Browsing by Issue Date, starting with "2024-03-13"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Minds, machines and markets : a political analysis of technological progress in the world economyPublication . Moital, Rui; Samões, OrlandoThis dissertation explores the economic impact of technological development, focusing on Artificial Intelligence (AI). The dissertation highlights the complex relationship between society (minds), automation and AI (machines), and the digital revolution (markets) as technological development particularized by elements such as AI, algorithms, digital economy and “big data” increasingly influence society in spheres like employment, productivity, business models, trade, and macroeconomics. This research provides a comprehensive, interdisciplinary analysis of AI's effects on employment, productivity, and economic systems, addressing gaps in existing literature and prioritizing diverse sources to avoid bias. It´s important to notice that my perspective as a writer to engage on these topics discussion is market not only as an academic researcher but as someone who had a brief but a revealing professional as intern for a sector of Portuguese Ministry of Economy encounter that focused on innovation, digital economy and technological revolution economic and political matter. This dissertation is structured on three sections to attend the theme´s imposing paradigms. The first section examines the impact of algorithms and AI on jobs, wages, and inequality, as AI increasingly influences society, influencing employment, productivity, business models, trade, and macroeconomics. The second section investigates the dynamics of the data-driven economy, the proliferation of data, and its implications for business practices, particularly in the context of surveillance capitalism. The final section explores the complex interactions among technology, the state, and private corporations, focusing on AI, trade, and international macroeconomics as it scrutinizes public policy models in China and the USA, examining their approaches to AI technology, corporations, protectionism, and the challenges to U.S. global technology leadership. By examining these research themes, the dissertation aims to contribute to the existing body of knowledge on the political dimensions of technological advancement, offering insights into the challenges, opportunities, and policy responses in an increasingly technology-driven world.
- No mistério da presença : uma abordagem teológica à presença de Maria na igrejaPublication . Sousa, Verónica Ribeiro de; Duque, João Manuel Correia RodriguesA presença de Maria na Igreja é um mistério que participa do mistério da presença. Maria continua presente à Igreja como seu membro, seu exemplo e sua intercessora. Esta verdade está alicerçada no dogma da ascensão de Jesus, da assunção de Maria e da comunhão dos santos, segundo os quais a participação na vida de Cristo é o pressuposto de um novo modo de presença, já não cativo da presença substancialista, mas alargado ao modo de presença do próprio Ressuscitado. Os modos como esta presença se manifesta – isto é, os seus símbolos – são diversos, uma vez que é diverso o modo como cada fiel e as comunidades vivem a sua relação com Maria. A finalidade desta presença pode resumir-se em apenas uma: conformar o fiel à mesma atitude interior que sintetiza a vida de Maria: um faça-se total e definitivo à vontade de Deus Pai.
- A constituição de empresas locais e o Tribunal de ContasPublication . Vilela, José Maria Louro Sousa Bernardes; D´Alte, Maria Manuela Goulão d´Oliveira Martins de SousaA presente dissertação visa apreciar a conformidade constitucional da disposição do regime jurídico da actividade empresarial local (Lei n.º 50/2012, de 31 de Agosto), que sujeita os estudos de viabilidade económico-financeira e racionalidade económica relativos à constituição de empresas locais à fiscalização prévia do Tribunal de Contas. Aferir da constitucionalidade desse preceito não pode prescindir de um enquadramento jurídico-constitucional da actividade empresarial local enquanto corolário do princípio da autonomia local, de um enquadramento histórico dos pressupostos que levaram o legislador a tomar opções no sentido do emagrecimento do sector empresarial local, na sequência da crise económico-financeira de 2008 e de uma análise das relações jurídicofinanceiras entre entidades públicas participantes e empresas locais. Embora seja nítida a limitação à actividade empresarial local em todo o regime, e sem prejuízo de uma apresentação breve do mesmo, a nossa dissertação versará sobre aquela opção que, quanto a nós, suscita maiores problemas a nível constitucional, quer quanto ao princípio da separação de poderes, quer quanto ao princípio da autonomia local, uma das traves-mestras da organização jurídico-constitucionais portuguesa.
- A comunicação interna na redação da SIC como contributo para o bem-estar dos jornalistasPublication . Travassos, João Paulo Neves; Pereira, Ana Catarina Valdigem JacintoO seguinte trabalho pretende analisar sobre até que ponto é que as estratégias de comunicação interna implementadas na redação jornalística da SIC podem contribuir para bem-estar dos jornalistas. Neste contexto, foi realizado um trabalho de investigação que cruza as áreas do Jornalismo Televisivo e da Comunicação Interna. Sendo a comunicação interna um meio de comunicação abrangente, interessa investigar, analisar e perceber de que forma é que esta área da comunicação se estabelece na cultura organizacional da redação de um médium jornalístico, neste caso, na redação jornalística da SIC, uma vez que a interseção entre os conceitos de comunicação interna e as redações jornalísticas são áreas pouco exploradas. Até à data, nas investigações sobre este tema, a redação jornalística não é o objeto central, pelo que este trabalho académico constitui, acima de tudo, uma tentativa de explorar o impacto da comunicação interna no estabelecimento de uma cultura jornalística na redação da SIC, um conceito que defende a qualidade da informação apresentada e as características comportamentais que influenciam o trabalho. Com este estudo pretendo analisar a articulação entre os conceitos “comunicação interna” com o “médium televisivo” aplicado ao caso SIC, começando pela sua cultura organizacional jornalística até ao impacto que a mesma poderá ter a nível do bem-estar dos jornalistas da SIC, através de literatura disponível, questionários e entrevistas. Por fim, destaco a importância no investimento em estratégias de comunicação interna, como tecnologias apropriadas e canais eficientes, bem como a promoção de uma cultura aberta ao diálogo e feedback’s construtivos. Espera-se que este estudo sensibilize sobre a relevância da comunicação interna na redação jornalística da SIC e inspire pesquisas adicionais nessa área para fortalecer a competitividade da empresa no mercado mediático.
- Determinants of brand love in wine tourismPublication . Dias, Alvaro; Sousa, Bruno; Santos, Vasco; Ramos, Paulo; Madeira, ArlindoWine tourism provides a multisensory experience through various wine tourism activities. It also adds value to the regions and their producers by enhancing the wine knowledge and sensory experience of the visitors. This study explores the determinants of brand love in wine tourism. Using survey data from wine tourists in Portugal, a structural equation modelling was performed to test the conceptual model. An Importance-performance matrix analysis was also used to obtain additional insights. The results show that the wine tourism enhances brand love. This implies that emotions (i.e., a sense of belonging) towards the overall location is associated with the satisfaction and the quality perception that the winery exhibits. Furthermore, although the consumer’s active participation in wine tourism does not impact brand love directly, its influences occur through the mediating effect of the relation quality. From an interdisciplinary managerial perspective, the present study provides insights into tourism management (i.e., wine tourism) and marketing (i.e., brand management and consumer behaviour).
- Por que me chamas Rabi? Os “influencers” dos adolescentes portugueses do primeiro quartel do século XXIPublication . Martins, Ricardo Manuel Nogueira Capela; Varanda, Maria Isabel PereiraNeste trabalho procura-se compreender a relação que se estabelece entre os jovens bracarenses do primeiro quartel do século XXI e os influenciadores digitais, visando perceber se o papel que estes produtores de conteúdos digitais estão a converter-se, na perspetiva dos jovens e adolescentes, naquilo que Cristo deve representar – um Mestre, um guia. Iniciar-se-á com uma abordagem sobre quem são os jovens, o que representa ser jovem no primeiro quartel do século XXI. Depois abordar-se-á a pertinência de se falar em gerações. Seguidamente discutir-se-á o que são influencers ou influenciadores digitais, se este é um conceito novo ou uma evolução de outros pré-existentes, bem como o poder que detêm para influenciar, como o exercem e de onde provém. Apresentar-se-á, posteriormente, o local onde foi levado a cabo um inquérito a um grupo de jovens representativos do universo em questão, bem como o contexto curricular em que esta temática se insere, no âmbito da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Por fim, apresentar-se-ão as planificações e recursos principais utilizados na prática de ensino supervisionada, bem como as autorreflexões destas mesmas aulas.