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- D. Manuel Mendes da Conceição Santos : missionário da planície : 1920-1955 : o culto Mariano na Arquidiocese de ÉvoraPublication . Fernandes, Nelson da Costa; Fontes, Paulo Fernando de OliveiraNeste estudo aborda-se a ação pastoral de D. Manuel Mendes da Conceição Santos, enquanto arcebispo de Évora (1920-1955). Apresenta-se o perfil biobibliográfico do Prelado eborense e o contexto social e eclesial em que desenvolveu a atividade pastoral: a descristianização com que se debatia toda a Arquidiocese e a difícil situação em que se encontrava o Seminário e o clero. Por fim, estudam-se os propósitos e modalidades de ação pastoral implementados pelo Prelado, nomeadamente as suas dimensões teológica, pastoral e devocional, em função de uma estratégia pastoral marcada pela ideia de mobilização pública dos fiéis e de uma recristianização da sociedade. A nível devocional concretizada essencialmente na valorização do culto mariano, destaca-se o estudo da visita da Imagem de Nossa Senhora de Fátima que, em 1947, permitiu a realização de missões populares, incentivando à prática sacramental, à formação religiosa, à dinamização dos atos devocionais, ao trabalho realizado em comunidade, à participação de muitos que viviam afastados das práticas religiosas ou sacramentais, demonstrando que a fé dos alentejanos não tinha “morrido”, mas apenas “dormia”.
- Empowerment psicológico e motivação académica de estudantes do Ensino Superior UniversitárioPublication . Caramelo, Ana Sofia Saraiva; Ribeiro, Célia dos PrazeresA Universidade é um espaço de excelência, onde os estudantes podem frequentar o curso que gostam e onde encontrarão colegas e professores que são elementos fundamentais para a sua integração, motivação e, consequente, sucesso académico. O presente estudo teve, assim, como principal objetivo: conhecer as perceções sobre a motivação académica e o empowerment psicológico dos estudantes da Universidade Católica Portuguesa de Viseu, bem como a sua relação. O tipo de investigação realizado foi de cariz quantitativo, descritivo, transversal e correlacional, em que foram aplicadas a Escala de Empowerment Psicológico e a Escala de Motivação Académica (EMA) a uma amostra constituída por 88 estudantes que frequentavam as licenciaturas em gestão e em ciências biomédicas, o Mestrado em Gestão e o Mestrado Integrado em Medicina Dentária, no ano letivo de 2016/2017. Os resultados obtidos evidenciam uma relação positiva e significativa entre empowerment psicológico e motivação académica, que os estudantes se encontram em geral motivados no seu percurso académico e percecionam um empowerment psicológico moderadamente elevado. Assim, consideramos que para potenciar o empowerment psicológico e a motivação académica dos estudantes do ensino superior é importante que os professores auxiliem os estudantes a se tornarem mais autónomos e responsáveis no e pelo seu processo de aprendizagem, tornem as aulas mais dinâmicas e interativas, promovam o trabalho de grupo, façam com que os conteúdos programáticos das disciplinas sejam mais interessantes e pertinentes para a sua vida profissional futura.
- Natal, a celebração da dádiva : proposta de abordagem à UL 2 : Advento e Natal, do 5º ano de escolaridadePublication . Silva, Ana Cristina da; Teixeira, Alfredo Manuel Matos Alves Rodrigues; Garcia Ambrosio, Juan FranciscoO presente trabalho tem por objetivo abordar a temática do Natal, presente no Programa Curricular de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) para o 5º ano de escolaridade, numa nova perspetiva, a da dádiva. Neste sentido, inicia-se com a descrição do caminho percorrido na Prática de Ensino Supervisionada (PES), apresentando uma breve reflexão sobre a mesma, as planificações e as estratégias adotadas para a lecionação da Unidade Letiva 2 - Advento e Natal. Em seguida, procura-se fazer uma aproximação antropológica ao conceito de dádiva ou dom, de acordo com os sociólogos Marcel Mauss, Jacques Godbout e Alain Caillé e do antropólogo Maurice Godelier e ver como esses conceitos se coadunam com a essência do Natal e a maneira como esta festa é celebrada social, cultural e religiosamente. Por fim sugerem-se algumas atividades didáticas a desenvolver em paralelo à lecionação da UL 2. Este Relatório constitui-se como um instrumento de reflexão e avaliação da prática pedagógica, constituindo-se também como uma ferramenta de aprendizagem, uma vez que apresenta a proposta de uma nova chave de leitura para a abordagem do Natal na disciplina de EMRC
- Padre Gustavo de Almeida : 1903-1965 : entre o catolicismo nacionalista e a renovação eclesialPublication . Monteiro, António Pedro Fernandes; Ferreira, António Manuel Antunes de MatosEsta dissertação de conclusão do Mestrado Integrado em Teologia, pela Universidade Católica Portuguesa – enquanto sistematização conceptual no âmbito teológico a partir da perspectiva histórica –, tem como objectivo estabelecer os marcadores do percurso eclesiástico, intelectual e de influência na ambivalência da “restauração católica”, de Gustavo Adolfo Ribeiro de Almeida. Desta forma, procura contribuir para reduzir a escassez de biografias de clérigos contemporâneos em Portugal, e ultrapassar formas de anonimato na consideração historiográfica. Esta investigação pretende também estabelecer uma compreensão matizada e complexa do relacionamento entre Igreja católica e o regime político português conhecido por Estado Novo (1933-1974), através de um percurso de alguém que, por via do discurso e das diversas funções que exerceu, marcou de forma significativa pessoas e instituições. A dimensão teológica deste trabalho retém três aspectos importantes da actuação deste eclesiástico: o seu pensamento social e respectivas implicações político-eclesiais; a sua visão da organicidade do catolicismo; e a sua projecção como orientador espiritual, pelo acompanhamento e pela direcção espiritual de pessoas de distintos horizontes intelectuais e sociais. Estas dimensões de teologia prática direccionam-se para o que se pode considerar como método de intencionalidade renovadora, isto é, uma renovação de prolongamento ou continuidade, sem rupturas, uma “modernidade sem mudança”.