Browsing by Issue Date, starting with "2023-01-18"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de formulações cosméticas com base em celulosePublication . Ribeiro, Bárbara Inês Ramalho Cardeal dos Santos; Ribeiro, Alessandra Braga; Ramos, Óscar Leandro da SilvaA procura pela utilização de polímeros naturais no desenvolvimento de formulações na indústria cosmética, tem vindo a ser um tema cada vez mais emergente. A elevada quantidade de resíduos gerados no desenvolvimento de um produto é um parâmetro importante e que põe em causa as métricas verdes de sustentabilidade associadas aos processos. Deste modo, a comunidade científica tem-se focado no desenvolvimento de produtos sustentáveis, biodegradáveis e biocompatíveis, que possam contribuir de forma significativa para a redução da produção de resíduos e subprodutos, assentando-se numa economia circular e sustentável. Polímeros como a celulose e o quitosano são atualmente amplamente usados para aplicações das mais diversas áreas, desde a indústria alimentar à indústria cosmética. Deste modo, e de forma a contribuir para uma indústria mais ecológica, neste estágio, desenvolvido numa parceria entre a Universidade Católica Portuguesa e a empresa Amyris®, foram realizados três projetos. O primeiro consistiu no desenvolvimento de micropartículas com base em celulose (microbeads) com ação exfoliante; o segundo na formulação de um produto capilar sustentável à base de quitosano e celulose que permitisse a moldagem, aumento da resistência e tratamento das fibras capilares; e o terceiro no desenvolvimento de um ingrediente passível de ser incorporado numa formulação cosmética, centrado na utilização de celulose quaternizada, como percursora do aumento da aderência da formulação às fibras capilares. Para os três projetos, foram realizadas caracterizações físico-químicas dos produtos, bem como análises das métricas verdes, que incluíram análise de custo, fator ambiental (E-Fator) e intensidade de massa do produto (PMI). Os resultados das micropartículas obtidas demonstraram que as partículas com banho de coagulação em água e ácido cítrico foram as de mais fácil obtenção e mais económicas, para além de apresentarem um formato irregular e tamanho na ordem dos mícron, parâmetros importantes para a sua utilização como exfoliante facial ou corporal. Para além disso, com o teste de coloração, observou-se que não ocorreu transferência de cor das micropartículas coradas para o creme base testado. O produto capilar à base de quitosano foi desenvolvido com sucesso, tendo sido obtido um produto final homogéneo que conferiu resistência e elasticidade às fibras capilares, assim como a reestruturação dos danos cuticulares. Por fim, a formulação do ingrediente à base de celulose quaternizada não mostrou os resultados esperados nos ensaios preliminares obtidos, o que demonstra a necessidade de otimização no processo de funcionalização química da celulose.
- A influência das métricas e dados de consumo na produção de conteúdos jornalísticosPublication . Godinho, Afonso Miguel da Costa Marques Duarte; Figueiras, Rita Maria Brás PedroAtividade com constantes alterações económicas, políticas e sociais ao longo da história, o jornalismo encontrou, na transição para o século XXI, um novo paradigma que se prende, entre outras questões, com uma agudizada crise no setor mediático, que tem no eixo central da sua análise a necessidade de responder ao desenvolvimento tecnológico que se fez sentir, por todo o mundo, a nível económico e social. Conotado, por inúmeros autores, como “Jornalismo 3.0”, o setor mediático atravessa ainda uma crise de identidade que se relaciona com as novas dinâmicas da atividade jornalística, muito mais interativas e digitais. Assim, os media são agora forçados (pelos novos players que dominam o mercado) a repensar nas suas estratégias de produção e distribuição, com o debate a ser remetido para as possíveis soluções para fazer face a este cenário de crise. O presente Relatório de Estágio (baseado numa experiência Curricular realizada no Jornal A Bola), procura compreender as estratégias de negócio, produção e distribuição do jornalismo digital. Através de uma revisão de literatura fundamentada e da experiência vivida em Estágio, foram realizadas entrevistas a dois jornais (A Bola e Público) em contextos digitais diferentes, de modo a perceber a influência que a adaptação digital tem neste cenário. Foi ainda realizada uma análise às dinâmicas dos respetivos websites, com a informação extraída a ser cruzada com os conteúdos das entrevistas, com o objetivo de responder à pergunta de partida: “Qual a Influência das Métricas na Produção de Conteúdos Jornalísticos?”. Através da investigação realizada, foi possível compreender que, atualmente, os sistemas métricos desempenham uma influência ao nível da produção e distribuição dos conteúdos jornalísticos. Essa influência pode ser percecionada de um ponto de vista mais estratégico, com os dados a servirem de promoção e fidelização de leitores e eventuais subscritores. Por outro lado, as métricas podem também “dominar” as organizações jornalísticas menos digitalmente adaptadas ao novo contexto mediático, que se servem delas mais para a captação (momentânea) dos utilizadores, numa estratégia de “sobrevivência” a curto prazo, marcada pela saturada perseguição às tendências digitais.
- Desenvolvimento de um hidrogel facial biodegradável e funcional com base celulósicaPublication . Correia, João Pedro Alves; Ribeiro, Alessandra Braga; Ramos, Óscar Leandro da SilvaAtualmente, os hidrogéis têm sido utilizados em inúmeras áreas com aplicações na Engenharia de Tecidos, bem como noutras vertentes, nomeadamente, farmacêutica e cosmética. O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Estágio do Mestrado em Engenharia Biomédica, na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa em parceria com a empresa Amyris. O objetivo fundamental deste estudo foi o desenvolvimento de um hidrogel facial biodegradável e funcional, com base celulósica e com incorporação de agentes bioativos. Assim, começou por se efetuar uma revisão da literatura dos aspetos teóricos sobre os hidrogéis, focando na sua aplicação na área cosmética. O trabalho resume-se ao desenvolvimento de três formulações principais à base de celulose. A essa base celulósica foram adicionados outros ingredientes como agentes de emulsificação e permeação, entre outros. Posteriormente, os ingredientes e métodos utilizados para o desenvolvimento das formulações foram descritos detalhadamente, incluindo todos os parâmetros utilizados no desenvolvimento dos produtos, bem como as principais metodologias utilizadas para análise e caracterização dos hidrogéis obtidos (por exemplo, ensaios de adesividade, dureza e swelling). Para além disto, foi realizada uma avaliação do custo associado à produção dos hidrogéis, bem como uma análise da sustentabilidade do produto, utilizando-se métricas verdes, como o fator ambiental (E-fator) e a intensidade de massa do produto (PMI), cujos valores foram comparados com os reportados na literatura. Todos os resultados dos ensaios realizados para a avaliação dos hidrogéis foram comparados com produtos comerciais utilizados como controlo. Os resultados mostraram que os hidrogéis contendo como matrizes base a carboximetilcelulose ou a mistura de celulose com amido apresentaram propriedades de adesividade e dureza muito promissoras. Por último, foi realizada uma análise geral de todos os resultados obtidos, com ênfase para as perspetivas futuras e discussão de possíveis melhorias em termos de design e performance do produto, com o objetivo final de se alcançar um hidrogel funcional com as características desejadas e potencial comercial.
