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- O impacto do marketing digital no posicionamento de uma marca no mercado : estudo de caso da marca LacatoniPublication . Fernandes, Beatriz Mariana Sousa; Simão, EmíliaA área do marketing evolui à medida que a tecnologia evolui, tornando o mercado cada vez mais competitivo e exigente por parte dos consumidores, mais atentos e informados, apresentando constantes mudanças de comportamento. Desde o aparecimento da internet e das tecnologias de informação, o termo de marketing digital ganhou força, sendo uma área reconhecida a nível académico e ao nível profissional, implementada, na prática, como plano estratégico de vários negócios. Dentro da disciplina do marketing existem outras vertentes que reforçam o valor e a imagem da empresa perante os consumidores, nomeadamente o marketing de conteúdo, capaz de estabelecer uma relação emocional entre marca e cliente, propiciando a total confiança na marca. Por vezes, não só a apresentação do produto em si pode ser suficiente, mostrar um cuidado especial por determinadas causas sociais ou até mesmo dias celebrativos, pode criar uma imagem positiva de quem vê e se envolve emocionalmente com a marca. Tendo em conta esta vertente do marketing, o presente trabalho debruça-se sobre a estratégia digital nas redes sociais, um veículo capaz de chegar a todos, envolvendo todos os procedimentos, ferramentas e técnicas exploradas no contexto de estágio curricular. De ressalvar o apoio de ferramentas digitais como Meta Business Suite nas redes sociais, para a obtenção de resultados e ajuda na segmentação do mercado digital de um negócio, produzindo também matéria para este projeto ser possível. Toda a matéria foi extraída através da experiência de estágio curricular na Lacatoni, com duração de quatro meses, onde as técnicas aprendidas em teoria, foram postas em pratica, no toca que a gestão de conteúdos.
- Planos HACCP numa empresa de embalamento de especiarias e ervas aromáticas no âmbito da norma IFS FOOD 7.0Publication . Heitor, Ana Rita Couto; Hogg, Timothy AlunA atual exigência do mercado é notória, face ao historial de surtos de origem alimentar na Europa e no mundo nos anos 90 e 2000. Os sistemas de gestão em segurança e qualidade alimentar são imprescindíveis neste setor, estimulando a competitividade das empresas e aumentando a sua preocupação em tornar os sistemas de produção alimentar e cadeias distribuidoras cada vez mais sustentáveis e seguras para o consumidor final. O foco do presente estágio baseou-se na atualização do plano HACCP visto ser o que necessitava de mais atenção pois o antigo não era completo o suficiente para cumprir com os requisitos da norma IFS Food. Esta norma é essencial na rentabilidade da empresa devido à exigência por parte de grandes clientes, mas também porque garante transparência para o consumidor ao longo de toda a cadeia de fornecimento, em termos de segurança e qualidade alimentar. A Navires, tem como domínio de atividade a moagem e o embalamento manual e semiautomático de especiarias e ervas aromáticas em formato de saquetas (g), sacos (kg) e frascos. Além disso, comercializa enlatados, leguminosas secas e produtos diversos como cebola frita e pão ralado, mas estes não são manipulados dentro da fábrica. Foi feito um levantamento, de acordo com a legislação aplicável, de todos os perigos possíveis de contaminar os produtos, desde a receção da matéria-prima até à sua expedição e distribuição. Identificou-se um ponto crítico de controlo na etapa do detetor de metais, por ser uma etapa essencial para que os perigos metálicos estejam num nível aceitável, e cinco medidas de controlo denominadas por pontos de controlo. Estes pontos de controlo, apesar de controlarem perigos menos específicos e significativos que os pontos críticos de controlo, têm uma probabilidade e severidade alta, logo devem ser monitorizados de modo a diminuir a probabilidade de aparecimento e proliferação de determinados perigos. O perigo de farpas de madeira provenientes das paletes utilizadas na receção da matéria prima e na etapa do enchimento e moagem, a ausência de informação de alergénios (mostarda e sulfitos) nos rótulos, a presença de corpos estranhos não segregados pelos crivos (estrutura incorporada no equipamento) na etapa do enchimento automático e, por último, a introdução de corpos estranhos por falhas na selagem por indução eletromagnética (enchimento de frascos), foram os cinco pontos de controlo identificados. Posteriormente a esta identificação, estabeleceram-se limites críticos, procedimentos de monitorização, ações corretivas e planos de verificação tanto para o ponto crítico de controlo como para os pontos de controlo. O objetivo do estágio foi cumprido colocando a certificação pela norma mais perto de ser alcançada, além de que foram desenvolvidas outro tipo de skills fora do ramo de Engenharia Alimentar como a organização, relacionamento interpessoal e versatilidade.
- A importância dos conteúdos digitais na promoção e engagement nas redes sociais : um estudo de caso do Futebol Clube de VizelaPublication . Salazar, Simão Pedro Serra; Simão, EmíliaOs conteúdos digitais assumem um papel basilar na promoção do engagement nas redes sociais. A presente investigação tem como objetivos perceber que tipo de conteúdos a comunidade de fãs do Futebol Clube de Vizela preferem ou querem ter nas redes sociais. O estudo procura analisar o tipo de conteúdo publicado em função das atividades desportivas semanais e analisar o tipo de recursos ou estratégias comunicativas que geram mais interações. Desta forma, foi realizada uma recolha de dados entre Outubro 2021 a Dezembro 2021 nas redes sociais Facebook e Instagram, as mais utilizadas nesse período de tempo, e realizado um inquérito semi-estruturado a nível interno para recolher feedback acerca dos conteúdos e gestão das redes sociais. Os resultados mostraram que as interações nas redes sociais do clube variam muito em função dos resultados da equipa no campeonato, o tom comunicativo difere em função da competição e há um maior foco na equipa principal na criação dos conteúdos. Um “clube pequeno” como o FC Vizela deve repensar na sua comunicação digital de forma a co-criar valor junto do seu público e a se afirmar no espaço digital.
- Experiências e conceções de felicidade em adultos utilizadores e não utilizadores de redes sociaisPublication . Marques, Elsa Beatriz Vides; Gonçalves, Armanda Paula CunhaCom o crescente uso das redes sociais, a atenção tem sido cada vez mais voltada para este tema. A importância de como estas podem ser ou não, no seio cultural contemporâneo, importantes agentes de reforço de visibilidade para uma imposição social evidente – o ser feliz. Nesta investigação realizou-se um estudo fenomenológico com o objetivo de descrever e interpretar a experiência de felicidade associado ao uso de redes socias. Deste modo, este estudo contou com a participação de dez adultos com idades compreendidas entre os 40 anos a 70 anos, usuários e não usuários de redes sociais. Com recurso à aplicação de uma entrevista semiestruturada e um questionário sociodemográfico obtiveram-se como principais resultados a heterogeneidade entre usuários e não usuários de redes socais relativamente ao interesse ou não pelas mesmas; a ambivalência das óticas dos participantes relativas à perceção da relação das redes sociais com a felicidade; as diferentes experiências de felicidade em adultos que usam ou não usam as redes sociais. Assim, a pertinência deste estudo permite comparar como os indivíduos de uma mesma geração se comportam quando se é ou não usuário de redes sociais; é de igual modo, essencial promover e sensibilizar para a importância da felicidade e de se ser, verdadeiramente, feliz; evitar comparações ou vivermos numa felicidade ilusória que nos é transmitida pelas redes sociais.
- Promoção da esperança no cuidado de enfermagem ao adolescente e famíliaPublication . Ferreira, Cláudia Sousa; Charepe, Zaida BorgesO presente relatório de estágio realiza-se no âmbito da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, pela Universidade Católica Portuguesa – Lisboa. Este relatório irá abordar as competências adquiridas para a obtenção do grau de Mestre e Especialista, no decorrer do Estágio realizado em três contextos – Internamento de Pediatria, Unidade de Cuidados Intensivos Especiais e Neonatais e Urgência Pediátrica - que decorreram entre 6 de setembro e 18 de dezembro de 2021, com uma carga horária total de 760h. Os adolescentes enquanto pessoas alvo dos cuidados especializados em enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, trata-se de uma população com particularidades relacionadas com a fase de desenvolvimento em que se encontra, que podem dar origem a desafios constantes e confrontos com o mundo que o rodeia, levando-os a refletir, tomar decisões e assumir condutas que se vão manifestar de forma benéfica para o seu crescimento e desenvolvimento ou de forma negativa, com repercussões na sua saúde. O aumento da morbilidade, das doenças crónicas nas crianças e adolescentes, reflete-se em internamentos mais frequentes e prolongados, requerendo uma intervenção especializada para promover a saúde, o bem-estar e o autocuidado e prevenir as complicações e o impacto negativo da hospitalização. A esperança é um importante fator de resiliência e foi associada a indicadores positivos de saúde. Perante situações de crise assume uma função protetora que previne o desespero e afeta diretamente a sensação de bem-estar, facilitando a adesão e tolerância ao tratamento (Griggs & Walker, 2016; Hinds et al., 1999). É um foco de atenção de enfermagem e assume especial importância no adolescente com doença crónica, complexa, oncológica ou terminal que foi considerado uma população de risco para o desenvolvimento do fenómeno de desesperança (Herdman, Kamitsuru e Lopes, 2021). Neste sentido foi desenvolvido como objetivo geral para este percurso formativo “Desenvolver competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na prestação de cuidados ao binómio adolescente/família, com enfoque numa abordagem comunicacional promotora de esperança”. A finalidade deste relatório é espelhar o contributo do percurso traçado em contexto de estágio para desenvolver e atingir as competências comuns e específicas inerentes ao enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, conforme estipulado pela Ordem dos Enfermeiros, e as competências de mestre de acordo com os Descritores de Dublin. Para isso foram desenvolvidas atividades das quais destaco: no Internamento de Pediatria a implementação de um folheto com estratégias não farmacológicas de controlo e alívio da dor aos adolescentes internados, recorrendo a uma comunicação motivacional promotora de esperança; na Neonatologia foram realizadas atividades promotoras de esperança dos pais dos recém-nascidos pré-termo, recorrendo ao método Canguru e colaborando no projeto do serviço no âmbito da promoção da esperança; por fim, na Urgência Pediátrica foi dada continuidade à atividade iniciada no primeiro contexto, para além de dinamizar a temática da esperança no adolescente junto dos profissionais de saúde, através da realização de sessões formativas. A metodologia utilizada para a elaboração do presente relatório foi descritiva e crítico reflexiva, recorrendo à pesquisa bibliográfica para fundamentar todo este percurso.
- Uma cultura que aprende a ser com os outrosPublication . Duque, EduardoO texto convida-nos a refletir no que se passa no mundo à nossa volta. Se o fizermos, possivelmente constataremos o “quanto não se educa”.
- O comportamento do consumidor no sector de beleza e a sustentabilidade : o panorama portuguêsPublication . Ferreira, Maria Margarida Borges; Soares, Fátima Patrícia Encarnação Marques DiasEstamos perante uma crise ambiental sentida a nível mundial, o desperdício de recursos e produtos é cada vez maior e mais evidente. Perante esta situação surge, cada vez mais com maior relevância, um interesse por parte dos consumidores em adotarem um estilo de vida mais saudável, a serem ambientalmente conscientes e adotarem um consumo mais sustentável em diversas áreas, uma delas no mercado de produtos de beleza e cuidados pessoais. No entanto, existe um conhecimento limitado acerca deste tipo de produtos e uma reticencia em começar a comprá-los devido à evidente diferença de preços e desinformação dada pelas marcas através do greenwashing. Desta forma é realçada a importância da informação para os benefícios deste tipo de produtos, redução do risco percebido, aumento da confiança na marca e o reconhecimento do produto sustentável num mercado altamente competitivo. Com este estudo pretende-se compreender se a emergente crise ambiental e surgimento de uma maior preocupação com a mesma se reflete nos atos de consumo no mercado de produtos de cosmética e cuidados pessoais. Assim, esta investigação tem como principal objetivo explorar o comportamento do consumidor perante a crescente preocupação com a sustentabilidade, com foco no mercado da beleza e cuidados pessoais, sendo o objeto de investigação esse mesmo consumidor de beleza e cuidados pessoais. Atendendo aos resultados do estudo, pode verificar-se que os consumidores inquiridos se encontram familiarizados com estes produtos, sendo que as características mais importantes na sua escolha são as questões de saúde e a qualidade dos mesmos, sendo o preço e a dificuldade de acesso a estes produtos, nos locais em que habitualmente realizam as suas compras, os maiores entraves ao seu consumo.
- A assessoria de imprensa na produção de notícias no sector tecnológico : caso da YongNetwork GroupPublication . Galvão, Lourenço Castelino e Alvim de Syder; Romba, Maria Inês das Neves Moreira de AlmeidaO presente relatório de estágio cinge-se sobre a importância do papel de um assessor de imprensa tem na produção de notícias no sector tecnológico do jornalismo português. Tendo isto em conta, o enquadramento teórico da investigação aborda áreas de interesse para o relatório, entre elas as relações públicas como um conceito geral ao fenómeno da comunicação, a assessoria de imprensa como ferramenta vital e um subconceito das relações públicas, o paradigma atual da produção de notícias e a importância da fonte de informação no processo. Com o intuito de encontrar reposta à pergunta de partida “Qual a importância da assessoria de imprensa na produção de notícias no sector tecnológico?”, é aplicada uma análise qualitativa que permite expor processos sociais pouco conhecidos em torno de grupos particulares e auxilia na construção de novas abordagens, segundo Minayo (2010). Para recolha de dados, foram realizadas seis entrevistas a assessores de imprensa que trabalharam ou trabalham clientes na área da tecnologia e seis entrevistas a jornalistas que trabalham especificamente no cluster da tecnologia. Como consequência da investigação, é notória a importância que os assessores de imprensa assumem no jornalismo tecnológico, nomeadamente na capacidade que têm em produzir ou promover conteúdo com elevado valor noticioso como comunicados de imprensa, algo muito valorizado no ramo do jornalismo tecnológico devido à falta de jornalistas que estejam em exclusivo no cluster. Adicionalmente, o assessor de imprensa ainda é relevante por se tratar de uma das principais fontes de informação que existem e por aproximar os jornalistas e os seus meios às marcas ou empresas, apesar de não significar que sejam a fonte mais utilizada.
- Innovation and winemaking by-product valorization: an ohmic heating approachPublication . Coelho, Marta C.; Ghalamara, Soudabeh; Pereira, Ricardo; Rodrigues, António S.; Teixeira, José A.; Pintado, Manuela E.The by-products of the winemaking process can represent chances for the development of new products. This study focused on the “zero waste” strategy development for by-products generated within winemaking from white and red grape varieties cultivated in the north of Portugal. The phytochemical properties of by-products were identified and characterized. Ohmic heating (OH) as a green extraction method was also applied to grape pomace due to their unknown effects on centesimal and phytochemical compositions. Both protein and carbohydrates were shown to be higher in grape bagasse than in stems. Additionally, red bagasse is richer in bioactive compounds (BC) than white bagasse. The sugar content was 21.91 and 11.01 g/100 g of DW in red and white grape bagasse, respectively. The amount of protein was 12.46 g/100 g of DW for red grape bagasse and 13.18 g/100 g of DW for white. Regarding the extraction methods, two fractions were obtained, a liquid fraction and solid (the remainder after the methodology application). OH presented a higher antioxidant capacity than a conventional (CONV) method. In addition, both extracts presented similar contents of anthocyanins, e.g., delphinidin-3-O-glucoside, petunidin-3-O-glucoside, and peonidin-3-O-glucoside. The solid fraction presented higher amounts of protein and phenols bound to fiber than CONV, which allows its use as a functional ingredient. In conclusion, OH can be an alternative extraction method compared with CONV methods, avoiding non-food grade solvents, thus contributing to circular economy implementation.
- As lojas do futuro : o impacto da transformação digital na experiência do consumidor em loja no sector de luxoPublication . Diogo, Leonor Bento Moucho de Matos; Soares, Fátima Patrícia Encarnação Marques DiasA presente dissertação explora o impacto da transformação digital na experiência do consumidor em ambiente de loja no setor do luxo. Partindo do objetivo traçado, delineou-se uma base teórica que enquadra o universo do luxo com os fatores que o diferenciam e explora igualmente a experiência do consumidor nas lojas físicas de luxo apresentando os principais traços das novas gerações de consumidores deste setor. Finalmente, conceptualiza-se o fenómeno da transformação digital e as suas variantes bem como as tendências mais relevantes para o progresso do ambiente de loja, e consequentemente da experiência dos consumidores de luxo. Tendo em conta a natureza da investigação, utilizou-se uma metodologia qualitativa, que através de entrevistas estruturadas e semiestruturadas, procurou recolher a perspetiva de duas dimensões distintas, mas essenciais para o retalho, ou seja, marcas e consumidores de luxo, no contexto português. Após apresentação e relacionamento entre temas de ambas as duas dimensões, constatamos que as lojas físicas continuam a ter uma relevância significativa para os consumidores ainda para mais num setor que se caracteriza por bens de valor elevado que necessitam de validação e visualização físicas por parte do consumidor aquando da compra. Apesar do avanço registado pelo canal online, ainda mais significativo após a pandemia Covid-19, são registados obstáculos à experiência que em nada se igualam à vivência numa loja física. A evolução tecnológica é reconhecida por ambas as partes, consumidores e marcas, mas a recetividade à sua presença não é consensual. A hiperpersonalização assume-se como uma prioridade e a conveniência que a tecnologia pode trazer no que toca a procedimentos de serviço é altamente exaltada. O futuro é seguramente digital, mas o caminho para a transformação digital ainda é longo e incerto.
