Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O novo mundo do agenciamento : o caso do Studio 112, Paris

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203451015.pdf3.13 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio tem como finalidade dar um parecer sobre as atividades realizadas entre janeiro e junho de 2023 na empresa de agenciamento de artistas, Studio 112, em Paris. A profissão de agente de artista é ainda hoje pouco conhecida. O público em geral ignora a sua existência ou não tem uma ideia clara das atividades desenvolvidas. A função do agente foca-se no acompanhamento do criador em diversas áreas: negociação de contratos, verificação dos pagamentos, prospeção comercial e gestão da carreira do artista, estabelecendo uma estratégia com objetivos claros para a mesma. O ponto fulcral desta profissão passa pela capacidade dos intervenientes a valorizar a expressão criativa do artista, encontrando os clientes que se irão identificar com o seu universo artístico. Uma vez que o agenciamento se posiciona no setor das Indústrias Criativas, procurou-se estudar o Modelo de Gestão das empresas de agenciamento de artistas e, mais especificamente, o Modelo inovador do Studio 112. Partindo deste caso de estudo compreendem-se as particularidades do acompanhamento transversal proporcionado pelo Studio 112 e a importância da relação entre o artista e o agente, mas numa sociedade cada vez mais absorvida pelo mundo digital, quais os desafios para o futuro do agenciamento?
This internship report aims to give an overview on the activities carried out between January and June 2023 at the artist agency Studio 112, in Paris. The profession of artist agent is still relatively unknown. The public, in general, is either unaware of its existence or does not have a clear idea of the activities carried out. The agent manages the artist’s career by establishing a strategy with clear objectives. The agent’s role focuses on supporting the artist in several areas: negotiation of contracts, verification of payments and commercial prospecting. The focal point of the profession is the agent’s ability to value the creative expression of the artist, finding clients who will identify with their artistic universe. Since the agency is positioned in the Creative Industries sector, we sought to study the Management Model of artist agency companies and, more specifically, the innovative Studio 112 Model. Based on this case study, we can understand the specifics of the cross-sectional follow-up that takes place at Studio 112 and the importance of the relationship between the talent and the agent. In a society increasingly absorbed by the digital world, what are the challenges for the future of artist management?

Description

Keywords

Studio 112 Paris Indústrias culturais e criativas Modelos de gestão Agenciamento de artistas Cultural and creative industries Management models Artist management

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue