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- Using voice recording apps to help speaking performancePublication . Albuquerque, Ana Cristina GodinhoSpeaking is considered a major challenge in foreign language learning and communication by many students and, unarguably, it is one of the most important skills to develop in the EFL classroom. However, helping students acquire oral performance in the foreign language is not always an easy task. According to Aoki, S. (2014: 130): “voice recording tools have been introduced and used in a variety of ways in language instruction in an attempt to provide learners with opportunities to produce oral output,” nevertheless, classroom practice and research show that these present not only opportunities, but also challenges for both teachers and learners. Ultimately aiming to help students’ speaking skills performance, this study explores the use of voice recorder apps in different pedagogical tasks (Nunan, 2004), which were used in a B1 EFL class at the Universidade Católica Portuguesa over one semester. Students were asked to make their own recordings and invited to reflect on the process of oral language acquisition by means of self-reflection charts. Data collection was based on the recordings, the students’ charts and a final evaluation questionnaire in order to assess whether motivation tools such as smartphone voice recording apps can be used to help create language awareness, allowing “the student to reflect on the process of language acquisition, learning and language use” (Bilash and Tulasiewicz, 1995: 49), which will in turn help learners gain confidence and enhance their speaking skills.
- A cobertura mediática das notícias solidárias da Fundação Infantil Ronald McDonaldPublication . Pinto, Sarah Olívia; Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartO presente estudo tem como objetivo perceber como são escolhidas as estratégias comunicacionais para diferentes campanhas da Fundação Infantil Ronald McDonald - a Campanha McSorriso; Quinto Aniversário da Casa Ronald McDonald do Porto; e da Coleção Solidária. Visou-se, deste modo, através de categorias de análise noticiosa e suas diferentes subcategorias, apurar se existem semelhanças ou diferenças na cobertura noticiosa das iniciativas solidárias da McDonald’s. Os resultados obtidos permitiram apurar diferenças entre as três campanhas solidárias em estudo. Destaca-se na campanha McSorriso a sensibilização do público; na campanha do 5º aniversário da Casa Ronald McDonald do Porto um destaque solidário junto das famílias apoiadas e no apoio à campanha por parte do Presidente do Futebol Clube do Porto. E, quanto à campanha da Coleção Solidária, o facto de não ter sido referenciada a marca da McDonald’s nas notícias, o que na opinião dos responsáveis da marca, até reforça a sua dimensão socialmente responsável, ao não se associar, diretamente, nas ações solidárias por ela apoiada, deixando assim, essa associação solidária para as entidades e famílias apoiadas, se assim o entenderem destacar.
- Sinergias que as plataformas digitais podem proporcionar para o desenvolvimento dos trabalhos realizados pelos nómadas digitaisPublication . Guedes, Jordana Cassia; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação DiasEsta investigação visa compreender as sinergias que as plataformas digitais podem proporcionar para o desenvolvimento dos trabalhos pelos nômades digitais. O enquadramento teórico inicia-se abordando a evolução da condição de trabalho até alcançar o cenário atual, inclinando-se para o modo de trabalho de quem atua na Indústria Criativa. O desenvolvimento das “Indústrias Criativas” e relacionadas, quando bem estruturado, gera uma “Economia Criativa” interessante para o desenvolvimento de um país, e também é capaz de transformar o meio onde se encontram, constituindo as “Cidades Criativas”. Esse meio inovador transforma o jeito de trabalhar e consequentemente os atributos necessários a esse novo profissional. Estes trabalhadores, agora pertencente da “Sociedade da Informação” na qual tem como matéria prima o conhecimento, vê-se conectado por uma “Sociedade em Rede” que rompe com limitações geográficas e flexibiliza a estrutura de arranjos convencionais, seja sociais seja empresariais. Porém, neste caso, essa configuração social foi possível somente a partir dos esforços dos governos de Brasil e Portugal, com alianças internacionais e planejamento interno de ações em comum com a rede de grandes organizações privadas de cada país. Somando todos esses fatores com a internet mais acessível e dispositivos mobile mais potentes, resultaram no surgimento de um estilo de vida no qual os indivíduos procuram combinar de forma equilibrada a vida profissional com a pessoal, e são eles os nômades digitais. Nesse modo de trabalho flexível mais arrojado criou-se um estilo de vida singular, relativamente ao qual, a partir de entrevistas realizadas com um grupo de brasileiros e portugueses procurou-se descobrir quais foram os fatores motivacionais para romper com o estilo de trabalho tradicional; como as plataformas digitais proporcionam a realização de suas atividades profissionais; quais são as principais plataformas digitais utilizadas por ele público entre outras questões.
- Padre Abel Varzim : um ser livre que libertou os outros : uma proposta educativa a partir da reflexão sobre a Unidade Letiva 3 do 8º ano “Liberdade"Publication . Nobre, Susana Maria Falcão; Ferreira, António Manuel Antunes de Matos; Garcia Ambrosio, Juan FranciscoNo âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas e para conclusão da Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada no Agrupamento de Escolas Monte da Lua, no ano letivo de 2018/2019, apresento este Relatório Finalsobre uma figura ímpar da história da Igreja em Portugal, Padre Abel Varzim – um ser livre que libertou os outros. Tendo como base de trabalho a Unidade Letiva 3 do manual do 8º ano, do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica, “Liberdade”, e constatando que a maioria dos alunos encara a liberdade, unicamente, como um processo individual, proponho, neste trabalho, desenvolver uma proposta programática e pedagógica que vise mostrar a relação existente entre a liberdade e o bem comum. Assim, acentua-se a ideia que ser-se livre é muito mais que um percurso pessoal, é servir os outros e contribuir para o bem comum. Perante estas premissas, apresento uma nova proposta programática e pedagógica assente no exemplo de vida e obra do Padre Abel Varzim, com o intuito de enfatizar a particularidade da visão, cultura e agir cristão, que compreende a liberdade na realização pessoal e no serviço aos outros. Para tal, foi delineado um itinerário pedagógico, onde prevalece o património religioso, o jornal O trabalhador, valorizando o diálogo entre a cultura e a fé. É nosso papel, enquanto docentes, orientar os alunos no seu projeto de vida, e facultar-lhes ferramentas para serem cidadãos conscientes, maduros e responsáveis. Darlhes a conhecer a liberdade como busca pessoal, permite-lhes ir ao encontro de si mesmo. Mas, transmitir-lhes a vivência da liberdade como dimensão relacional, é responsabilizálos para a defesa da dignidade humana, a abertura ao outro e à construção de um mundo melhor.
- Autorregulação das escolas : a monitorização como fator determinante na construção de uma escola para todosPublication . Fernandes, Ana Maria Oliveira; Estêvão, Carlos Alberto VilarAo centrar-se na problemática da autorregulação das escolas, o presente Relatório Reflexivo tem como principal objetivo contribuir para uma reflexão mais aprofundada sobre o contributo da monitorização como fator determinante na construção de uma escola de todos e para todos. A autoavaliação das escolas é um processo levado a cabo pela comunidade educativa, tendo como objeto de análise o funcionamento e o desempenho da escola, podendo cumprir diversas finalidades, desde a prestação de contas à tomada de conhecimento e à melhoria. A melhoria é a principal finalidade do processo autoavaliativo das organizações escolares, permitindo-lhes efetuar um diagnóstico e, com base neste, identificar os seus êxitos ou pontos fortes e as áreas em que a melhoria se impõe, consubstanciando-se em planos e ações de melhoria e de resolução de problemas. O cumprimento do objetivo primeiro do processo de autoavaliação de qualquer organização escolar depende muito da apropriação dos resultados e da capacidade de iniciativa da parte da instituição avaliada, pelo que, para o seu sucesso, é imprescindível um amplo envolvimento da Comunidade Educativa no desenvolvimento do processo, desde o levantamento de dados à análise dos resultados, como garante do efetivo impacto do Plano de Melhoria definido na alteração dos resultados, nos domínios considerados prioritários. No entanto, para que o plano de melhoria da escola nasça do esforço colaborativo dos docentes, comprometendo-os com a efetiva melhoria do agrupamento, é imprescindível a criação de equipas de trabalho que os representem, razão pela qual, no Agrupamento de Escolas a cujo quadro pertenço, foi formalmente criada uma equipa de autoavaliação, equipa essa em que têm assento representantes de todos os níveis de educação e de ensino, e cujo coordenador tem assento no Conselho Pedagógico do referido Estabelecimento de Ensino. No Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, em estudo no presente Relatório Reflexivo, o processo de autorregulação é, assim, um processo enraizado na organização escolar, um processo de que a esmagadora maioria dos intervenientes se apropriou, o que tem garantido uma efetiva melhoria dos resultados do Agrupamento, explanados nos seus documentos estruturantes, contribuindo para a construção de uma escola para todos, que responda, positivamente, às exigências de uma sociedade em constante mudança