Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Body image e autoaceitação corporal nas redes sociais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203493842.pdf3.1 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O século XXI pode ser considerado o século da evolução tecnológica, devido a constantes inovações que têm um impacto no nosso dia-a-dia. O aparecimento da Internet e das Redes Sociais trouxe, com a sua importância e forte integração em determinadas culturas e hábitos, novos conceitos e ideologias. Neste sentido, o enquadramento teórico procura analisar/entender qual a relevância das Redes Sociais, mais concretamente o Instagram, no que diz respeito ao conceito de Body Image e Autoaceitação Corporal, na população jovem portuguesa e feminina. O principal objetivo desta dissertação passa por aprofundar a análise da relevância das redes sociais, com especial foco no Instagram e o impacto das mesmas no conceito e noção de “imagem corporal” e autoaceitação corporal entre jovens mulheres portuguesas. À medida que as redes sociais se foram tornando uma parte significativa da nossa vida, tudo o que é partilhado em plataformas como o Instagram tem uma influência cada vez maior na realidade, o que por sua vez pode trazer tanto impactos positivos como negativos. Esta dissertação procura responder a perguntas como: “De que forma é que as imagens e mensagens presentes no Instagram influenciam a percepção da imagem corporal de cada um? Quais são os padrões de beleza atuais e predominantes nas redes sociais? De que forma é que os mais jovens lidam com possíveis pressões ligadas a questões corporais nas redes sociais? Para responder a estas perguntas, foi utilizada uma metodologia quantitativa, tendo sido aplicado um questionário online, construído em conformidade com as pesquisas feitas e dos objetivos de investigação definidos na metodologia. Concluiu-se que as redes sociais têm um impacto, não só mental como social em jovens portuguesas do sexo feminimo. Verificou-se ainda que a própria percepção da imagem corporal pode variar por diversos fatores não só internos como externos, sobretudo no que diz respeito às redes sociais e às influências das mesmas. A presença de temas e conceitos como Imagem Corporal e Positivismo Corporal tem vindo a crescer em Portugal, sendo cada vez mais um tema relevante e em discussão.
The 21st century can be considered the century of technological evolution due to constant innovations that have an impact on our daily lives. The emergence of the Internet and social networks has brought new concepts and ideologies with their importance and strong integration into certain cultures and habits. In this sense, the theoretical framework seeks to analyze and understand the relevance of social networks, specifically Instagram, regarding the concepts of body image and self-acceptance among young Portuguese women. The main objective of this dissertation is to delve into the analysis of the relevance of social networks, with a special focus on Instagram, and their impact on the concept and perception of "body image" and self-acceptance among young Portuguese women. As social networks have become a significant part of our lives, everything shared on platforms like Instagram has an increasingly significant influence on reality, which can bring both positive and negative impacts. This dissertation aims to answer questions such as: "How do the images and messages on Instagram influence each individual's perception of body image? What are the current and predominant beauty standards on social networks? How do young people deal with possible pressures related to body issues on social networks?" To answer these questions, a quantitative methodology was used, including an online questionnaire constructed in accordance with the research and investigation objectives defined in the methodology. It was concluded that social networks have an impact, both mentally and socially, on young Portuguese females. It was also found that the perception of body image itself can vary due to various factors, both internal and external, especially concerning social networks and their influences. Themes and concepts such as body image and body positivity have been growing in prominence in Portugal, increasingly becoming relevant and a topic of discussion.

Description

Keywords

Redes sociais Tecnologia Imagem corporal Positivismo corporal Influenciadores digitais Social media Technology Body image Body positivity Digital influencers

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue