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A importância dos conteúdos digitais na promoção e engagement nas redes sociais : um estudo de caso do Futebol Clube de Vizela

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Abstract(s)

Os conteúdos digitais assumem um papel basilar na promoção do engagement nas redes sociais. A presente investigação tem como objetivos perceber que tipo de conteúdos a comunidade de fãs do Futebol Clube de Vizela preferem ou querem ter nas redes sociais. O estudo procura analisar o tipo de conteúdo publicado em função das atividades desportivas semanais e analisar o tipo de recursos ou estratégias comunicativas que geram mais interações. Desta forma, foi realizada uma recolha de dados entre Outubro 2021 a Dezembro 2021 nas redes sociais Facebook e Instagram, as mais utilizadas nesse período de tempo, e realizado um inquérito semi-estruturado a nível interno para recolher feedback acerca dos conteúdos e gestão das redes sociais. Os resultados mostraram que as interações nas redes sociais do clube variam muito em função dos resultados da equipa no campeonato, o tom comunicativo difere em função da competição e há um maior foco na equipa principal na criação dos conteúdos. Um “clube pequeno” como o FC Vizela deve repensar na sua comunicação digital de forma a co-criar valor junto do seu público e a se afirmar no espaço digital.
Digital content plays a key role in promoting engagement on social networks. The present investigation aims to understand what kind of content the fan community of Futebol Clube de Vizela will consume on social networks. The study seeks to analyze the type of content published in terms of weekly sporting activities and to analyze the type of resources or communicative strategies that generate more interactions. In this way, the respective data were collected between October 2021 and December 2021 on Facebook and Instagram, the most used in that period, but an internal semi-structured survey was also carried out to collect feedback about the contents and management of social networks. The results showed that the interactions on the club's social networks vary greatly depending on the team's results in the championship, the communicative tone differs depending on the competition and there is a greater focus on the main team in the creation of the contents. A “small club” like FC Vizela must rethink its digital communication to co-create value with its audience and assert itself in the digital space.

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Engagement Redes sociais Facebook Instagram Interações Futebol Social networks Interactions Football

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