Browsing by Issue Date, starting with "2018-12-19"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A Pantologia Paulina na primeira parte da Carta aos Romanos : a fundamentação da universalidade da missãoPublication . Tomás, Tiago da Conceição Estevão; Carvalho, José Carlos da SilvaA Carta aos Romanos é marcadamente uma Carta em que mais se manifesta o propósito missionário de Paulo pois o tema da missão abre a Carta, domina o seu desenvolvimento e encerra a Carta. É um dado assumido hoje que πᾶς é uma palavra-chave em Romanos, sendo utilizada mais de setenta vezes, é uma palavra decisiva na argumentação Paulina em prol da gratuidade salvífica universal, expressa peloEvangelho, que é a base para a sua teologia missionária nesta Carta. É à luz deste dado que a presente investigação pretende ver, a partir do acompanhamento do uso Paulino de πᾶς- πᾶσα - πᾶν, na primeira parte de Romanos: 1) se Paulo oferece fundamentos para a missão universal; 2) se ele na sua fundamentação da missão universal abre o Evangelho ao diálogo com as culturas e 3) que relevância tem esta fundamentação Paulina da missão para a actividade missionária da igreja hoje. A dissertação mostrará: 1) que existe uma fundamentação da universalidade da missão na primeira parte da carta aos romanos; 2) que Paulo ao fundamentar a universalidade da missão abre o Evangelho ao diálogo com as culturas; 3) e se a fundamentação Paulina da universalidade da missão em Rm 1-4 traz desafios relevantes para a Igreja na contemporaneidade.
- A tomada de decisão em jovens institucionalizadosPublication . Batista, André João Janeiro Henriques; Horácio, José Leonel GóisO conhecimento da Neurociência permite compreender o desenvolvimento cerebral que ocorre no período da adolescência. Regista-se que os adolescentes apresentam um processo de tomada de decisão que privilegia alcançar recompensas, ao invés de evitar punições. Deste modo, estão mais propensos para desenvolverem comportamentos de risco que podem conduzir a atos ilícitos. O principal objectivo deste estudo consistiu em avaliar a capacidade de tomada de decisão em contextos ambíguos e de risco de jovens institucionalizados (n=17) através do instrumento Gambling Task e comparar o desempenho destes com um grupo de controlo (n=17). Os resultados do estudo indicam que o grupo de jovens institucionalizados revela melhor desempenho do que o grupo de controlo para a tomada de decisão ambígua. Em contexto de tomada de decisão de risco, a análise dos resultados poderá sugerir maior sensibilidade para as recompensas que para a punição no grupo de jovens institucionalizados. Procurou-se ainda verificar a existência de correlação entre o desempenho na tarefa com o nível de QI, através da aplicação da prova Matrizes Progressivas de Raven, e com a gravidade dos actos ilícitos cometidos pelos jovens institucionalizados. Não foi possível, no entanto, encontrar correlações entre estas variáveis. Este estudo deu um contributo para melhorar o conhecimento sobre o processo de tomada de decisão no período da adolescência e, particularmente, na população institucionalizada.
- A televisão do futuro : um estudo sobre a plataforma YoutubePublication . Fonseca, Inês Filipa Santos da; Jorge, Ana Margarida Ferreira RatoA forma como vemos televisão mudou. Com o aparecimento da Internet, novas plataformas como o YouTube nasceram como uma mudança de hábitos de consumo audiovisual. Tendo em conta as evoluções tecnológicas sucessivas que influenciam e mudam a forma como consumimos vídeo, esta dissertação tem como objetivo compreender a mudança de consumos audiovisuais que ocorre com o aparecimento destas novas plataformas, usando como caso de estudo a plataforma YouTube. Para perceber estas mudanças o estudo empírico procurou retratar os dois lados do consumo entre estes dois meios: o dos profissionais de produção de conteúdos, através de entrevistas, e o das audiências, através de inquérito por questionário. A televisão e o YouTube são meios diferentes e formas diferentes de transmitir conteúdo, que deverá ser personalizado e criado com uma estratégia definida individualmente para cada plataforma. Um meio como a televisão nunca deixará de existir e nunca deixará de ser consumido, isto desde que os canais se reinventem e se adaptem a esta convergência. Tal como a rádio se adaptou à televisão, a televisão terá de fazer o mesmo face às novas tecnologias e novas plataformas como o YouTube.
- O risco nas parcerias público-privadasPublication . Faria, Jéssica José Ferreira; D´Alte, Maria Manuela Goulão d´Oliveira Martins de Sousa
