Browsing by Issue Date, starting with "2023-12-06"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Paz, um caminho de encontro um contributo para o diálogo inter-religioso a partir da unidade letiva 4 do 7º ano «A Paz Universal»Publication . Nóbrega, Pedro Filipe de Góis; Garcia Ambrosio, Juan Francisco; Villas Boas, AlexO presente documento relata a experiência de ensino supervisionada realizada na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos da Torre (EB23 da Torre) como parte do programa do Mestrado em Ciências Religiosas. Destacámos a importância da Unidade da Letiva 4, intitulada "A paz universal", pertencente ao currículo de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do 7º ano de ensino, como um contributo de promoção da paz e do bem-estar comum. Através deste trabalho, procurámos enfatizar a ideia de que a paz é um dos objetivos mais desejados pela humanidade e que a promoção do bem está intrinsecamente ligada a ela. Ao mesmo tempo, pretende-se desenvolver a noção de que todas as religiões abraçam princípios, normas e valores éticos que promovem a paz. No Capítulo Um deste trabalho, explorámos o conceito de paz a partir de uma perspetiva multidisciplinar das ciências sociais à religião. Inicialmente, discutimos a pluralidade do conceito de paz e como ele se reflete na sociedade, destacando as ideias de Robert Garric sobre fraternidade universal e amizade social. Em seguida, examinámos o contexto pós II Guerra Mundial e a criação da ONU em 1945 como um marco importante para a promoção da paz, além de refletir sobre a Carta Encíclica Pacem in Terris do Papa São João XXIII em 1963 e o Encontro de Assis promovido pelo Papa São João Paulo II em 1986. Também analisámos os esforços contemporâneos do Papa Francisco na busca da paz. No Capítulo Dois, abordámos a paz como pilar fundamental da educação. Explorámos também como a educação pode contribuir para a tolerância, o respeito à diferença e a construção do bem comum. Além disso, discutimos a importância da construção de um bem comum e o papel das instituições na promoção da paz. Por fim, destacámos o valioso contributo da Educação Moral e Religiosa Católica na formação de jovens que se tornam construtores ativos da paz. No Capítulo Três concentrámo-nos na descrição da Prática de Ensino Supervisionada. Começámos por enquadrar a Prática de Ensino Supervisionada e, em seguida, caraterizando detalhadamente a Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos da Torre e a turma 7.º B. Explorámos também o papel da EMRC na escola, bordando o programa e o papel do docente da disciplina. Dedicámos espaço à reflexão sobre a prática pedagógica. No Capítulo 4, apresentámos uma proposta de atividade a realizar tendo em conta todos os conceitos explorados nos capítulos anteriores e o contexto multidisciplinar das aulas.
- Contrato de Prestação de Serviços Médicos : a transposição das leges artis para o contrato médicoPublication . Domingos, Márcia Cabral Barroso; Vasconcelos, Pedro Leitão Pais de
- Que União Europeia depois da guerra?Publication . Sampaio, NunoA invasão da Ucrânia pela Rússia e os acontecimentos que se seguiram colocam enormes desafios à evolução da União Europeia. Esta comunicação argumenta se, por um lado, a guerra provocou uma pressão centrípeta no sentindo de alargar e aprofundar a integração em determinadas áreas, designadamente na Política Comum de Segurança e Defesa, por outro lado, questões como a possibilidade de um novo alargamento da União Europeia coloca de forma premente a questão de integrações diferenciadas na União Europeia. Para explicar este argumento coloca-se as seguintes perguntas de investigação: (1) Que desenvolvimentos a invasão da Ucrânia provocou na integração europeia? (2) Quais as consequências no sentido de uma maior ou menor integração e no tipo de integração? Na primeira secção serão analisados os elementos teóricos explicativos da integração europeia. Nas secções seguintes serão analisados os elementos empíricos – variáveis independentes – explicativos dos desenvolvimentos em matéria de integração europeia provocados pela guerra: (1) reação e medidas adotadas na sequência da guerra; (2) desenvolvimentos nos pedidos e nos processos de novas adesões; (3) posicionamento de atores políticos relevantes; (4) novos equilíbrios de poder na União Europeia.
- Para além das palavras : exploração do significado simbólico e estético dos livros impressos nas publicações de arquiteturaPublication . Delgado, Inês Lima; Pereira, Henrique Manuel; Castro, Laura Lucinda OliveiraHá décadas que o debate entre o livro impresso e digital influencia a indústria editorial. Muitos consideram que os livros tradicionais estão a cair em desuso, outros defendem que o seu valor simbólico, estético e sensorial é intemporal e inabalável. Para compreender esta divergência será analisada a história do livro, desde a sua criação, processo evolutivo e digitalização, bem como o funcionamento atual do mercado livreiro. Desde a abordagem histórica à observação prática, suportada por um estágio numa editora de livros de arquitetura, Danish Architectural Press, em Copenhaga, tiram-se conclusões acerca do futuro do papel, da indústria editorial e, simultaneamente, analisa-se o livro não só como um suporte de leitura, mas, também, como um objeto estético e, até, de luxo.
- Body image e autoaceitação corporal nas redes sociaisPublication . Nascimento, Sara Isabel Morais do; Simão, João Duarte Borges Martins de VasconcelosO século XXI pode ser considerado o século da evolução tecnológica, devido a constantes inovações que têm um impacto no nosso dia-a-dia. O aparecimento da Internet e das Redes Sociais trouxe, com a sua importância e forte integração em determinadas culturas e hábitos, novos conceitos e ideologias. Neste sentido, o enquadramento teórico procura analisar/entender qual a relevância das Redes Sociais, mais concretamente o Instagram, no que diz respeito ao conceito de Body Image e Autoaceitação Corporal, na população jovem portuguesa e feminina. O principal objetivo desta dissertação passa por aprofundar a análise da relevância das redes sociais, com especial foco no Instagram e o impacto das mesmas no conceito e noção de “imagem corporal” e autoaceitação corporal entre jovens mulheres portuguesas. À medida que as redes sociais se foram tornando uma parte significativa da nossa vida, tudo o que é partilhado em plataformas como o Instagram tem uma influência cada vez maior na realidade, o que por sua vez pode trazer tanto impactos positivos como negativos. Esta dissertação procura responder a perguntas como: “De que forma é que as imagens e mensagens presentes no Instagram influenciam a percepção da imagem corporal de cada um? Quais são os padrões de beleza atuais e predominantes nas redes sociais? De que forma é que os mais jovens lidam com possíveis pressões ligadas a questões corporais nas redes sociais? Para responder a estas perguntas, foi utilizada uma metodologia quantitativa, tendo sido aplicado um questionário online, construído em conformidade com as pesquisas feitas e dos objetivos de investigação definidos na metodologia. Concluiu-se que as redes sociais têm um impacto, não só mental como social em jovens portuguesas do sexo feminimo. Verificou-se ainda que a própria percepção da imagem corporal pode variar por diversos fatores não só internos como externos, sobretudo no que diz respeito às redes sociais e às influências das mesmas. A presença de temas e conceitos como Imagem Corporal e Positivismo Corporal tem vindo a crescer em Portugal, sendo cada vez mais um tema relevante e em discussão.
- A influência da reserva cognitiva, do envolvimento social e do estado de humor, nas funções executivas em pessoas idosas saudáveisPublication . Barros, Mariana Pereira dos Santos de Carvalho; Nunes, Maria Vânia SilvaIntrodução: O estudo do envelhecimento cognitivo normal tem mostrado cada vez mais importância uma vez que o declínio cognitivo é uma das principais causas de vulnerabilidade do sistema nervoso, principalmente no córtex pré-frontal, originando alterações nas Funções Executivas. Estas funções são de elevada relevância no quotidiano de qualquer indivíduo, com um papel essencial nas tarefas do dia a dia, sendo vulneráveis a declínio em idades mais precoces e mais acentuado a partir dos 70 anos. Um dos principais fatores, relacionados com o envelhecimento, que tem influência nas Funções Executivas é a Reserva Cognitiva, que permite que os sujeitos com maior reserva consigam lidar com a mesma quantidade de lesão de forma mais eficiente através da utilização de diferentes estratégias cognitivas. Dentro dos principais indicadores associados à Reserva Cognitiva, estão os avaliados pelo Cognitive Reserve Index questionnaire (CRIq), instrumento de quantificação da reserva cognitiva frequentemente utilizado. Para além dos 3 fatores, Escola, Trabalho e Tempo Livre, também têm vindo a ser referidos alguns construtos como o Envolvimento Social e o Estado de Humor. Como tal, o objetivo do presente estudo passa verificar qual a contribuição de cada fator, Escola, Trabalho, Tempo Livre, Envolvimento Social e Estado de Humor nas Funções Executivas de pessoas idosas cognitivamente saudáveis. Metodologia: A amostra deste estudo, não-aleatória por conveniência, foi composta por 30 participantes considerados cognitivamente saudáveis, tendo idades compreendidas entre os 60 e os 88 anos. Foram utilizados 3 questionários, o CRIq, o Perfil de Estados de Humor (POMS), o Questionário de Situações Sociais 2 (QSS2) e 4 provas neuropsicológicas, Trail Making Test (TMT) A e B, Stroop, Dígitos e Símbolos e Sequência de Letras e Números, utilizando várias Regressões Lineares Múltiplas. Resultados: O modelo não demonstrou ser significativo para a amostra global, mas sim para os indivíduos com idade igual ou superior a 70 anos, tendo-se verificado que as variáveis independentes que tiveram um contributo significativo foram o Tempo Livre, Envolvimento Social e o Estado de Humor, porém o Envolvimento Social teve uma contribuição negativa, resultado contrário ao esperado. Conclusões: A Reserva Cognitiva parece ter uma influência positiva no desempenho executivo, assim como descrito na literatura, e os indicadores Tempo Livre, Envolvimento Social e Estado de Humor contribuíram significativamente para explicar a variabilidade das pontuações nas Funções Executivas, particularmente em idosos mais velhos, o que corrobora com alguns estudos anteriores, não tendo a Escola e a Ocupação contribuído de forma significativa.
- Pedagogia do cuidado e o contributo do sistema preventivo de São João Bosco : análise da unidade jetiva do 6º Ano de EMRC : «A Pessoa Humana»Publication . Grazina, Aldina Maria Fernandes; Messias, Teresa de Jesus Rodrigues Marques de Sousa; Carvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de SáEste relatório final, conclui a Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada na Escola Básica de Marvila, no âmbito do Mestrado de Ciências Religiosas. Dá destaque à lecionação da Unidade Letiva 1 - «A Pessoa Humana», do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), do 6º Ano de escolaridade, enquanto contributo para o conhecimento da Pessoa Humana, promovendo e defendendo o valor da Pessoa Humana em todas as suas dimensões. Simultaneamente, ambiciona desenvolver um conjunto de atividades lúdicas e didáticas e projetos práticos, onde estão presentes os valores éticos e morais, conducentes à vivência da vida com sentido, partindo do autoconhecimento e conhecimento de si de forma integral. No desenvolvimento dessas atividades e projetos os alunos são confrontados com as suas emoções e sentimentos, aprendem a verbalizar o que sente e a valorizar a descobrir as suas competências e fragilidades, e ao mesmo tempo aceitá-las com serenidade e paz interior. Pretende ser, também um contributo teológico, educacional e bíblico acerca do valor do cuidado para com a pessoa humana. Procura incentivar os alunos a não ter medo de entrar dentro de si e descobrir as suas potencialidades colocando-as ao serviço da defesa da sua vida e das dos outros. Aponta a disciplina de EMRC como um lugar e oportunidade de crescimento e desenvolvimento das competências humanas, assim como a aceitação e valorização do que cada um é. Indica o Sistema Preventivo de São João Bosco, como método educativo que visa o Cuidado e atenção à individualidade de cada ser, assim como a valorização do que cada um é capaz de ser e fazer. Entre várias conclusões, este trabalho confirma a pertinência e valor desta Unidade Letiva à luz do Sistema Preventivo de São João Bosco, no sentido do Cuidado de cada ser humano, pois promove o envolvimento dos alunos e incentiva-os a gostar de si, e de valorizar as suas competências, mostrando-lhes que todos somos importantes na construção do bem comum e da felicidade Humana.
- O novo mundo do agenciamento : o caso do Studio 112, ParisPublication . Petitjean, Laura Maria Châtelain; Pereira, Henrique Manuel; Madsen, Ana Margarida de Lima Ferreira e Carvalho Oliveira JunckerO presente relatório de estágio tem como finalidade dar um parecer sobre as atividades realizadas entre janeiro e junho de 2023 na empresa de agenciamento de artistas, Studio 112, em Paris. A profissão de agente de artista é ainda hoje pouco conhecida. O público em geral ignora a sua existência ou não tem uma ideia clara das atividades desenvolvidas. A função do agente foca-se no acompanhamento do criador em diversas áreas: negociação de contratos, verificação dos pagamentos, prospeção comercial e gestão da carreira do artista, estabelecendo uma estratégia com objetivos claros para a mesma. O ponto fulcral desta profissão passa pela capacidade dos intervenientes a valorizar a expressão criativa do artista, encontrando os clientes que se irão identificar com o seu universo artístico. Uma vez que o agenciamento se posiciona no setor das Indústrias Criativas, procurou-se estudar o Modelo de Gestão das empresas de agenciamento de artistas e, mais especificamente, o Modelo inovador do Studio 112. Partindo deste caso de estudo compreendem-se as particularidades do acompanhamento transversal proporcionado pelo Studio 112 e a importância da relação entre o artista e o agente, mas numa sociedade cada vez mais absorvida pelo mundo digital, quais os desafios para o futuro do agenciamento?
- Dificuldades dos enfermeiros na comunicação de más notíciasPublication . Dias, Inês Margarida Ruivo; Martins, LurdesO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular “Estágio Final e Relatório”, inserida no Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área da Pessoa em Situação Crítica onde se pretende refletir o percurso de aquisição e desenvolvimento de competências nesta área de especialidade. Estas competências foram desenvolvidas em contexto de gabinete de segurança do doente e cuidados intensivos. No presente documento estão apresentados os objetivos planeados e concretizados, as atividades desenvolvidas e as competências adquiridas, utilizando uma descrição do vivido de forma crítico-reflexiva. Durante a sua elaboração foi necessário recorrer a evidência científica atual para fundamentar a tomada de decisão. Como complemento, constam ainda os objetivos definidos para a unidade curricular, os projetos de estágio com os objetivos pessoais e respetivos trabalhos elaborados no decorrer da prática clínica. O documento tem por base a reflexão sobre temas como: o processo de aprendizagem e aquisição de competências, a contextualização dos locais de estágio, a descrição do processo de aquisição de competências na área do doente crítico, a análise global do percurso de aprendizagem e as suas implicações para a prática profissional. Consta ainda uma scoping review sobre as dificuldades dos enfermeiros na comunicação de más notícias com o objetivo de mapear o conhecimento existente sobre este tema. A comunicação de más notícias, em especial no contexto de doença incurável é uma das tarefas mais exigentes e complexas que se coloca aos profissionais de saúde. Também é exposto um Projeto de Investigação no âmbito da preparação e administração de medicamentos de alerta máximo, tendo em vista a adoção de práticas seguras nesta área. Neste documento são ainda abordadas áreas fulcrais como a ética, a deontologia, a comunicação e a relação terapêutica. Tendo em vista o crescimento enquanto enfermeira especialista, este relatório permite o desenvolvimento de capacidades de reflexão e gestão na prestação de cuidados, a realização de intervenções baseadas na evidência científica, assim como a humanização dos cuidados. Em suma, a investigação é importante para a evolução de cuidados de enfermagem e o desenvolvimento da profissão, criando enfermeiros mais capacitados e atualizados com foco na melhoria da qualidade dos cuidados.
