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De perito a especialista : o percurso

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Abstract(s)

A essência da profissão de Enfermagem assenta no cuidado holístico e integral à pessoa que necessita de cuidados e sua família, apoiada na investigação científica para o diagnóstico, planeamento e implementação de ações, direcionando o enfermeiro para excelência dos cuidados, almejando a melhoria contínua da qualidade da sua prática clínica e a sua humanização. O gradual aumento do corpo de conhecimento da profissão, plasmado nas mais diversas investigações realizadas por enfermeiros, aliado a um reconhecimento e produção legislativa referente à profissão, colocam-na assim na vanguarda da defesa da liberdade e da dignidade da pessoa. O recente reconhecimento da área de especialização em enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, por exemplo, é sinal inequívoco dessa realidade, contribuindo para o brio da profissão, para a melhoria e humanização dos cuidados e colmatando o fosso existente entre a investigação e a prática. O presente Relatório, plasma exatamente essa busca de conhecimento. Trata-se, pois, de uma apreciação global sobre as experiências vivenciadas numa Unidade de Cuidados Intermédios Neurocríticos e no Instituto de Nacional de Emergência Médica, Delegação Regional do Norte, primando por uma análise descritiva da prática clínica assumindo, porém, um carácter reflexivo e analítico perante as situações observadas e vivenciadas ao longo do percurso. A sua finalidade principal é dar visibilidade ao desenvolvimento das competências conseguidas, quer pela descrição das experiências vivenciadas, das situações-problema encontradas, das soluções propostas e das dificuldades sentidas durante a sua concretização, com intuito de entender o contributo da prática de enfermagem de cariz avançado para o desenvolvimento das competências de enfermagem, do ponto de vista do papel do enfermeiro especialista. Pretende, portanto, transmitir o desempenho, as experiências, as expectativas, as considerações sobre as implicações éticas do desempenho ambicionando transmitir de forma inequívoca as competências adquiridas e desenvolvidas, o trabalho realizado, as mais valias acrescentadas primando numa reflexão sobre essas mesmas ações e as suas implicações. Assim, de “Perito a Especialista” conduz-nos pelo percurso de capacitação e desenvolvimento de competências, num processo de transformação individual e profissional onde conhecimentos, capacidades, atitudes e comportamentos interagem, transformam e moldam-se aos contextos de trabalho, impelidos pela extraordinária capacidade humana de Saber-Aprender. Por fim, é imprescindível evidenciar que os estágios realizados beneficiaram a continuidade dos cuidados e a obtenção de autonomia no desempenho profissional, potenciando os processos de tomada de decisão e, que se pretende que o percurso trilhado se reflita neste documento e na obtenção do grau de mestre.
The essence of the Nursing profession is based on holistic and integral care to the person in need and his/her family, supported by scientific research for the diagnosis, planning and implementation of actions, directing the nurse to excellence in care, aiming for continuous quality improvement of the clinical practice and humanization. The gradual increase of the body of knowledge of the profession, embodied in the most diverse investigations carried out by nurses, combined with a recognition and legislative production related to the profession, put it at the forefront of the defence of freedom and dignity of the person. The recent recognition of the area of specialization in Nursing for Critical People, for example, is an unmistakable sign of this reality, contributing to the professionalism of the profession, to the improvement and humanization of care, and to bridge the existing gap between research and practice. This Report accurately reflects this quest for knowledge. It is, therefore, a global appreciation of the experiences in a Neurocritical Intermediate Care Unit and in the National Institute of Medical Emergency, Northern Regional Delegation, taking precedence over a descriptive analysis of clinical practice, but assuming a reflexive and analytical character of the situations observed and experienced throughout the course. Its main purpose is to give visibility to the development of the competences achieved by describing the experiences lived, the problem situations encountered, the proposed solutions and the difficulties experienced during its implementation, in order to understand the contribution of the advanced nursing practice for the development of nursing competencies, from the point of view of the role of the specialist nurse. It aims, therefore, to transmit the performance, the experiences, the expectations, the considerations about the ethical implications of performance, aiming to transmit unequivocally the acquired and developed competencies, the work done, the added values prevailing in a reflection on those same actions and implications. This way, from "Expert to Specialist" leads us to the training and development of competences, in a process of individual and professional transformation where knowledge, skills, attitudes and behaviours interact, transform and frame into the work contexts, driven by the extraordinary human capacity to Know-How. Finally, it is essential to point out that the internships have benefited the continuity of care and the achievement of autonomy in the professional performance, enhancing decision-making processes, and that it is intended that the path covered is reflected in this document and in the achievement of the master’s degree.

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Keywords

Pessoa em situação crítica Família Enfermagem Cuidar People in critical situation Family Nursing Caring

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