Selectra Portugal's employees. The methodology was built using a mixed approach, with exploratory data in the qualitative sphere through documentary analysis and exploratory interviews, and also to ascertain primary data through a quantitative methodology resulting from a questionnaire survey applied to employees. The main results of the research make it possible to understand the relevance of internal communication within the organisation and validate the employees' recognition of internal communication in generating engagement at Selectra Portugal.

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Liderança Gestão de pessoas Comunicação interna Motivação Engagement Leadership People management Internal communication Motivation

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