Percorrer por data de Publicação, começado por "2023-06-05"
A mostrar 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de ordenação
- Relatório de estágioPublication . Ferreira, Raquel Sofia Oliveira; Barbosa, Constança Maria Silva FestasEste relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório que integra o curso de Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Escola de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e pretende ilustrar o meu percurso formativo, as experiências vivenciadas, os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas no decurso do estágio. Enquanto enfermeira, em processo de formação nesta área de especialidade, contactei com a criança e sua família, em contextos e condições de saúde/doença distintas, no que concerne à Saúde Infantil e Pediátrica, de modo a adquirir e desenvolver, um amplo conjunto de competências que devem caraterizar o enfermeiro especialista, enquanto profissional de referência, pelo seu conhecimento aprofundado neste domínio específico. As competências desenvolvidas, foram organizadas nas quatro grandes áreas de intervenção da Enfermagem, mais concretamente a prestação de cuidados, a gestão, a formação e a investigação, que se interligam e complementam. Ao longo do estágio, as atividades desenvolvidas nas diversas áreas do campo de ação do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, tiveram especial enfoque a promoção da parceria de cuidados e parentalidade, vigilância e promoção do desenvolvimento infantil, comunicação adequada e eficaz com o binómio criança/família, minimização do impacto da hospitalização, gestão da dor e assistência especializada em situações de especial complexidade, entre outras, alicerçadas numa robusta fundamentação teórica. Foi também refletido o papel do especialista na gestão de cuidados e recursos, na formação pessoal e profissional contínua, e como promotor de processos de investigação para o exercício de uma prática baseada na evidência, na procura pela excelência dos cuidados.
- Relatório de estágio : empoderamento de professores sobre recursos de saúdePublication . Ferreira, Ana Leite Lacerda; Amado, João Daniel NevesA promoção da saúde relaciona-se diretamente com hábitos de vida saudáveis, por inclusão de planos e programas de saúde com ações que evitem a exposição a fatores condicionantes e determinantes de doença. Identificar as necessidades de saúde de uma comunidade docente possibilitou o desenvolvimento de programas de saúde que forneceram ferramentas e recursos para desenvolver uma perspetiva crítica nos estudantes sobre questões de saúde, capacitando-os para a tomada de decisão em saúde. O presente relatório traduziu o processo e o resultado de um projeto de intervenção comunitária, realizado no âmbito do Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública. Com o objetivo de identificar as necessidades de saúde dos professores do 2º, 3º ciclo e secundário de uma escola abrangida pela ação de um Agrupamento de Centros de Saúde, adaptou-se a ferramenta de avaliação rápida School for Health in Europe, para proceder à colheita de dados, considerando o ponto de partida para a elaboração do projeto de intervenção comunitária. Apesar dos resultados não terem atendido às expectativas iniciais, o estudo revelou informações importantes que identificou necessidades e áreas de atenção relevantes, nomeadamente a pertinência de reforçar a presença e integração da Unidade de Cuidados na Comunidade na gestão dos vários projetos em implementação na escola, no âmbito da saúde. A elaboração do projeto contribuiu para o desenvolvimento de competências especializadas em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública, na gestão de programas, planeamento em saúde, capacitação de comunidades e vigilância epidemiológica bem como o desenvolvimento de competências previstas para o grau de Mestre em Enfermagem.
- EditorialPublication . Rodrigues, Luís Miguel FigueiredoFalar de «ecologia dos média» é recordar a de Marshall McLuhan e Neil Postman, entre outros, como os fundadores deste conceito. Quando, em 2000, Neil Postman proferiu a conferência com que inaugurou a convenção da Media Ecology Association, pôde explicar o significado da expressão «media ecology» para, depois, lançar aquelas perguntas que ele considera serem fundamentais, para que os média digitais estejam, de facto, ao serviço do ser humano, potenciando uma cada vez maior humanização da humanidade. De modo sintético, as questões centram- -se em torno de quatro eixos: perceber se os novos média potenciam o pensamento racional; em que medida contribuem para o desenvolvi[1]mento de processos democráticos; se oferecem, ou não, um maior acesso a informação significativa; e, por fim, se potenciam o aumento de uma consciência ética que promova uma maior bondade entre os humanos.
- Violência nos profissionais de saúde : a realidade ocultaPublication . Correia, Joana Isabel Lopes; Amado, João Daniel NevesFoi o presente relatório, desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa, e descreveu o percurso realizado no Estágio Final. Os contextos de saúde geram ambientes vulneráveis e propensos à violência que decorrem de um conjunto de situações com origem multifatorial. Representam sérias consequências na saúde física e mental dos profissionais, nos cuidados que prestam e que se repercutem na qualidade da relação que desenvolvem com as pessoas que os procuram. Verificou-se que é um fenómeno que afeta a qualidade dos serviços, impedindo a sua sustentabilidade devido às repercussões na organização e nas relações de trabalho, assim como no desempenho dos trabalhadores. Este estágio foi realizado numa Unidade de Saúde Pública do Porto, onde foi analisada a problemática da violência nos profissionais de saúde. Este trabalho teve como objetivo relatar o percurso da criação da plataforma para a vigilância epidemiológica da violência, identificou-se a prevalência do fenómeno da violência e elaborou-se intervenções que possam ser utilizados no futuro. Para dar resposta aos objetivos construiu-se um questionário baseado em conteúdos e formas de apresentação de outros questionários já existentes a nível nacional e internacional. Elaborou-se em simultâneo uma revisão da literatura de forma a dar resposta à questão: Quais são as estratégias de mitigação na prevenção da violência no local de trabalho dos profissionais de saúde?”. Como resultados obteve-se um modelo de análise da prevalência da violência nos profissionais de saúde e foi elaborado um processo automatizado de análise que apoiará a vigilância regular deste fenómeno assim como alicerça a proposta de intervenções.
- A gestão do catéter de hemodiálise na técnica de substituição da função renal contínuaPublication . Oliveira, Raquel Filipa Henriques; Berenguer, Sílvia Maria Alves CaldeiraO presente relatório surge no âmbito do 15.º Mestrado em Enfermagem, na área de Especialização de pessoa em situação crítica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, com o intuito de analisar o percurso formativo e o desenvolvimento de competências ao longo dos ensinos clínicos na ideologia de futura enfermeira especialista. Os ensinos clínicos foram realizados em meio hospitalar, numa unidade de cuidados intensivos e num centro cardiovascular entre setembro e dezembro de 2022. Por forma a proporcionar uma abordagem especializada e direcionada, no que diz respeito ao fenómeno de Enfermagem, recorri ao modelo de Roper, Logan e Tierney. O tema escolhido, a gestão do cateter de hemodiálise na técnica de substituição da função renal contínua em situação crítica, deu origem a uma scoping review, tendo ainda sido realizados previamente à sua conclusão, a publicação de um protocolo em poster. Esta revisão baseou-se em questões fulcrais, “Quais as intervenções de enfermagem na manipulação do cateter de hemodiálise na técnica de substituição da função renal contínua?”; “Quais as intervenções de enfermagem relacionadas com a prevenção de complicações do cateter de hemodiálise na técnica de substituição da função renal contínua?”. A realização deste relatório acompanhou-se de pesquisa de literatura e de reflexões, que são descritas no decorrer do texto.
