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Relatório de estágio

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O presente documento espelha todo o percurso formativo que permitiu a apropriação de competências inerentes ao grau de mestre em Enfermagem na área de especialização de Saúde Infantil e Pediátrica. Encontra-se inserido na Unidade Curricular Estágio Final e Relatório do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Universidade Católica Portuguesa, contabilizando um total de 750 horas (30 ECTS) distribuídas da seguinte forma: 360 horas de contato, realizadas em três contextos assistenciais, nomeadamente, Internamento de Pediatria, Neonatologia e Urgência Pediátrica, 20 horas de Seminário, 20 horas de Orientação Tutorial e as restantes 350 horas dedicadas ao trabalho individual. A elaboração do relatório assenta numa metodologia descritiva, baseada na análise crítico-reflexiva sustentada pelo conhecimento mais atual em Enfermagem. Para que o enfermeiro possa desenvolver todas as capacidades, necessita de ter competência profissional e exige-se que preste cuidados de qualidade ao recém-nascido, criança, adolescente e família, atendendo às vertentes: científica, técnica e relacional. A aquisição de competências, inerentes ao enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica, foram agrupadas nos 4 domínios de atuação do enfermeiro especialista, ou seja, a prestação de cuidados, a gestão de cuidados, formação e a investigação. Em cada domínio, e de acordo com o plano de estudos, foram distribuídas as competências, definidos objetivos específicos para cada contexto do estágio, que foram materializados pelas atividades que delineei, terminando com uma reflexão crítica que pretende validar a aquisição de competências nos respetivos domínios. De forma transversal destaca-se na assistência concretizada, a oportunidade no aprofundamento da comunicação com a criança, nas diferentes faixas etárias, e da sua família; apoio no processo de transição e no desempenho para a parentalidade, que, por se revestir de alguma complexidade afigurou-se fundamental concretizar em diversas situações da assistência. Merecem, também, relevo as competências desenvolvidas na área de formação a pares, designadamente sobre o Processo Assistencial Integrado da Febre de Curta Duração em Idade Pediátrica, reforçando a necessidade de atualização e transferência do conhecimento na área disciplinar. O percurso formativo revestiu-se de desafios e dificuldades, nomeadamente, devido à multiplicidade dos contextos e às respetivas exigências na prática de cuidados. Assumimos assim, que foram alcançadas as diversas competências, considerando, contudo, que em algumas situações, será necessário dar continuidade ao seu desenvolvimento.
This document reflects the entire formative course that allowed the appropriation of competences inherent to the degree of Master in Nursing in the area of specialization of Child and Pediatric Health. It is inserted in the Final Stage Course Unit and Report of the Master Course in Nursing with Specialization in Nursing Child and Pediatric Health of the Universidade Católica Portuguesa, accounting for a total of 750 hours (30 ECTS) distributed as follows: 360 contact hours, carried out in three care contexts, namely, Internship of Pediatrics, Neonatology and Pediatric Urgency, 20 hours Seminar, 20 hours Tutorial Orientation and the remaining 350 hours dedicated to individual work. The elaboration of the report is based on a descriptive methodology, based on critical-reflexive analysis supported by the most current knowledge in Nursing. In order for nurses to be able to develop all of the skills, it is required professional competence and it is demanded that quality care to the newborn, child, adolescent and family is provided, taking into account the scientific, technical and relational aspects. The acquisition of skills, inherent to the specialized nurse in pediatric and child health, were grouped in the 4 fields of expertise of the specialist nurse, that is, the provision of care, the care management, training and research. In each field, and in accordance with the study plan, the competences were distributed, specific objectives were defined for each context of the stage, which were materialized by the activities I outlined, ending with a critical reflection that seeks to validate the acquisition of skills in their fields. In a transverse way, it stands out in the assistance carried through, the opportunity to deepen communication with the child in the different age groups and their families; support in the transition process and in the performance of parenting, which, because of its complexity, it seemed fundamental to achieve in different situations of assistance. Also worth mentioning are the skills developed in the area of peer training, namely the Integrated Care Process of Short-Term Pediatric Age Fever, reinforcing the need to update and transfer knowledge in the disciplinary area. The training course was faced with challenges and difficulties, due to the multiplicity of contexts and the respective demands in the practice of care. We assume, therefore, that the various competences have been achieved, however, that in some situations it will be necessary to continue its development.

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Criança Família Saúde infantil e pediátrica Child Family Child and pediatric health

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