Browsing by Issue Date, starting with "2020-10-21"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Sexualidade saudável na adolescência : intervenção de enfermagem comunitáriaPublication . Domingues, Lígia Susana de Oliveira Morais Pinheiro; Garcia, ElisaA adolescência é vista como um período do desenvolvimento humano que envolve diversas mudanças a diversos níveis, sendo o seu desenvolvimento influenciado por fatores interpessoais e socioculturais. A instabilidade inerente a esta fase coincide com o início da atividade sexual para uma parte significativa dos jovens. Contudo, a investigação evidência que esta atividade é realizada (com frequência) associada a comportamentos de risco. Perante esta problemática a promoção de saúde com recurso à educação sexual, enquanto estratégia, é considerada uma das formas de prevenção associadas à saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes. Neste âmbito, a escola surge como um contexto altamente privilegiado para a realização promoção da saúde através da educação sexual. Segundo a evidência científica, esta deverá ser realizada com recuso ao desenvolvimento de parcerias entre a saúde, a educação, os estudantes e a família. Como forma de intervir nesta problemática, foi implementado um projeto de intervenção comunitária, com um grupo de alunos de uma escola da área de intervenção da UCC, onde foi realizado o estágio. O projeto foi desenvolvido com base nos problemas identificados no âmbito da sexualidade na adolescência procurando, contribuir para obtenção de potenciais ganhos em saúde, a par com o desenvolvimento de competências profissionais específicas do EEECSP. Para tal, o seu desenvolvimento foi suportado na metodologia do planeamento em saúde de Imperatori & Giraldes (1993), que permitiu uma linha orientadora e fundamentada relativamente às diversas decisões tomadas e à obtenção de resultados mais eficientes. O Modelo de Promoção de Saúde Murdaugh, Parsons e Pender (2019) foi estruturante para a conceptualização do trabalho no âmbito da promoção de saúde. Na tentativa de atender à complexidade da sexualidade na adolescência foi efetuada uma intervenção dirigida a um grupo 141 adolescentes, entre os 15 e os 19 anos, que frequentam a escola onde foram desenvolvidas atividades de educação para a saúde, com o objetivo de aumentar os conhecimentos dos alunos como forma de capacitação para fazer escolhas saudáveis, promovendo a reflexão e consciencialização crítica como forma de vivência saudável da sexualidade. Estes foram os aspetos fulcrais para a evolução e avaliação positivas deste percurso que culminou com potenciais ganhos em saúde no âmbito da sexualidade na adolescência, com uma melhoria da qualidade dos cuidados e também com o desenvolvimento de competências pessoais e competências profissionais específicas do EEECSP.
- Utilização de cortiça como isolante térmico para o transporte de alimentosPublication . Amador, Diogo Alexandre Moreira; Meireles, Nuno; Poças, Maria de Fátima dos Reis Filipe TavaresÀ medida que a perceção dos impactos ambientais das indústrias vai aumentando, torna-se cada vez mais necessária uma mudança para materiais convencionalmente designados por “materiais verdes”, contribuindo assim para uma economia mais sustentável. Este trabalho teve como objetivo o estudo da possibilidade da utilização de aglomerados de cortiça no transporte alimentar, comparando com soluções de poliestireno expandido (EPS) atualmente existentes no mercado. Para isso, inicialmente, mediu-se a condutividade térmica das amostras de aglomerados de cortiça e de poliestireno expandido através do método “Hot Disk”, obtendo-se os valores de 0,07596 ± 1,52×10-4 (W/m.k) para o aglomerado de cortiça, relativamente superior do que os valores encontrado na literatura (entre 0,050 e 0,0595 W/m.k) e de 0,03182 ± 1.6×10-5 (W/m.k) para o poliestireno expandido, ligeiramente inferior do que o valor encontrado na literatura (0,040 W/m.k). De seguida, montaram-se duas caixas, uma com placas de aglomerados de cortiça e outra com placas de poliestireno expandido, e realizaram-se testes de estabilidade térmica na câmara de ensaios térmicos do laboratório da Advanced Products Portugal (LAECT) para comparar a performance do isolamento térmico dos dois materiais. Assim, verificou-se que, para testes sem produto (cenários A e B), a caixa de aglomerado de cortiça atingiu a temperatura exterior de teste (25 ºC) mais lentamente do que o interior da caixa de poliestireno expandido. Contudo, para testes com produto (cenário C), a temperatura no interior da caixa do aglomerado de cortiça apenas foi inferior do que a da caixa de poliestireno expandido durante os primeiros 45/70/290 minutos de cada teste, para a 1ª, 2ª e 3ª repetição, respetivamente. De seguida, calculou-se a energia necessária para subir a temperatura de cada caixa e do seu interior, para cada teste, até 25 ºC, com o objetivo de descobrir qual dos sistemas necessita de mais energia para elevar a sua temperatura até à temperatura exterior de teste. Deste modo, tornou-se possível concluir que não é apenas a condutividade térmica que influencia a performance de isolamento térmico das caixas. De facto, calor específico e a temperatura de estabilização devem ser tidas em consideração no transporte de alimentos, para que se tire o máximo de rendimento da utilização de aglomerados de cortiça para o transporte alimentar.
- Da ressarcibilidade do dano económico puro : um estudo de responsabilidade civilPublication . Gonçalves, Pedro António Marreilha dos Santos da Palma; Antunes, Henrique Mário Nunes SousaSerá de admitir a ressarcibilidade do dano económico puro - também conhecida como pure economic loss, figura oriunda da jurisprudência dos países de common law -, à luz das conceções dogmáticas históricas e contemporâneas da teoria da responsabilidade civil, do direito positivo estrangeiro e nacional e da prática jurisprudencial portuguesa? Se não, porque razão(ões)? Se sim, com que fundamento(s)? Será uma análise teórico-prática a satisfazer estas questões, mediante a concretização constante por intermédio de uma tríade de Casos Ilustrativos. Nestes termos, propomo-nos a encetar uma exegese positiva e um raciocínio fundado sobre a dogmática civilista que nos levará, desejavelmente, a reponderar o estado atual da ressarcibilidade do dano económico puro no seio do ordenamento jurídico nacional.
- Vida mundial ilustrada e a rádioPublication . Santos, RogérioO artigo analisa as peças noticiosas sobre rádio saídas na revista Vida Mundial Ilustrada (1941-1946), publicação semanal generalista que atingiu 278 edições. A revista editou, no total, 131 páginas sobre a realidade nacional e internacional da rádio, incluindo uma secção própria (de novembro de 1943 a março de 1945), e em géneros noticiosos como entrevistas e notícias breves. Durante a II Guerra Mundial, a rádio desempenhou um papel importante no entretenimento e informação da população portuguesa, através da escuta de emissões internacionais, caso da BBC.