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- O conceito de modernidade em Hannah Arendt : da antissistematicidade ao agregadoPublication . Freitas, Bernardo Filipe M. de Carvalho G. de; Morgado, MiguelO propósito desta tese será o de definir o conceito de Modernidade formulado por Hannah Arendt de modo a agregar uma parte substancial do pensamento desta autora. Efetivamente, a unanimidade que aclamou Hannah Arendt enquanto uma das mais relevantes teóricas políticas do século XX foi, desde sempre, obrigada a conviver com a falta de sistematicidade associada ao seu pensamento. Mais ainda, os mesmos autores que convergiram na importância que atribuíram ao pensamento arendtiano também discordaram, significativamente, na definição daquilo que esse mesmo pensamento possa ser. Procuraremos, por isso, apresentar as razões para a falta de sistematicidade que Hannah Arendt optou por atribuir ao seu pensamento. Seguir-se-á uma breve apresentação das reflexões fundacionais sobre a Modernidade e que servirá de antecâmara a uma exposição do conceito arendtiano de Modernidade. Iremos, igualmente, tomar posição face a algumas das principais contendas doutrinárias que têm ocupado os estudiosos do pensamento de Hannah Arendt, o que nos permitirá apresentar o pensamento desta autora como sendo próximo do conservadorismo, mas sem que exista nos seus postulados uma filiação a posições anti modernistas. Não obstante, continuarão a ser necessários estudos mais desenvolvidos que analisem os seguintes pontos de controvérsia: as características da Modernidade que não são comuns a todas as sociedades enquadradas neste período Histórico; a comparação entre o conceito de Modernidade formulado por Hannah Arendt e os conceitos de Modernidade de outros autores e, por último, a indagação sobre a hipótese de aplicar o pensamento Arendtiano enquanto grelha interpretativa de acontecimentos do nosso tempo Histórico.
- Spolia Aegypti: autores clássicos e o estudo da língua grega em colégios jesuítas portugueses no século XVIPublication . Resende, Maria LuísaMuito embora a emergência da Companhia de Jesus no século XVI tenha provocado significativas alterações no ensino em Portugal, permitiu, ainda assim, uma forma de continuidade no estudo da língua grega, na medida em que privilegiava o recurso a autores clássicos. Tomando como ponto de partida os vários documentos da Companhia sobre o ensino de Grego e os instrumentos elaborados para esse fim – nomeadamente a coletânea Aliquot Opuscula Graeca publicada em Coimbra em 1583 –, este estudo tem como objetivo identificar que obras gregas eram lidas nos colégios jesuítas em Portugal e de que modo terão sido adaptadas ao sistema pedagógico jesuíta.
- As reformas universitárias no contexto do Iluminismo católico (séc. XVIII): uma modernização “moderada” nas Universidade de Coimbra e de Salamanca?Publication . Alves, Carlos Fernando TeixeiraNeste artigo pretendemos realizar uma abordagem comparativa das reformas das Universidades de Salamanca e de Coimbra, na segunda metade do século XVIII, influenciadas pelo Iluminismo Católico. Partindo da hipótese de que este fundo católico obrigou a estratégias de adoção de ideias que circulavam no espaço europeu, pretendemos identificar de forma comparada a adoção de ideias pedagógicas e científicas na construção curricular, mas também na adoção de novas obras para as aulas. Procurando, também, estabelecer paralelos com as linhas gerais que caracterizaram outras reformas universitárias na Europa.
- Um político católico no tempo das Luzes: a religião em Sebastião José de Carvalho e MeloPublication . Pereira, João FranciscoEste texto equaciona questão da identificação religiosa de Sebastião José de Carvalho e Melo. Sendo um dos estadistas portugueses mais referenciados do século XVIII, o primeiro Conde de Oeiras e Marquês de Pombal teve um papel muito relevante nas reformas realizadas no reinado de D. José. Habitualmente defende-se que foi a ideologia política de Carvalho e Melo a ditar a sua política eclesiástica, mas neste trabalho, inserindo Pombal na corrente do iluminismo católico, propomos que foi esta sensibilidade cultural e religiosa a influenciar as reformas pombalinas de um modo geral e as reformas eclesiásticas em particular.
- Apresentação do dossiê ciência, religião e ensino em Portugal (séculos XVI-XVIII)Publication . Campos, Fernanda Maria Guedes de; Araújo, Ana Cristina; Leitão, Henrique
- O acesso aos arquivos romanos da Igreja Católica e a sua importância para a história de PortugalPublication . Fontes, Paulo F. de Oliveira; Marques, Pedro Daniel Faria; Silva, Edgar Freitas Gomes