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- Cultura nacional e vantagem competitiva em mercados de exportação : o caso da M&A Creative AgencyPublication . Simões, Bernardo Maria de Seabra Neves de Carvalho; Morais, Ricardo AlexandreA competitividade de Portugal é um tema de intenso debate. Várias perspetivas e assunções foram tidas ao longo das últimas décadas sobre a melhor forma de o fazer. No entanto, constata-se que as abordagens definidas não são eficazes na atual divisão internacional do trabalho. Na presente dissertação sugere-se olhar para a cultura nacional para definir o modo de competir nesse cenário. Essa sugestão nasce da identificação de três características idiossincráticas da cultura portuguesa: o particularismo, o tradicionalismo e o policronismo. Reconhece-se que a competitividade deve estar assente em competências organizacionais e não em recursos tais como a cultura organizacional. Para o caso das empresas exportadoras portuguesas, identificam-se três competências organizacionais valiosas, raras e difíceis de imitar: a customização, a modularidade e a agilidade. Ora, da relação entre estes dois conceitos – cultura nacional e vantagem competitiva – resulta uma estratégia de diferenciação premium: a flexibilidade premium. Segundo esta, a competitividade de Portugal está assente em valores particularistas, tradicionais e policrónicos e traduz-se numa oferta customizada, modular e ágil, cobrada internacionalmente a um preço premium. Os concorrentes reconhecem esses processos como superiores. No entanto, assumem que não os conseguem imitar. A compreensão desse fenómeno levou a que se sugerisse a criação de uma curva de valor portuguesa. Para estudo desta hipótese, adotou-se um estudo de caso único exploratório. Optou-se por um caso representativo de uma PME exportadora portuguesa: a M&A Creative Agency. Esta é uma empresa que presta serviços de publicidade, marketing e comunicação. A análise do caso permitiu concluir que estamos perante um caso sólido de flexibilidade premium: as ofertas são altamente customizadas, aceitam e valorizam realizar encomendas modulares, e a agilidade é extrema de forma a garantir o máximo de urgência possível na execução das encomendas. Identificou-se nessa análise determinados fatores de customização, modularidade e agilidade no presente estudo de caso. As descobertas levaram a sugerir a criação de um Índice de Flexibilidade Premium. Argumenta-se que esse Índice possa servir para benchmarking entre empresas e inclusivamente indústrias em termos de flexibilidade premium.
- How tone is used across CEO letters : the impact of financial crisis evidence from the UKPublication . Ferreira, Filipa Freire; Alves, Paulo Alexandre PimentaWe study the tone present in CEO Letters of firms listed in London Stock Exchange (LSE), more specifically, by defining two alternative approaches to assess tone: the CEO Letter as a whole and the weighted approach, where the percentages chosen for Sections 1, 2 and 3 are, 10%, 80% and 10%, respectively. By differentiating these two models, we intend to analyse if differences exist between the whole text tone and the tone present in each section. Secondly, we aim to understand if there are differences in the tone means within sections for the same CEO Letter. Additionally, we study the impact of financial crisis by analysing the changes in some textual features of CEO Letters, more specifically, tone, uncertainty, and causality. Furthermore, we also analyse if there is a significant change in the relationship between firm’s current performance and its reported tone in crisis versus non crisis settings that might help us conclude which scenario is more likely for firms to engage in impression management. By using several linear regression models, we conduct an analysis of the textual features in CEO Letters as a whole and in its sections, individually. There are indeed differences between the whole text tone and the tone of each section and, differences in the tone means within sections. Tone is explained by the financial crisis. While uncertainty words increase with Financial Crisis, we do not find any relevant link in the use of causal words. Regarding current firm’s performance and tone relationship, we do not observe any significant change in this relationship from crisis to non-crisis years.
- Dizer Deus numa era pós-secular : contributo da Educação Moral e Religiosa Católica à luz da reflexão a partir da Unidade Letiva 2 do 9º ano “Deus, o grande Mistério”Publication . Fernandes, Michael Johnathan; Fontes, Paulo Fernando de Oliveira; Carvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de SáO presente Relatório final da Prática de Ensino Supervisionada (PES) elaborado no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas – especialização em Educação Moral e Religiosa Católica tem como objetivo expor uma reflexão sobre o contributo educativo da Educação Moral e Religiosa Católica no momento de dizer Deus numa era tida como pós-secular. A PES foi realizada na EB 2,3 Pedro D’Orey da Cunha e a lecionação incidiu sobre a Unidade Letiva 2 do 9º ano “Deus, o grande Mistério”. A reflexão gira em torno das implicações que o processo de secularização introduziu na sociedade, sobretudo a Ocidental, e qual o lugar e contributo da(s) religião(ões) na atualidade cultural pós-secular. Articula-se, igualmente, o ensino religioso com a laicidade do Estado e do ensino, sublinhando a sua legitimidade e a fundamentação da sua presença na escola pública. O estudo culmina com o contributo educativo que a Educação Moral e Religiosa Católica oferece ao explorar o fenómeno religioso capacitando os alunos para poder dizer Deus, através da pessoa de Jesus Cristo, máxima revelação do Pai, encontrando n’Ele as respostas às inquietudes e o sentido última da existência humana.
- A celebração judaica do Yôm Kippur : e seus «ecos» neotestamentários à luz da Carta aos HebreusPublication . Morera Mesén, Jose Pablo; Almendra, Luísa Maria VarelaO presente estudo pretende evidenciar algumas afinidades, alusões, «ecos» da celebração judaica do Dia da Expiação, Yôm Kippur, que de modo mais ou menos explicito encontram-se presentes na Carta aos Hebreus. Com este objetivo o trabalho está organizado em quatro capítulos. No primeiro capítulo abordaremos as diversas dimensões celebrativas no Judaísmo procurando encontrar nelas os contactos com suas festividades, essencialmente com o Yôm Kippur. O segundo capítulo debruçar-se-á numa análise completa e profunda do principal texto normativo do Dia da Expiação, Levítico 16, mas também encontrar-se-á algumas disposições presentes noutros textos bíblicos de menor amplitude e importância, todos atribuídos à tradição sacerdotal P. No terceiro capítulo observaremos textos da literatura Judaica antiga, de modo particular o tratado Yomá da Mishná, assim como o Rolo do Templo dos escritos de Qumrãn, e escritos de Filão de Alexandria e de Flávio Josefo referentes aos Yôm Kippur. Assim, no quarto capítulo passaremos a analisar a Carta aos Hebreus, a fim de tentarmos demostrar como neste escrito as peculiaridades do rito do Dia da Expiação se encontram em relação com a obra salvífica de Cristo; pois autor da carta trabalha uma estreita analogia entre o sacrifício de Cristo e os sacrifícios do A.T., que procuram alcançar o perdão dos pecados, sobretudo, os praticados na celebração do Yôm Kippur. Por último, como elemento complementar do nosso estudo realizamos um Excursus sobre outros «ecos» encontrados do Yôm Kippur na literatura neotestamentária.
- Artificial intelligence system for the automatic detection of Alzheimer disease through electroencephalographic signalsPublication . Araújo, Teresa Guerra Mendonça de Sousa de; Rodrigues, Pedro Miguel de LuísAlzheimer’s Disease (AD) stands out as one of the main causes of dementia. This neurodegenerative disease is characterised by the deterioration of human cognitive functions – the accumulation of toxic substances in the brain causes the progressive death of neuronal cells. Worldwide, AD represents around 65% of all dementia cases, affecting mainly elderly people. This disease is composed by four evolutionary stages and the asymptomatic period can last up until 20 years. With respect to the researcher’s community, this topic remains a huge challenge since it is crucial to create a tool to assist the diagnosis in the early stages with the aim of halting the disease progression. In this way, the main purpose of this dissertation is to develop a system that would be able to differentiate each disease stage. Thereby, a nonlinear multiband analysis of the Electroencephalographic Signals (EEG) was performed enabling to study its behaviour and to extract several features from each study group. After a feature selection per electrode, it was executed, by means of Classic Machine Learning (ML) and Deep Learning (DL) methods, the data classification through a process of leave-one-out cross validation. The maximum accuracies obtained were 78.9% (C vs MCI), 81.0% (C vs ADM), 84.2% (C vs ADA), 88.9% (MCI vs ADM), 93.8% (MCI vs ADA), 77.8% (ADM vs ADA) and 56.8% (All vs All). Considering the topographic maps, it can be concluded that the central and parietal brain regions are the ones that present the most significant differences when the study groups were discriminated. In conclusion, it can be stated that entropy features are the most relevant and that DL did not over performed Classic ML results. Regarding the state of the art with the same EEG database, the proposed method outperforms by 2% in the binary comparison MCI vs ADM. This improvement reflects the performance of this powerful tool in detecting AD.
- Virtual restitution of the Crystal Palace of OportoPublication . Henriques, Frederico; Pastor, Bruno
- O papel das agências de comunicação nas organizaçõesPublication . Braga, Maria Inês Costa; Pessôa, Clarisse Alves MonteiroA primeira agência de comunicação surgiu em meados do século XIX e desde então acompanham as tendências comunicacionais, ajudando as organizações a superar os seus desafios e servindo de suporte na conceção e implementação de uma Comunicação Estratégica. Com a evolução dos meios tradicionais para os meios digitais, as agências têm apostado cada vez mais em diferentes maneiras de promover as Organizações, bem como os seus produtos e serviços. É objeto de estudo do presente relatório, a compreensão do valor simbólico e material que as agências de comunicação têm para as Organizações em termos de apoio na criação e implementação de uma Comunicação Estratégica. Além da experiência do estágio, recorreu-se de pesquisa exploratória, através da análise qualitativa, pelo método de entrevista estruturada a diretores das duas agências nas quais a estudante estagiou. Como método quantitativo elaboramos um questionário online com o objetivo de compreender a opinião dos diversos públicos sobre as agências, entre eles colaboradores de Organizações que já recorreram ao apoio de agências, bem como público geral para perceber o seu conhecimento sobre esta área. As conclusões deste estudo foram conseguidas através da análise crítica dos dados, que nos permitiu perceber que as agências de comunicação são efetivamente um recurso importante para as Organizações e que têm, sobretudo, apoiado no acompanhamento da transição das marcas para o digital, sendo um suporte relevante no sentido de proporcionar as estratégias e as ferramentas mais adequadas às necessidades das Organizações.
- An integrated analysis of the chairman's letter and firm performancePublication . Leite, Carolina Simões Correia Vieira; Alves, Paulo Alexandre PimentaThe impact of the use of complex financial narratives was studied and its link with firm performance. This was done by analysing one of the most important sections of the annual report, the chairman letter. The use of complex financial narratives was measured by the three variables: Fog Index, Flesch Formula and Log(Word Count). These three variables were regressed and analysed against two measures of financial performance (EPS and ROA) and a series of control variables, using a multivariate model. Furthermore, we also studied the use of forward looking words, during periods of economic struggle. Following this analysis our results confirm that non-financial English firms include several complex financial narratives within their chairman letter whenever firm performance declines. In addition, we found a negative relationship between the use of forward-looking words during periods of financial struggle.
- Brand logo design : how does brand name and logo naturalness influence consumers’ cognitive and affective responses?Publication . Costa, Mariana Monteiro Rolo Trindade; Machado, Joana Pinto Leite CésarThe name and logo are the most important brand identity signs, as they can help identify a product or brand, provide differentiation from competition and influence consumers’ choices. As such, firms spend extensive amounts of resources in selecting an appropriate name and logo. Therefore, proper selection guidelines are critical in helping firms make decisions that will help them achieve their strategic objectives. This study explores how brand name and logo design influence consumer’s cognitive and affective responses. In particular, this research aims to determine if the level of naturalness of brand names and logos, has a significant effect on brand recall, recognition and associations and on affect. First, a comprehensive literature review is presented, where the variables investigated in this research are analysed. Following that, a research model and research hypotheses were developed. In order to test the hypotheses, a quantitative research was conducted through an online survey, among the Portuguese population. This study used, as stimuli, a sample of fictitious and manipulated logos, ranging from very abstract to very natural. Respondents were randomly divided into nine experimental groups, with a total sample of 275 respondents. The results suggest that naturalness in name and logos significantly increases recall, recognition, associations and affect, and that, within natural names and logos, organic ones are the ones that obtain the best performance, as organicity significantly improves recall and affective responses.