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- Relatório de estágioPublication . Simão, Cristiana Maria Passos; Festas, Constança Maria Silva FestasO presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Porto. A sua realização tem como objetivo descrever o percurso realizado ao longo dos diferentes contextos assistenciais, demostrando deste modo as competências adquiridas na área de especialização. A metodologia utilizada neste documento é descritiva e crítico-reflexiva, sustentada em pesquisa bibliográfica. O Estágio Final deste Mestrado desenvolveu-se em três contextos distintos de prática dos cuidados: Cuidados de Saúde Primários, Serviço de Urgência e Serviço de Neonatologia. Os objetivos definidos para o estágio contemplaram as competências propostas pelo Plano de Estudos do mestrado da Universidade Católica. Para dar resposta aos mesmos foram delineadas atividades centradas no cuidado à criança e família, atendendo aos quatro domínios da atuação do enfermeiro: Prestação de Cuidados, Gestão de Cuidados, Formação e Investigação. Destacamse, na assistência especializada, as atividades desenvolvidas no âmbito da transição para a parentalidade, da vinculação e da relação mãe-filho, da amamentação e do controlo da dor na criança, tendo como intenção transversal a promoção, o desenvolvimento e a adaptação da criança, jovem e família aos processos de saúde e doença. A aprendizagem efetuada no decorrer da assistência em diferentes contextos e a atualização de conhecimentos inerente, permitiu-me adquirir competências para a melhor compreensão e resolução de problemas em situações novas e não familiares relacionados com a Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. A procura de soluções para problemas complexos, refletindo sobre a tomada de decisão e implicações éticas e sociais que resultam dessas respostas, tornou-se fundamental para o amadurecimento do carácter crítico-reflexivo e deontológico-profissional.
- O processo orçamental numa empresa multinacional : análise de um Centro de Serviços PartilhadosPublication . Silva, Carolina Sabino Marques Vieira da; Marques, Luís Manuel DionísioO trabalho final de mestrado (TFM) apresentado aborda o processo orçamental numa empresa multinacional na área industrial com sede nos EUA e com negócios pelos vários continentes. Devido a motivos de confidencialidade, o nome da empresa não vai ser revelado e todos os dados apresentados foram sujeitos a alterações de escala. Esta empresa é constituída por unidades produtivas e centros de serviços partilhados (CSP). O principal objetivo foi compreender como é elaborado o orçamento numa empresa industrial multinacional, com ênfase no orçamento num CSP. Para além do orçamento geral, analisou-se o orçamento de uma área específica da empresa – as instalações (facilities). Esta opção deveu-se ao facto de ser uma área com peso substancial no orçamento global do CSP, uma vez que inclui os custos relacionados com as instalações – renda, seguros, amortizações e depreciações – e também com os consumíveis necessários para o funcionamento do CSP – custos de materiais de escritório, do funcionamento das cozinhas, custos com viagens, manutenção entre outros. Finalmente pretendeu-se compreender como é que estes custos podem ser reduzidos e qual o impacto que as maiores rúbricas deste orçamento têm para aumentar a produtividade do CSP. Adicionalmente foi elaborada uma metodologia alternativa para o cálculo do custo de cada colaborador que trabalha no CSP. Concluindo, foi possível observar que a empresa baseia o seu processo orçamental no modelo tradicional de orçamento adicionando o modelo de Rolling Forecast à sua análise. Para além disso, percebeu-se como são calculados os custos de cada colaborador no centro e como é que os custos totais do CSP podem ter uma divisão mais correta pelos colaboradores.
- A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentesPublication . Moura, Nádia Margarida Trindade; Dawa, Ana Sofia Almeida Sá SerraO presente relatório encontra-se dividido em duas partes: relatório da Prática Profissional e Projeto de Intervenção Pedagógica. A primeira parte trata da descrição do percurso realizado no âmbito do estágio profissional efetuado no ano letivo 2018/2019 na Escola de Música da Póvoa de Varzim, na área de especialização de classe instrumental e vocal: saxofone e classe de conjunto. A par das aulas lecionadas em tempo letivo, com supervisão, foram também dinamizadas várias atividades extracurriculares e implementada uma investigação envolvida na temática da ansiedade na performance musical. Na segunda parte apresenta-se o projeto de intervenção pedagógica “A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes”, sob a forma de artigo científico. Através da construção de uma hierarquia gradual de 10 situações de exposição à ansiedade, e sua realização, procurou-se que os 5 alunos participantes se familiarizassem e aprendessem a gerir a ansiedade. A metodologia utilizada foi a de investigação-ação, baseada na teoria desenvolvida por Cynthia Last. Os resultados da intervenção apontaram uma redução dos níveis de ansiedade dos participantes e num aumento dos seus níveis de autoconfiança, de preparação para a tarefa e de motivação para tocar em público.
- O impacto das IPSS no desenvolvimento regional portuguêsPublication . Cordeiro, Ana Raquel Carvalho; Ribeiro, Ricardo Miguel Martins da CostaO principal objetivo desta dissertação passa por determinar qual o impacto que as Instituições Particulares de Solidariedade Social possam ter na evolução das regiões onde estão inseridas. Em concreto, pretende-se determinar qual a sua influência no desenvolvimento económico, no crescimento populacional e na proteção social de cada um dos 308 concelhos que constituem o território português. Assim, para avaliar o impacto das IPSS nas três variáveis mencionadas acima serão utilizadas duas medidas, nomeadamente o número destas instituições e também o número de trabalhadores das mesmas. Deste modo, as equações foram estimadas através do método dos mínimos quadrados, acrescido de efeitos fixos de ano e concelho de forma a controlar a informação respeitante a cada período e região. Assim, através dos resultados foi possível concluir que, em primeiro lugar, o número de IPSS e o número dos seus trabalhadores não têm qualquer impacto no desenvolvimento económico de um concelho. Em segundo lugar, tanto o número de IPSS como o número de trabalhadores das mesmas, têm um impacto positivo no crescimento populacional, sugerindo que estas são determinantes para a retenção dos residentes nos seus concelhos, através das oportunidades de emprego que criam nos mesmos. Por último, o número de IPSS não tem qualquer impacto nas despesas com proteção social, mas já o número de trabalhadores ao serviço das IPSS aparenta aumentar as despesas com proteção social, possivelmente devido ao facto de o Estado ter de aumentar o financiamento a estes estabelecimentos (devido à sua maior dimensão).
- Motivação académica no ensino superior portuguêsPublication . Ribeiro, Marco Ferreira; Ribeiro, Célia; Pereira, PauloEnquadramento Conceptual: A motivação do estudante do ensino superior tem vindo a ser alvo de diversas investigações e inúmeras teorias sobre a temática têm vindo a ser desenvolvidas, diferindo na forma como percecionam ou omitem fatores pessoais, sociais e contextuais, embora partilhem conceitos e caraterísticas comuns. Destaca-se no contexto educacional do ensino superior a teoria da autodeterminação (Self-Determination Theory) na avaliação da qualidade e intensidade de motivação. Por sua vez, associado ao estudo da motivação foram desenvolvidas várias escalas de avaliação da motivação no ensino superior. Objetivos: Esta investigação objetiva, por um lado, conhecer o nível de motivação académica no ensino superior público português, tendo como base a teoria da autodeterminação, e por outro, analisar as propriedades psicométricas da Escala de Motivação Académica proposta por Guimarães e Bzuneck (2008), como contributo para a sua validação para a população portuguesa. Metodologia: O estudo envolveu duas amostras de estudantes de licenciatura e mestrado do ensino superior público português, com uma abrangência nacional: a amostra A constituída por 568 estudantes e a amostra B constituída por 589 estudantes. O tratamento dos dados foi realizado através dos softwares SPSS 25 e AMOS 25, sendo apresentadas estatísticas descritivas e conduzidas análises fatoriais confirmatórias em cada amostra e uma análise de grupos múltiplos. Resultados: Verificou-se que a motivação extrínseca por regulação integrada constituiu o tipo de motivação mais relevante em ambas as amostras, pelo que se conclui que embora o estudante se identifique com o valor da atividade, age de acordo com o que alcançará com a ação. Verificou-se ainda a validade da escala reespecificada na avaliação da motivação do estudante do ensino superior e a sua robustez, bem como a invariância do modelo proposto entre as amostras apresentadas. Conclusão: Considerando a motivação um elemento preditivo do desempenho e sucesso académico, realça-se a sua importância no contexto de investigação e a necessidade de ser avaliada através de escalas adaptadas para o efeito. Nesta investigação é apresentado um modelo de escala robusto de avaliação da motivação académica.
- De perito a especialista : o percursoPublication . Cardoso, Isabel Cristina Salazar; Ferreira, Maria Amélia DiasA essência da profissão de Enfermagem assenta no cuidado holístico e integral à pessoa que necessita de cuidados e sua família, apoiada na investigação científica para o diagnóstico, planeamento e implementação de ações, direcionando o enfermeiro para excelência dos cuidados, almejando a melhoria contínua da qualidade da sua prática clínica e a sua humanização. O gradual aumento do corpo de conhecimento da profissão, plasmado nas mais diversas investigações realizadas por enfermeiros, aliado a um reconhecimento e produção legislativa referente à profissão, colocam-na assim na vanguarda da defesa da liberdade e da dignidade da pessoa. O recente reconhecimento da área de especialização em enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, por exemplo, é sinal inequívoco dessa realidade, contribuindo para o brio da profissão, para a melhoria e humanização dos cuidados e colmatando o fosso existente entre a investigação e a prática. O presente Relatório, plasma exatamente essa busca de conhecimento. Trata-se, pois, de uma apreciação global sobre as experiências vivenciadas numa Unidade de Cuidados Intermédios Neurocríticos e no Instituto de Nacional de Emergência Médica, Delegação Regional do Norte, primando por uma análise descritiva da prática clínica assumindo, porém, um carácter reflexivo e analítico perante as situações observadas e vivenciadas ao longo do percurso. A sua finalidade principal é dar visibilidade ao desenvolvimento das competências conseguidas, quer pela descrição das experiências vivenciadas, das situações-problema encontradas, das soluções propostas e das dificuldades sentidas durante a sua concretização, com intuito de entender o contributo da prática de enfermagem de cariz avançado para o desenvolvimento das competências de enfermagem, do ponto de vista do papel do enfermeiro especialista. Pretende, portanto, transmitir o desempenho, as experiências, as expectativas, as considerações sobre as implicações éticas do desempenho ambicionando transmitir de forma inequívoca as competências adquiridas e desenvolvidas, o trabalho realizado, as mais valias acrescentadas primando numa reflexão sobre essas mesmas ações e as suas implicações. Assim, de “Perito a Especialista” conduz-nos pelo percurso de capacitação e desenvolvimento de competências, num processo de transformação individual e profissional onde conhecimentos, capacidades, atitudes e comportamentos interagem, transformam e moldam-se aos contextos de trabalho, impelidos pela extraordinária capacidade humana de Saber-Aprender. Por fim, é imprescindível evidenciar que os estágios realizados beneficiaram a continuidade dos cuidados e a obtenção de autonomia no desempenho profissional, potenciando os processos de tomada de decisão e, que se pretende que o percurso trilhado se reflita neste documento e na obtenção do grau de mestre.
- As tecnologias self-service no retalho de grande distribuição : a inovação Scan ExpressoPublication . Afonso, Ana Margarida Lopes; Correia, Maria Helena Gonçalves da SilvaO presente trabalho pretendeu, através de uma abordagem quantitativa, estudar a inovação no retalho de grande distribuição, nomeadamente a tecnologia self-service introduzida recentemente nas lojas Jumbo (Auchan Retail Portugal), contexto organizacional onde decorreu o estágio curricular: o Scan Expresso. Visou-se perceber o grau de conhecimento e utilização do Scan Expresso, analisando-se diferentes variáveis – demográficas, os hábitos de compra, a qualidade percebida do serviço Scan Expresso, a satisfação e lealdade do cliente com o Jumbo, e as intenções comportamentais de utilizar o Scan Expresso – e associações entre elas. Foi construído e administrado um questionário a duas amostras de clientes Jumbo: externos (n=78) e internos (n=126). Verificou-se que existem diferenças significativas entre clientes externos e internos quanto ao grau de conhecimento e utilização do Scan Expresso. Em ambas as amostras, constatou-se uma associação positiva e significativa entre as habilitações literárias e a utilização do Scan Expresso. Todavia, o reduzido tamanho amostral de clientes externos utilizadores comprometeu os respetivos resultados e análise, o que constituiu a principal limitação do estudo. Especificamente no que respeita aos clientes internos, constatou-se que a maioria dos itens relativos à qualidade do serviço proporcionado pelo Scan Expresso estão associados de forma positiva e significativa com a satisfação e com a lealdade do cliente à loja Jumbo. No final apresentar-se-ão algumas implicações práticas do estudo, aspetos a melhorar, limitações, e sugestões para investigações futuras.
- Relatório de estágioPublication . Ferreira, Raquel Marisa Pereira; Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaO presente documento espelha todo o percurso formativo que permitiu a apropriação de competências inerentes ao grau de mestre em Enfermagem na área de especialização de Saúde Infantil e Pediátrica. Encontra-se inserido na Unidade Curricular Estágio Final e Relatório do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Universidade Católica Portuguesa, contabilizando um total de 750 horas (30 ECTS) distribuídas da seguinte forma: 360 horas de contato, realizadas em três contextos assistenciais, nomeadamente, Internamento de Pediatria, Neonatologia e Urgência Pediátrica, 20 horas de Seminário, 20 horas de Orientação Tutorial e as restantes 350 horas dedicadas ao trabalho individual. A elaboração do relatório assenta numa metodologia descritiva, baseada na análise crítico-reflexiva sustentada pelo conhecimento mais atual em Enfermagem. Para que o enfermeiro possa desenvolver todas as capacidades, necessita de ter competência profissional e exige-se que preste cuidados de qualidade ao recém-nascido, criança, adolescente e família, atendendo às vertentes: científica, técnica e relacional. A aquisição de competências, inerentes ao enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica, foram agrupadas nos 4 domínios de atuação do enfermeiro especialista, ou seja, a prestação de cuidados, a gestão de cuidados, formação e a investigação. Em cada domínio, e de acordo com o plano de estudos, foram distribuídas as competências, definidos objetivos específicos para cada contexto do estágio, que foram materializados pelas atividades que delineei, terminando com uma reflexão crítica que pretende validar a aquisição de competências nos respetivos domínios. De forma transversal destaca-se na assistência concretizada, a oportunidade no aprofundamento da comunicação com a criança, nas diferentes faixas etárias, e da sua família; apoio no processo de transição e no desempenho para a parentalidade, que, por se revestir de alguma complexidade afigurou-se fundamental concretizar em diversas situações da assistência. Merecem, também, relevo as competências desenvolvidas na área de formação a pares, designadamente sobre o Processo Assistencial Integrado da Febre de Curta Duração em Idade Pediátrica, reforçando a necessidade de atualização e transferência do conhecimento na área disciplinar. O percurso formativo revestiu-se de desafios e dificuldades, nomeadamente, devido à multiplicidade dos contextos e às respetivas exigências na prática de cuidados. Assumimos assim, que foram alcançadas as diversas competências, considerando, contudo, que em algumas situações, será necessário dar continuidade ao seu desenvolvimento.
- A Internet das Coisas em serviços de saúdePublication . Martins, Joana Castel-Branco Saldanha; Correia, Maria Helena Gonçalves da SilvaEspera-se um aumento da adoção da Internet das Coisas nos próximos anos, o que vai permitir uma abertura para novas dimensões de serviços para os consumidores, assim como, também originará novas oportunidades de negócio. Uma das áreas com um grande potencial de crescimento é a da saúde, onde já existem inúmeras aplicações, que têm como principal objetivo agilizar o trabalho inerente a uma unidade de saúde, bem como proporcionar um serviço de qualidade aos consumidores. Este estudo tem como objetivo avaliar o grau de aceitação de duas tecnologias na área da saúde, a Telemedicina e os Wearables, pelo cidadão português. Foi elaborado um inquérito com base no Modelo de Aceitação de Tecnologia proposto por Davis et al., (1989), onde algumas dimensões foram introduzidas de modo a que se adequassem a estas tecnologias. As dimensões usadas neste estudo foram: a conveniência percebida, a utilidade percebida, a privacidade percebida, a influência social e a intenção comportamental. O inquérito foi realizado por questionário e foi elaborado e partilhado online, onde foi obtido um total de 295 respostas. Através da análise dos resultados percebe-se que grande parte das pessoas ainda não está a par do termo Internet das Coisas, mas ainda assim, foi possível concluir que a grande maioria dos questionados acredita na conveniência destas tecnologias, o que se reflete numa atitude positiva e numa intenção de as adotar.
- Análise editorial das peças com maior audiência da SICPublication . Pinto, Maria Nelma Guimarães Serpa; Silva, Dora SantosA crise nos meios de comunicação portugueses é cada vez maior, tornando-se imperativa a sustentabilidade financeira. Em televisão, com as novas mudanças tecnológicas e de linguagem, a profissão requer um pensamento ainda mais desafiante e criativo, capaz de encontrar um equilíbrio entre a herança e a mudança que preserve a deontologia, apontando caminhos para o futuro. A publicidade é a forma de financiamento com mais expressão no mundo dos média, mas o interesse dos publicitários em anunciar nos meios de comunicação depende diretamente das audiências de cada meio. O objetivo deste estudo é perceber quais são as características editoriais das peças com maior audiência dos dois principais noticiários da SIC, de modo a dar a conhecer o que traz maior lucro a esta empresa privada. Para responder a este objetivo, foi feita uma análise de conteúdo às cinco peças com maior audiência do Primeiro Jornal e do Jornal da Noite da SIC, durante quatro semanas estruturadas, complementada com entrevistas a jornalistas. O trabalho conclui que há diferenças editoriais significativas entre as peças com maior audiência dos dois segmentos informativos, mas nenhum agarra os telespectadores logo no início, e que a Cultura é a editoria que regista mais peças com maior audiência.