Browsing by Issue Date, starting with "2021-09-07"
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Digging into digital roots: towards a conceptual media and communication historyPublication . Balbi, Gabriele; Ribeiro, Nelson; Schafer, Valérie; Schwarzenegger, Christian
- Relatório de estágioPublication . Oliveira, Ana Maria Lopes de; Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular – estágio final e relatório inserido no 13º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Universidade Católica Portuguesa. Neste relatório são destacadas as competências adquiridas através da experiência profissional as quais devem ser consideradas no processo formativo e justificam a creditação obtida ao estágio do 1º ano do curso. Seguem-se as competências adquiridas ao longo dos três contextos assistenciais que integram o estágio final, optando-se pela sua divisão nos domínios da prestação de cuidados, gestão de cuidados, formação e investigação. É realizada a descrição e análise dos objetivos planeados e das atividades realizadas no serviço de neonatologia, serviço de urgência, unidade de cuidados na comunidade e na unidade de saúde familiar, nomeadamente na amamentação, na promoção da transição para a parentalidade, na parceria de cuidados, na vigilância em saúde, na saúde escolar, na comunicação e na gestão da dor. No final do relatório é apresentada uma reflexão sobre as implicações que este ciclo de estudos trouxe e trará para prática profissional. O presente relatório evidência o percurso que permitiu a aquisição de competências especializadas na área da Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, as quais permitiram a otimização do processo assistencial e a prestação de cuidados de excelência à criança e família.
- A homologação do plano de recuperação no PER e o controlo de legalidadePublication . Lima, Íris Catarina da Costa; Campos, Maria Isabel Helbling MenéresA presente dissertação tem por base o designado Processo Especial de Revitalização judicial, regulado nos artigos 17.º-A a 17.º-H do Código de Insolvência e Recuperação de Empresas, que, pese embora reserve um papel interventivo mínimo ao juiz, lhe submete também à consideração complexas questões na determinante fase de homologação do plano de recuperação aprovado. Assim, para o controlo da legalidade, estrito domínio da intervenção judicial neste instrumento jurídico, deve o julgador ter em conta vícios atinentes ao procedimento e ao âmbito material do dispositivo do plano. Selecionamos duas problemáticas controvertidas na doutrina e na jurisprudência para debate e tomada de posição, elucidativas da urgência de uma reforma legislativa neste quadro. Para uma discussão orientada, é também empreendido um esforço de construção de um referencial hermenêutico e de uma reflexão sobre o espaço conferido à função jurisdicional. A conclusão obtida do estudo intentado evidencia algumas das maiores fragilidades do regime, expressas nas suas incoerências e desarmonias com os propósitos assumidos pelo legislador e com outros diplomas normativos.
- Ensino, aprendizagem e avaliação na formação musical do ensino básico, em tempos de pandemia-COVID-19 : experiências do presente com possível utilidade no futuroPublication . Rocha, João Nuno Viegas dos Santos; Sousa, Maria do Rosário Morais Pinto da Mota Ribeiro deO Relatório Final que se apresenta tem como principal objetivo dar a conhecer os percursos realizados no âmbito do meu estágio integrado no Mestrado em Ensino de Música. Composto por duas partes, expõe os pontos que fundamentam a minha Prática Profissional (PP) e o desenvolvimento de um Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP), apresentado sob a forma de artigo científico. Subordinado ao tema “Ensino, aprendizagem e avaliação na Formação Musical do Ensino Básico, em tempos de Pandemia-COVID-19: Experiências do presente com possível utilidade no futuro”, este Relatório centra-se em questões relacionadas com modelos de Ensino Presencial, Ensino à Distância e Ensino Misto, dada a situação pandémica em que vivemos. Ao longo da Prática Profissional, são apresentadas práticas pedagógicas e didáticas com alunos das disciplinas de Formação Musical e de Música de Conjunto, desde aulas por mim lecionadas, aulas assistidas, produção de materiais didáticos, entre outros desenvolvimentos. A Academia de Música de Vilar de Paraíso foi o meio escolhido para o seu desenvolvimento. A questão central do Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) é enunciada da seguinte forma: Será possível pensar e planificar o “Ensino, aprendizagem e avaliação de Formação Musical do Ensino Básico”, num contexto de pandemia, em que o contacto presencial, a qualquer momento, poderá deixar de ser uma possibilidade? Assim, apresento o desenvolvimento de uma experiência, cujos resultados evidenciam a importância das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) como resposta aos desafios da educação, nos contextos desta pandemia, com perspetivas de continuidade em tempos futuros, pós-pandemia.
- Funções e responsabilidade dos membros dos órgãos de fiscalização : os cenários de responsabilidade decorrentes da aplicação do artigo 81.º, n.º 2, do CSCPublication . Romão, Rita Félix da Costa Ricardo; Ribeiro, Maria de Fátima SilvaO estudo do regime de responsabilidade civil dos membros dos órgãos de fiscalização não tem sido alvo de especial atenção pelo ordenamento jurídico português, embora este possua determinadas especificidades em confronto com as disposições do regime de responsabilidade dos gestores ou administradores, com especial destaque para a responsabilidade solidária dos membros dos órgãos de fiscalização com os gestores ou administradores, prevista no art. 81.º, n.º 2, do CSC. O presente trabalho, visa, assim, aprofundar a análise deste regime de responsabilidade solidária, nomeadamente, os seus pressupostos de aplicação, e relacionar o mesmo com a possibilidade de invocação de causas de exclusão de responsabilidade civil - tanto por parte dos membros dos órgãos de fiscalização, como por parte dos administradores - de modo a averiguar quais os diferentes cenários de responsabilidade decorrentes da aplicação desta norma.
- As Fintech e o direito financeiro : distribuição, encriptação e automatizaçãoPublication . Cardoso, Manuel Pedro dos Santos; Passos, Maria Daniela Farto BaptistaO fenómeno da Fintech é muitas vezes visto como uma fusão inédita de duas indústrias em muitos aspetos antagónicas: a industria tecnológica, rápida, inovadora e exploradora do desconhecido, e a indústria financeira, complexa, conservadora e altamente regulada. Com o desenvolvimento de tecnologias como a Tecnologia Descentralizada de Registo de Dados e a Inteligência Artificial, surgem questões sobre o enquadramento das novas figuras no atual paradigma jurídico, que nos propomos a perscrutar.
- Violência doméstica : a problemática do concurso de crimesPublication . Santos, Sara Inês Jesus dos; Silva, Germano Marques daA violência doméstica continua a ser, nos dias de hoje, um tema atual, sendo um crime julgado frequentemente nos nossos tribunais. O crime em análise tem um tipo incriminador abrangente, sendo por isso capaz de ser preenchido por uma grande variedade de comportamentos que, por seu turno, podem também materializar-se noutros crimes distintos. Como tal, surge o problema do concurso de crimes, nomeadamente do concurso heterogéneo e do concurso homogéneo. Na presente dissertação procuramos, assim, analisar as questões que são levantadas sobre a temática enunciada, identificando-as e desenvolvendo-as, tal como expor as soluções ou propostas de resolução mais recentes sobre o assunto.
- A utilização de jogos digitais como estratégia de ensino e aprendizagem na disciplina de História da Cultura e das Artes - MúsicaPublication . Brandão, Rui Miguel Soares; Orvalho, Luísa Antónia de Vila FernandesEste relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, da Universidade Católica Portuguesa – Porto, pretende evidenciar as aprendizagens realizadas durante a Prática Profissional (PP), nas áreas de especialização Análise e Técnicas de Composição e História da Cultura e das Artes, assim como toda a investigação relacionada com a implementação e avaliação do Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) designado “A utilização de jogos digitais como estratégia de ensino e aprendizagem na disciplina de História da Cultura e das Artes – Música”. A prática profissional foi realizada no ano letivo 2020/21, na Academia de Música de Arouca (AMA), tendo como orientadora científica a Professora Doutora Luísa Orvalho e como orientadora pedagógica cooperante a Professora Jacinta Borges, titular da disciplina de História da Cultura e das Artes na AMA, onde foi implementado também o PIP. A falta de motivação para o estudo das disciplinas teóricas da Música foi a razão que motivou a escolha desta problemática para a implementação do projeto de intervenção e, com o objetivo de contornar essa mesma realidade, foi criada uma ferramenta digital original denominada Wall of Fame. Com este PIP, procurou-se verificar se os alunos que utilizaram a ferramenta digital Wall of Fame passaram a dedicar mais tempo ao estudo da música, por considerarem aquela ferramenta um elemento facilitador da sua aprendizagem, se conseguiram atingir com mais facilidade e qualidade as aprendizagens essenciais da disciplina de História da Cultura e das Artes e se essa motivação se refletiu nos seus desempenhos e resultados escolares. Uma outra finalidade deste PIP foi sensibilizar as Direções Pedagógica e Administrativa para a transição digital da AMA e da importância da utilização de ferramentas digitais em contexto escolar, pedagógico e de apoio ao estudo. Participaram neste estudo experimental 22 alunos do ensino secundário (6.º, 7.º e 8.º graus), com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, que frequentam a disciplina de História da Cultura e das Artes, em regime supletivo, na AMA. A estratégia da investigação consistiu na concetualização do design do estudo para avaliar a eficácia de dois modos alternativos de trabalho pedagógico, com base em dois grupos de alunos, o grupo experimental com a introdução de recursos digitais na prática pedagógica, na sugestão de uma plataforma digital como instrumento auxiliar de estudo e na recolha do feedback de todos os intervenientes sobre as estratégias adotadas, e um grupo de controlo. As técnicas selecionadas para a recolha e produção de dados foram: inquéritos por questionários, entrevistas semiestruturadas, focus group, registos de avaliação, observação direta e participante, pesquisa documental, grelhas de observação e notas de campo registadas em diário de bordo do investigador. Como técnicas de análise e interpretação dos dados quantitativos e qualitativos recolhidos na investigação, privilegiou-se a análise estatística e a análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelaram que os recursos digitais em contexto de sala de aula contribuem para um maior envolvimento por parte dos alunos e que a ferramenta digital Wall of Fame se assumiu como um ótimo auxiliar de estudo ao serviço da autorregulação das aprendizagens.
- A collective “Personality Right” in favour of wildlife species : on how we can achieve sustainable financing for biodiversity preservationPublication . Vacar, Iulia Madalina; Rocha, Armando Luís Silva; Balan, George DianBiomass studies from 2018 show that 96% of the mass of all mammals on Earth is composed of humans and their livestock, while all wild mammals together account for only 4%. 70% of the mass of all birds on Earth are those domesticated, mainly chickens. We are facing a biodiversity disaster, in the context of an environmental and climate emergency. Traditional sources of conservation financing through tourism, philanthropist and donor agencies cannot keep up with the needs of local communities in order to preserve the remaining wildlife. While tourism provides much needed revenues, it has in itself a quite high carbon footprint, and it is not a constant, reliable source in the case of travel restrictions associated with a pandemic. In recent years, there have been some new financing initiatives that could incentivize the corporate world to contribute to wildlife conservation such as the Lion’s Share fund and Rhino bonds, which for the time being have not delivered results at the needed scale. What we propose goes a step further. Recognizing collective “personality rights’’ to wildlife, triggering the payment of a 0.5% royalty fee on all products coming from companies that use wildlife logos, wildlife images on their products or in their advertising campaigns, would make a great contribution towards preserving those species while having a low impact on companies’ profits and on the environment. All revenues are to be collected into a worldwide fund, via subsidiary national agencies. They will be distributed following a destination principle, to the local communities most closely related to the respective wildlife species used on the product, so that locals can see a direct link between wildlife preservation and their welfare. This way, these often poor communities will not be tempted to raise herds, to cultivate land used by wildlife, to support poachers or to allow trophy hunting. Biodiversity-rich, healthy ecosystems will thus ensure that both people and wildlife can thrive.
- Digital roots: historicizing media and communication concepts of the digital agePublication . Balbi, Gabriele; Ribeiro, Nelson; Schafer, Valérie; Schwarzenegger, ChristianAs media environments and communication practices evolve over time, so do theoretical concepts. This book analyzes some of the most well-known and fiercely discussed concepts of the digital age from a historical perspective, showing how many of them have pre-digital roots and how they have changed and still are constantly changing in the digital era. Written by leading authors in media and communication studies, the chapters historicize 16 concepts that have become central in the digital media literature, focusing on three main areas. The first part, Technologies and Connections, historicises concepts like network, media convergence, multimedia, interactivity and artificial intelligence. The second one is related to Agency and Politics and explores global governance, datafication, fake news, echo chambers, digital media activism. The last one, Users and Practices, is finally devoted to telepresence, digital loneliness, amateurism, user generated content, fandom and authenticity. The book aims to shed light on how concepts emerge and are co-shaped, circulated, used and reappropriated in different contexts. It argues for the need for a conceptual media and communication history that will reveal new developments without concealing continuities and it demonstrates how the analogue/digital dichotomy is often a misleading one.