Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A influência das métricas e dados de consumo na produção de conteúdos jornalísticos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203188179.pdf6.91 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Atividade com constantes alterações económicas, políticas e sociais ao longo da história, o jornalismo encontrou, na transição para o século XXI, um novo paradigma que se prende, entre outras questões, com uma agudizada crise no setor mediático, que tem no eixo central da sua análise a necessidade de responder ao desenvolvimento tecnológico que se fez sentir, por todo o mundo, a nível económico e social. Conotado, por inúmeros autores, como “Jornalismo 3.0”, o setor mediático atravessa ainda uma crise de identidade que se relaciona com as novas dinâmicas da atividade jornalística, muito mais interativas e digitais. Assim, os media são agora forçados (pelos novos players que dominam o mercado) a repensar nas suas estratégias de produção e distribuição, com o debate a ser remetido para as possíveis soluções para fazer face a este cenário de crise. O presente Relatório de Estágio (baseado numa experiência Curricular realizada no Jornal A Bola), procura compreender as estratégias de negócio, produção e distribuição do jornalismo digital. Através de uma revisão de literatura fundamentada e da experiência vivida em Estágio, foram realizadas entrevistas a dois jornais (A Bola e Público) em contextos digitais diferentes, de modo a perceber a influência que a adaptação digital tem neste cenário. Foi ainda realizada uma análise às dinâmicas dos respetivos websites, com a informação extraída a ser cruzada com os conteúdos das entrevistas, com o objetivo de responder à pergunta de partida: “Qual a Influência das Métricas na Produção de Conteúdos Jornalísticos?”. Através da investigação realizada, foi possível compreender que, atualmente, os sistemas métricos desempenham uma influência ao nível da produção e distribuição dos conteúdos jornalísticos. Essa influência pode ser percecionada de um ponto de vista mais estratégico, com os dados a servirem de promoção e fidelização de leitores e eventuais subscritores. Por outro lado, as métricas podem também “dominar” as organizações jornalísticas menos digitalmente adaptadas ao novo contexto mediático, que se servem delas mais para a captação (momentânea) dos utilizadores, numa estratégia de “sobrevivência” a curto prazo, marcada pela saturada perseguição às tendências digitais.
Throughout the history, journalism has been an activity with constant economic, political and social changes, having found in the transition to the 21st century a new paradigm easily associated to a deep crisis in the media sector, which has at its core, the deep need to answer to the technological development spreading throughout the world, at an economic and social level. Connoted by numerous authors as “Journalism 3.0”, the media sector is still going through an identity crisis that is related to the news dynamics of journalistic activity. In this sense, the media is now forced (by the new players that are dominating the market) to rethink their strategies for the production and distribution of informative content. Debate has been redirected to the solutions that must be found to face this crisis scenario, including new digital strategies, such as metric analysis and tactics to capture the attention and loyalty of readers. This Internship Report (related to a Curricular experience carried out in Jornal A Bola), seeks to understand the strategies business, production and distribution of today’s digital journalism. Through a literature review and the experience lived in the context of the Internship Curriculum, interviews were carried out with two newspapers (A Bola and Público) in different digital contexts, in order to understand the role played by digital transition in the metric context. An analysis of the dynamics of the websites was also carried out and crossed with the content of the interviews in order to answer the investigation question: “What is the influence of metrics on the production of journalism content?”. Through the research carried out, it was possible to understand that, currently, metric systems play an influence in terms of the production and distribution of journalism content. This influence can be perceived from a more strategic point of view, with big data as a promoter and retainer of the readers and eventual subscribers. On the other hand, metrics can also “dominate” journalistic organizations that are less digitally adapted to the new media context, which use them more for the (momentary) capture of users, in a short-term “survival” strategy, marked by a saturated persecution to the digital trends.

Description

Keywords

Jornalismo digital Métricas Intermediários digitais Estratégias de negócio Digital journalism Metrics Digital intermediaries Business strategies

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue