Browsing by Issue Date, starting with "2022-10-28"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Impacto da transparência na cadeia de abastecimento com a adoção da tecnologia BlockchainPublication . Cunha, Duarte Pinto de Azevedo Pereira e; Ribeiro, Rita Moura Bastos de AlmeidaAtualmente, existe uma maior exigência por parte dos clientes relativamente ao trajeto do produto ao longo da cadeia de abastecimento. Desta maneira, é crucial uma maior transparência, consequência da necessidade de uma maior legitimidade e autenticidade dos produtos. Neste sentido, a adoção da tecnologia Blockchain na cadeia de abastecimento poderá permitir o aumento da transparência, fundamental para o acréscimo de confiança dos consumidores e a construção de uma reputação positiva da organização, resolvendo assim problemas de assimetria de informação. Com o objetivo de compreender o impacto da tecnologia Blockchain na cadeia de abastecimento e o impacto da transparência na cadeia de abastecimento com a adoção da tecnologia Blockchain, realizou-se uma revisão da literatura, seguida por uma análise sistemática. Na revisão sistemática abordou-se a implementação da tecnologia Blockchain referente aos fluxos financeiros e não financeiros da cadeia de abastecimento. Deste modo, analisou-se os problemas evidenciados na cadeia de abastecimento tradicional, as vantagens e desvantagens da tecnologia Blockchain e o impacto da transparência na cadeia de abastecimento. Desta maneira, conclui-se que a tecnologia Blockchain impacta positivamente a cadeia de abastecimento, nomeadamente através do aumento da transparência. Como consequência, verifica-se um acréscimo de confiança ao longo da cadeia, assim como um aumento da simetria de informação, segurança e autenticação, causando um impacto positivo na cadeia de abastecimento.
- Quantos anos dura um sistema de controlo de gestão?Publication . Silva, Nuno Miguel Adão Amorim; Oliveira, José Miguel Pereira dos Santos deA presente dissertação, intitulada “Quantos anos dura um sistema de controlo de gestão”, tem como finalidade problematizar os sistemas de controlo de gestão em termos do seu design e duração, tomando como referência um conjunto de empresas do tecido empresarial português. Entende-se sistemas de controlo de gestão, em sentido lato, como um conjunto articulado de ferramentas que têm como propósito auxiliar a gestão no controlo da implementação de iniciativas estratégicas (Simons, 1990). Nesse sentido, destacou-se a noção holística daquilo que é o controlo de gestão e os seus sistemas, considerando-se esta área algo que auxilia a tomada de decisão estratégica futura. De forma a contextualizar o objeto de estudo deste trabalho, começou-se por estudar os conceitos de controlo de gestão e sistemas de controlo de gestão, bem como os principais motivos que levam a mudanças organizacionais. De seguida, com o auxílio de entrevistas realizadas a profissionais experientes da área, percebeu-se que o processo de gestão obriga a uma constante tomada de decisões complexa e uma interação entre os diversos atores que contactam com as organizações. O trabalho permitiu concluir que, na opinião dos entrevistados e em coerência com a literatura, os sistemas necessitam de ser estáveis, mas não estáticos, tendo de adaptar-se continuamente às mudanças consideradas necessárias para a adaptação ao contexto da organização. Assim, os mesmos duram enquanto são eficientes, pelo que as mudanças operadas resultam de uma conjugação do contexto organizacional, das necessidades dos stakeholders e da vontade dos vários atores.
- Mapeamento cultural do setor das artes performativas na cidade do PortoPublication . Cardoso, Luana Santos; Lopes, Luís MiguelEmbora o mapeamento cultural se tenha tornado prática recorrente e paradigmática para retratar o Setor Cultural e Criativo (SCC) ao nível nacional e internacional, salvo o caso de alguns projetos de continuidade, a maioria são eventos não sistemáticos que, por isso, falham em compreender em profundidade um ecossistema diverso e dinâmico. Ora considerando o SCC no território português verifica-se que é paisagem imaculada do ponto de vista da escassez de investigação detalhada, encontrando-se subjugado a agitação sem fundamento alicerçado. Muito está por estudar no SCC, pelo que se explorou caminho através da concentração incisiva e detalhada no setor das artes performativas na cidade do Porto. A importância do setor é hoje unanimemente reconhecida mas a sustentabilidade das artes performativas é contestada pelos seus agentes, tópico recorrente das agendas políticas e são tidas como um dos setores mais difíceis de observar (DCMS, 2016, p.19; KEA, 2006, p.185). Para além de constatar os sintomas como podemos também compreender o seu fundamento? Este foi o desafio da investigação. O objetivo foi concretizar o mapeamento cultural do setor das artes performativas aplicado à cidade do Porto e analisar o seu impacto socioeconómico. Ao longo da investigação percebeu-se a dimensão alargada e heterógena do objeto de estudo: no âmbito da definição e delimitação dos conceitos (cultura, SCC, artes performativas e mapeamento cultural) que estão em constante evolução e da diversidade de propostas de análise estatística e de recolha de dados. Partindo desta conjuntura, foi naturalmente necessário o recurso a uma metodologia complexa que versou compreender autores, conceitos, métodos e fontes de informação diversas, e que, portanto, exigiu a colaboração diversificada de contributos e colaboradores. Pretende-se que a investigação abra novas perspetivas e perceções do setor das artes performativas ao alavancar os meios e poderes do mapeamento cultural enquanto prática de investigação, bem como conduza à sensibilização, participação e envolvimento da comunidade.
- Stress, confiança e rendimento desportivo: análise do papel mediador da avaliação cognitivaPublication . Morais, Catarina; Simães, Clara; Gomes, A. RuiA participação no desporto juvenil, e em particular na competição, nem sempre tem impacto positivo nos atletas. Sakar e Fletcher (2014) sumarizaram as principais fontes de stress na competição juvenil: receio de insucesso desportivo, de cometer erros, e de sofrer lesões, má condição desportiva, expectativas sociais, os adversários.No entanto, o modo como os atletas se sentem face ao desporto não depende apenas do potencial stress do desporto, mas também do modo como o stress é avaliado pelos atletas.Assim, este estudo analisou o papel mediador da avaliação cognitiva na relação entre o stress competitivo, a autoconfiança desportiva e as expectativas de rendimento desportivo.
- Houston we have a problem : a resposta da Coudelaria Vila Nova à crise causada pela COVID19Publication . Nova, Francisco da Cruz Vila; Oliveira, José Miguel Pereira dos Santos deA pandemia de COVID19 teve um enorme impacto na economia mundial e muitas empresas tiveram de se adaptar para fazer face à crise que dela resultou. O setor equestre viu-se a braços com desafios nunca antes sentidos e teve de se reinventar para conseguir sobreviver e ultrapassar as adversidades. A resposta do setor foi, no geral, em linha com aquilo que a literatura elencava como boas práticas de gestão de crise, no entanto, nem todas os resultados tiveram os efeitos desejados. A Coudelaria Vila Nova, enquanto empresa representativa deste setor, usou várias medidas do ponto de vista financeiro e operacional, com o objetivo de tentar minimizar os efeitos da crise e criar condições para a sua prosperidade nos períodos subsequentes a estes eventos. A capacidade de inovação e adaptação revelou-se crucial para a subsistência desta empresa, que viria a recuperar e até melhorar a sua condição no mercado após a reabertura da atividade económica.
- Deliberações sociais nulas por vícios de substânciaPublication . Borges, Inês Almeida; Cunha, Paulo Miguel Olavo de Pitta e
- Cultural mapping of the activities of artistic and cultural production in the city of Porto visual arts sectorPublication . Sousa, Ana Luísa da Costa e; Teixeira, Luís Miguel LopesThe present dissertation was developed in the context of an ongoing research project – HAC4CG (CITAR - UCP), focused on the theme of climate change. Specifically, it was produced as part of Research Line 2, which aims to map the artistic and cultural production in the city of Oporto, assessing its socio-economic impact and geographical distribution, as well as inventorying sustainable practices. Specifically, this dissertation focuses on the Visual Arts Sector in Oporto. Two main themes are approached in the present work: cultural mapping and the cultural and creative industries. The origins of cultural mapping exercises remote to the 60s/ 70s, applied to the study of Indigenous communities as a means for communicating their knowledge (Ribeiro et al., 2020) to the development of policies (Bennet & Mercer, as cited in Currie & Correa, 2021). As for the CCI, in the last 20 years, the recognition of their impact (Ponzini et al., 2014) on the economy (Lee & Gilmore, 2012) and the development of regions (Linde et al., 2020) has been reinforced. Which, in turn, has increased the demand for evidence-based policies and, consequently, the promotion of cultural mapping exercises focusing on the CCI (Ponzini et al., 2014) As for the Portuguese context, ten years have passed since the last study focusing on the North Region. Which, alongside the existing evidence on the potentialities of the CCS, justifies the relevancy of the present research. This dissertation, therefore, aims to provide a current picture of the Visual Arts sector, as of its artistic and cultural production, in the city of Oporto. The Review of the Literature was the first step taken when approaching the project. In order to do so, the protocol Prisma Extension for Scoping Reviews was followed, assuring a transparent review and the replicability of the processes. The Scoping Review included 27 publications, obtained through search in Scopus and Web of Science databases. The statistical and narrative analysis of the articles allowed for the understanding of the concept of cultural mapping, its methodologies, and applicability to study of the Visual Arts sector in Oporto. The mapping of the entities based in Oporto that form the Visual Arts Sector and of their artistic and cultural production followed. First, the sector was characterised based on the Sabi and INE databases and the report Estatísticas da Cultura (2021). The analysis concerned the number of companies, employees, GVA and international market on a national, regional (North Region and Lisbon Metropolitan area), sub-regional (Oporto and Lisbon Metropolitan Areas) and local (the city of Oporto and Lisbon) level. For the study of the Visual Arts sector in Oporto, the data obtained from Sabi database was further deepened through a questionnaire survey sent to 131 entities. This step gave origin to a sample of 19 entities, analysed for the characterisation of the companies and their activity (regular/ projects), as for the identification of the presence of the theme of climate change in their activities (inventorying sustainable practices).
- A inexistência jurídica como vício de deliberações sociaisPublication . Santos, Beatriz Veiga; Cunha, Paulo Miguel Olavo de Pitta e
- Melhoria do controlo de gestão da OLI : um estudo de viabilidadePublication . Santos, António Pimentel Machado Martins; Oliveira, José Miguel Pereira dos Santos deO orçamento tradicional encontra-se disseminado pela maioria das organizações, atendendo à importância dada por estas ao papel fulcral desta ferramenta na constituição dos MCS (Bunce et al., 1995) e tendo em consideração a sua função integrativa, capaz de agregar diferentes elementos e processos num único plano (Hansen et al., 2003). Porém, nos últimos anos, tem sido alvo de grandes críticas e cada vez mais intervenientes têm desafiado o seu uso, resultando, naturalmente, no aparecimento de soluções alternativas. Os principais objetivos desta dissertação passam pela análise dos presentes MCS na OLI, explorando a viabilidade de implementação de uma proposta alternativa de melhoria, baseada na interligação de diferentes ferramentas, técnicas e abordagens num novo pacote integrado de MCS que permita à organização uma maior capacidade de resposta à mudança e incerteza, características da nova envolvente. Para tal, para além da investigação empírica prévia, foi recolhida informação através da observação direta, da realização de entrevistas, conversas informais, e análise de documentos e relatórios. O presente trabalho apresenta um conjunto de orientações alternativas ao desempenho das funções do orçamento, propondo formas de combinar e coordenar diferentes controlos de gestão e princípios num pacote integrado flexível e adaptável, coerente com as necessidades da OLI. Dada as características inerentes da organização, decidiu-se não abandonar por completo o orçamento, mas antes torná-lo parte de um conjunto de sistemas que inclua, entre diferentes ferramentas, alguns dos princípios do Beyond Budgeting. Será interessante no futuro perceber a abordagem da empresa à mudança sugerida e suas consequências práticas. Este estudo contribui para o estudo dos MCS como um pacote, assim como para a análise da implementação parcial do Beyond Budgeting.
- Orçamento tradicional e rolling forecasts : estudo acerca da realidade empresarial em PortugalPublication . Silva, Diana Isabel Azevedo e; Oliveira, José Miguel Pereira dos Santos deO orçamento tradicional (OT), é uma ferramenta utilizada por grande parte das organizações, nos processos de planeamento e controlo de gestão. Contudo, pelas inúmeras desvantagens que vários autores têm vindo a enunciar, (Hansen, 2011; Player, 2003; Hope & Fraser, 2003a), as empresas têm vindo a abandonar o seu uso, ou a utilizar ferramentas alternativas, como forma de complementar e compensar as lacunas identificadas. Quando as empresas decidem abandonar o uso do orçamento tradicional, podem adotar um novo modelo de gestão, designado por beyond budgeting. Quando as organizações, pretendem manter o uso dos OT, mas complementam com uma outra ferramenta, então estamos perante o modelo better budgeting. Neste sentido, o presente trabalho, tem como objetivo perceber, na prática, qual a posição das empresas portuguesas, relativamente ao uso do orçamento e qual a ferramenta alternativa que usam, ou não, ao OT, com principal foco nos rolling forecasts, bem como o impacto do seu uso no desempenho da organização. Assim, como forma de responder ao objetivo deste estudo, prosseguiu-se à investigação empírica, através da implementação de questionários a um conjunto de empresas portuguesas, com o propósito de confrontar os resultados com a literatura. Como resultado, verificou-se que, para a amostra de empresas portuguesas, o OT aparentemente continua a ser uma ferramenta maioritariamente utilizada nos processos de planeamento e controlo. Contudo, o estudo também parece demonstrar haver um interesse significativo na utilização de ferramentas complementares, como os rolling forecasts e o balanced scorecard.