Browsing by Issue Date, starting with "2022-02-25"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- O contributo da disciplina de EMRC para a prevenção do bullying : proposta para a unidade letiva «Dignidade da vida humana» do 9.º ano do programa de Educação Moral e Religiosa CatólicaPublication . Oliveira, Nuno André Mariz; Varanda, Maria Isabel PereiraDesde os primeiros estudos sociológicos sobre a escola que se constata a presença de violência. Por conseguinte, os episódios de violência em ambiente escolar designamse por bullying. Neste sentido, o presente estudo propõe um itinerário de prevenção da violência na escola, a qual terá como pano de fundo a visão cristã da pessoa humana, enquanto revestida de uma dignidade fundamental e orientada para a realização com os outros, isto é, vivendo em sociedade. Portanto, como se pode educar para a prevenção do bullying? Pode a disciplina de EMRC, através dos seus conteúdos programáticos, contribuir para a educação em prol da prevenção do bullying? Estas e outras questões serão respondidas ao longo deste estudo, o qual culminará com a proposta de lecionação da Unidade Letiva «A dignidade da vida humana».
- O uso da atividade física como ferramenta no combate ao AlzheimerPublication . Miguel Filho, Cosme Marcelino; Duque, Eduardo Jorge Gomes da CostaEsta pesquisa busca, través de uma revisão sistemática, discutir o tratamento da Doença de Alzheimer (DA) através da prática de exercícios físicos, no sentido de trazer os mais importantes entendimentos e demonstrar a necessidade de estímulo dos idosos a esta prática, de forma a ser alcançada a longevidade com qualidade de vida e o bem-estar, com a respetiva saúde mental, de maneira a retardar a DA e impedir o seu avanço. A educação física é também o instrumento de prevenção do desenvolvimento da doença de Alzheimer, particularmente, entre as pessoas que chegam à velhice e procuram manter-se ativas. O surgimento da doença faz com que o idoso tenha sua vida totalmente transformada, onde sua autonomia é perdida e, quando assim é, o idoso passa a depender dos cuidados de familiares ou de cuidadores o que para muitos é o início das depressões. Assim, a proposta da realização de exercício físico tem como objetivo fazer com que as atividades, sejam elas leves ou moderadas, causem determinados impactos no cérebro, de forma a proteger as funções essenciais à manutenção da independência do idoso e, no caso da pessoa já sofrer da Doença de Alzheimer, fazer com que o seu avanço não seja acelerado, uma vez que esta doença promove uma total dependência em consequência da perda de funções e habilidades, antes comuns à sua prática cotidiana.
- Atas do X Encontro Anual da AIMPublication . Natálio, Carlos; Marques, Elisabete; Alves, Marta Pinho
- Consumo de álcool e vivência psicológica da gravidez em mulheres portuguesasPublication . Moreira, Margarida Luís Oliveira Gonçalves; Xavier, Maria Raúl Andrade Martins LoboEste estudo exploratório teve como objetivo principal conhecer o fenómeno do consumo de álcool durante a gravidez assim como a prevalência e preditores de consumo, nomeadamente a vivência psicológica da gravidez, utilizando um grupo de grávidas portuguesas. Recorreu-se à metodologia quantitativa e os dados foram recolhidos através de um Questionário Online que incluiu três instrumentos – Formulário das Questões Sociodemográficas, Gravidez e Estilo de Vida, Alcohol Use Disorder Identification Teste (AUDIT) e a Escala de Atitudes sobre a Gravidez e Maternidade (EAGM). Os principais resultados prendem-se com a existência de associação entre o fumar antes da gravidez e o consumo de álcool antes da gravidez. Existência de diferenças altamente significativas entre a frequência de consumo de álcool antes e durante a gravidez no que concerne ao Item 1 do AUDIT e ao valor total do AUDIT. Por fim verifica-se uma correlação significativa positiva entre os 2 valores totais do AUDIT (antes e durante a gravidez). Face à escassez de informação sobre o fenómeno em Portugal, este trabalho espera ser um contributo para uma maior informação sobre tema, alertando para a importância deste fenómeno, fazendo parte de um estudo mais lato.
- The presidency of Evo Morales : an archetype of latin american populism?Publication . Brum, Sabrina Isabel; Franco, LíviaOn January 22, 2006, Evo Morales Ayma was inaugurated as the sixty fifth President of Bolivia and was the first indigenous man to hold the position. After holding the position for nearly fourteen years, Evo Morales was removed from office on November 10, 2019, following a slew of revolts that broke out across the country protesting his fourth consecutive presidential term. He was one of Latin America’s longest serving presidents, and despite having lost a referendum which would have given him the authority to do so, he attempted to hold on to power for another term through an illiberal election. The case study of Evo Morales is a prime example of Latin American populism and through this example we can analyze the development of populism in the region. This dissertation will explore what populism is, how it can be identified in Latin America, and the evolution of Evo Morales’ populism throughout the course of his presidencies.
- The restructuring of communication consultancies during the Covid-19 pandemicPublication . Leite, Marta Carvalho Martins; Simão, João Duarte Borges Martins de VasconcelosIn this internship report it is developed a study on the restructuring of communication consultancies during the Covid-19 pandemic, with the example of the Portuguese paradigm. The theoretical framework includes an overview of communication consultancies – what kind of services they provide, the types of professionals working there, the future of these organizations and a brief description of the Portuguese case – and an explanation on the Covid-19 pandemic as a crisis situation. In order to answer to the research question – How did the Covid-19 crisis affect the sector of communication? – the methodology carried out was a qualitative method. It involved an internship in a Portuguese communication consultancy – Media em Movimento – with interviews to the three main members, and questionnaires to APECOM’s associated consultancies. From this investigation, it is possible to conclude that the current pandemic context is affecting communication consultancies in a more societal level, rather than in a financial one. It is fundamental to understand the two dimensions of the Covid-19 crisis: the economical and the societal. Regarding the economical crisis, communication consultancies are overcoming their financial problems, or even did not feel any struggle, for the work of these organizations can be done remotely, without causing any monetary prejudice. However, most consultancies refer to the lost of human interactions caused by the mandatory home office, which is affecting their work indirectly. Although, because we are living in a pandemic context for 18 months, the majority of communication consultancies are implementing hybrid working systems that includes both remote and in person work.
- O testemunho evangélico de Óscar Romero : um caminho martirial salvadorenho para a santidadePublication . Angel Comayagua, Gerardo Alberto; Duarte, Alexandre FreireEste trabalho de Dissertação versa sobre a mensagem evangélica em algumas das principais homilias de Dom Óscar Romero como Arcebispo de San Salvador. O mesmo tem três Capítulos. O primeiro Capítulo descreve a história dilacerada e lacerada de um país – El Salvador – que se formou à sombra da opressão, violência e pobreza extrema, em primeiro lugar devido ao controlo espanhol e, em segundo lugar, fruto do poder militar – algo que desembocou numa guerra civil nos anos 80 do séc. XX. O segundo Capítulo relata a vida de um homem – Óscar Romero – que, nascendo no seio de uma família cristã, acabou, pelo seu carisma e zelo cristãos, por ser chamado a ser a Arcebispo de San Salvador. Vivendo os três anos em que foi Arcebispo dessa cidade num esforço constante para defender os oprimidos da prepotência militar e económica, Romero acaba por morrer martirizado por pessoas movidas pelo ódio à fé. Finalmente, o terceiro Capítulo desenvolve, ao ritmo da História da Salvação, uma análise dos temas evangélicos capitais que – refletindo a preocupação de Dom Óscar para com os mais sofridos na linha do Bom Pastor – estão presentes nas homilias proferidas pelo mesmo enquanto Arcebispo de San Salvador nas festas de Cristo Rei, da Ceia do Senhor e do Domingo de Páscoa.
- A importância da liderança nas equipas dentro das organizaçõesPublication . Antunes, Dora Helena Pinheiro; Lopes, Sílvia PereiraO objetivo primordial deste estudo foca-se em compreender e avaliar a importância da liderança nas equipas dentro das organizações. Na literatura, o papel da liderança tem sido destacado como sendo determinante no funcionamento das organizações com o propósito de melhorar não só o desempenho dos membros, mas também como meio de atenuar possíveis desacordos laborais que possam surgir na equipa. No presente estudo, com uma amostra de 169 trabalhadores Portugueses, analisou-se a relação entre o estilo de liderança transformacional e a qualidade da relação da equipa (i.e., TMX), bem como a relação entre o estilo de liderança transacional e a qualidade da relação da equipa (i.e., Team-Member Exchange – TMX). Os resultados deste estudo, sugerem que os dois estilos de liderança contribuem positivamente para a qualidade da relação da equipa. No entanto, quando os dois estilos de liderança são analisados em simultâneo, isto é, incluídos num mesmo modelo concetual, essa relação positiva deixa de existir.
- A influência da comunicação interna no compromisso, envolvimento e satisfação dos colaboradores em regime de teletrabalho : estudo de caso Philip Morris InternacionalPublication . Andrade, Mafalda de Figueirôa Pedro Garção; Romba, Maria Inês das Neves Moreira de AlmeidaCom as mudanças trazidas por um mundo cada vez mais globalizado, as organizações sentem a constante necessidade de se adaptar a um ambiente de trabalho mais tecnológico e “worker friendly”. Torna-se cada vez mais importante o conforto, satisfação e integração dos colaboradores para que isso se traduza num ambiente organizacional positivo permitindo assim alcançar vantagem competitiva. A Comunicação Interna passou a desempenhar um papel determinante, atuando como mediadora entre a organização e os seus colaboradores, e nos dias de hoje, com a implementação das novas tecnologias houve uma transformação das organizações para uma dinâmica mais digital. As novas tecnologias permitiram também o crescimento da prática do teletrabalho que passou a ser utilizado como uma importante ferramenta na estratégia das organizações, contribuindo para o aumento da sua competitividade. Assim, o presente estudo, que decorreu na empresa Tabaqueira – Philip Morris, teve como objetivos: 1. Perceber de que forma os colaboradores se sentem comprometidos, envolvidos e satisfeitos em regime de teletrabalho; e 2. Compreender a importância da Comunicação Interna para o compromisso, envolvimento e satisfação dos colaboradores. Optou-se por um Estudo de Caso, tendo sido aplicadas entrevistas a uma amostra de 19 colaboradores da empresa Tabaqueira – Philip Morris. Dos resultados, podemos perceber que os teletrabalhadores da Tabaqueira se sentem comprometidos, envolvidos e satisfeitos em regime de teletrabalho.
- Marketing de conteúdo : planeamento, estratégia e execuçãoPublication . Oliveira, Rita Maria Ferreira; Pessôa, Clarisse Alves MonteiroA disciplina marketing tem sido alvo de mudanças que acompanham, entre muitos fatores, a evolução tecnológica, as alterações nos comportamentos dos consumidores como partes integrantes da sociedade e o fenómeno da globalização. O marketing, como um estudo constante de um estado evolutivo, compreende uma imensidão de termos, estratégias e até géneros. Com o aparecimento da internet e o desenvolvimento das tecnologias de informação, o termo “marketing digital” popularizou-se, tanto numa ótica teórica - sendo alvo de estudo do mundo académico - como prática, sendo implementado, como um plano estratégico, por várias empresas, a nível mundial. A acompanhar esta vulgarização, e ainda numa perspetiva digital, surge o termo “marketing de conteúdo”, que, caracterizado como parte arte, parte ciência, proporciona uma segmentação minuciosa, e, através da recolha de dados sobre o consumidor-alvo, permite às empresas acrescentar valor à sua imagem e contar histórias com as quais o consumidor se identifica, contribuindo, consequentemente, para o estabelecimento de uma relação entre empresa e cliente. Propicia ainda um aumento na credibilidade da marca e contribui diretamente para o posicionamento da mesma. Uma estratégia de marketing de conteúdo revela-se impactante e eficaz no sucesso de uma marca, nesse sentido, o presente trabalho debruça-se, principalmente sobre os procedimentos, ferramentas e estratégias do marketing de conteúdo. De entre os resultados obtidos, é de ressalvar a importância da segmentação e o auxílio que ferramentas como Google Analytics Audience podem prestar. São várias as ferramentas que assistem o marketer na delineação de uma estratégia de marketing de conteúdo e na criação do mesmo, como o Google Trends, SimilarWeb, Google Adwords’ Keyword Tool, entre outras. O objeto de estudo adveio de um estágio curricular na agência digital Vitamina., cuja duração foi de quatro meses, e onde a investigadora do vigente trabalho de investigação trabalhou exclusivamente com a produção, gestão e distribuição de conteúdo.