Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-30"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- O conforto como pilar estruturante do cuidar em enfermagemPublication . Esteves, Filipa Sofia Barata; Ribeiro, Patrícia Cruz Pontífice Sousa ValenteO presente documento surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem na área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, e pretende relatar e analisar de forma crítico-construtiva e reflexiva as competências adquiridas nos diferentes módulos de estágio no desempenho de funções enquanto Enfermeira Especialista. Na realização deste relatório será descrito a atividade profissional que foi alvo de creditação, as atividades e competências desenvolvidas ao longo dos estágios realizados, sendo também concretizada uma reflexão sobre as competências desenvolvidas podendo encontrar as conclusões do trabalho efetivado A seleção dos campos de estágio nos diferentes módulos preconizados no curso recaiu sobre a necessidade do desenvolvimento de competências na prestação de cuidados especializados à Pessoa e sua família em situação crítica em contextos diferentes da prática profissional já anteriormente conhecida reproduzindo um percurso de aprendizagem e desenvolvimento que teve lugar no Serviço de Urgência um Hospital Central e na área do Pré-Hospitalar, mais especificamente na Viatura Médica de Emergência e Reanimação. Por último o módulo referente aos cuidados intensivos foi creditado por executar funções como enfermeira em duas unidades de Cuidados Intensivos de um Hospital Central da Região de Lisboa, onde será realizada uma breve reflexão crítica sobre as atividades e competências desenvolvidas ao longo da minha experiência profissional. Durante a realização dos módulos dos estágios, emergiu a importância da formação relativa à vítima de trauma com hemorragia maciça sob ácido tranexâmico realizado no pré hospitalar e as perturbações do sono associadas ao ruído hospitalar na promoção do conforto do doente hospitalizado, sendo este o tema principal deste relatório de estágio.
- Comunicação de más notícias ao doente/família : que estratégias?Publication . Calado, Núria Filpa Pereira; Mendes, Maria Manuela Madureira LebreNo processo de aquisição de Competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica para além da componente teórica suportada e fundamentada na evidência científica e ética foi mobilizada para a prática de uma forma reflexiva e critica, que, em sinergismo, concorrem para um consolidar de competências. Este relatório pretende assim demonstrar as competências desenvolvidas ao longos dos estágios realizados no Serviço de Urgência Geral, na Unidade de Queimados e na Viatura de Emergência Médica e Reanimação. No decorrer dos estágios foram prestados cuidados especializados ao doente em situação critica e sua família e na envolvência emergia a necessidade de aprofundar conhecimentos sobre a comunicação de más noticias pelo que se realizou uma revisão sistemática da literatura que ao longo do percurso formativo permitiu transferir para o meu agir profissional os conhecimentos que dai emergiram. Sublinha-se ainda a realização de um folheto informativo referente aos cuidados que o doente queimado deve ter no regresso a casa, assim como a realização de um guia de acolhimento no Serviço de Urgência, visando informar os doentes e famílias sobre o protocolo preconizado pela Triagem de Manchester.
- Relatório de estágio : a violência em Portugal : enquadramento deontológico e as intervenções do enfermeiroPublication . Tapum, Gonçalo Fouto; Fernandes, Sérgio Joaquim DeodatoO enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica tem competências específicas desenvolvidas que correspondem a critérios estabelecidos quer pela Ordem dos Enfermeiros como também pela Escola de Enfermagem, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Este relatório tem como objetivo clarificar os objetivos, atividades e competências adquiridas no âmbito do mestrado em enfermagem médico-cirúrgica, utilizando os critérios já referidos. Assenta o relatório em três fundamentais pilares de construção, a Deontologia Profissional de enfermagem, os cuidados de enfermagem face à pessoa em situação especial de vulnerabilidade e o desenvolvimento de competências. A violência doméstica em Portugal tem um crescimento exponencial nos últimos anos, quer ao nível de denúncia quer na efetivação e perpetuação do crime. Neste sentido irão explorar-se as intervenções específicas no cuidado à pessoa vítima de violência doméstica. É no contexto da violência doméstica que se realizou uma revisão da literatura cujo objetivo foi identificar as intervenções específicas no cuidado de enfermagem à pessoa vítima de violência doméstica. Os estágios, inerentes a este percurso, desenvolveram-se no Serviço de Medicina Intensiva e no Serviço de Urgência Central do Hospital de Santa Maria, em Lisboa e no Veículo Médico de Emergência e Reanimação do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.
- Dor : da avaliação ao controloPublication . Fradinho, Ana Catarina Monção Lopes; Mendes, Maria Manuela Madureira LebreO presente relatório tem como tema “Dor - da avaliação ao controlo” tendo sido realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica desenvolvido pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. No processo de desenvolvimento de competências sublinhadas no plano curricular, para além da componente teórica, este incorpora uma componente prática em contexto de estágio subdividido em três partes: Serviço de Urgência Geral, Cuidados Intensivos e Unidade Dor; sendo que transversalmente a minha intervenção visou refletir e analisar a abordagem ao doente com dor aguda ou crónica, no sentido de desenvolver competências especializadas na área. No relatório é efetuada a descrição e análise crítica das atividades desenvolvidas com o propósito de evidenciar as competências especializadas adquiridas em estágio. Este é o lugar por excelência onde decorrem as práticas profissionais, através da mobilização de saberes adquiridos, onde a prática e formação se constituem como vertentes interligadas, num processo interativo. A temática do conforto relacionada com a avaliação e controlo da dor surge como eixo transversal a todo o relatório, considerando a mesma uma área de interesse na contribuição para a melhoria da qualidade dos cuidados em enfermagem. O conceito de cuidar aparece de forma global ao longo do relatório, sendo algo inerente à prática assistencial de enfermagem, com importância na valorização da humanização e da relação com o doente. No decorrer dos estágios foram prestados cuidados especializados ao doente em situação crítica e sua família e promoveu-se a formação em serviço, a melhoria dos cuidados prestados aos doentes e a valorização profissional dos enfermeiros através da sustentação da prática baseada na evidência científica. No âmbito da temática da dor desenvolvi um instrumento de registo da avaliação da dor, tendo o mesmo sido implementado no serviço de estágio. Realizei ainda uma revisão sistemática da literatura, com o tema “A adesão à terapêutica analgésica pela pessoa com dor crónica”, sendo que a evidência científica demonstrou altos níveis de não adesão terapêutica aos analgésicos por fatores variados. A divulgação dos resultados contribui para a mudança de práticas, melhoria dos cuidados e bem-estar do doente.
- O conforto da pessoa em situação críticaPublication . Faria, José Manuel da Silva; Ribeiro, Patrícia Cruz Pontífice Sousa ValenteO presente documento é o culminar de um processo de mudança educacional, pessoal e profissional, no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem, na área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, ministrado pela Universidade Católica Portuguesa. Este relatório descreve e analisa o percurso do processo de aprendizagem e de desenvolvimento de competências especializadas, no domínio científico em estudo. Iniciamos o relatório com uma revisão integrativa, sobre o conforto do doente em cuidados intensivos. Concluímos que as necessidades de conforto decorrem essencialmente do contexto físico e psico-espiritual e as medidas de conforto mais frequentes destinam-se ao alívio e à tranquilidade. No âmbito do estágio, Módulo II–UCI, desenvolvemos as nossas competências com a prestação de cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação crítica e sua família; promovemos o conforto do idoso através da realização de uma revisão integrativa sobre o tema, divulgando os resultados através de um poster científico e uma formação audiovisual. Contribuímos igualmente para a prevenção da transmissão da infeção através da realização de uma campanha promocional. As atividades desenvolvidas no âmbito do Módulo I–SUP, foram a prestação de cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação crítica e família; a promoção da qualidade dos cuidados de enfermagem, sob o foco do sistema cardiovascular, com a realização de uma revisão integrativa sobre o tema, na construção de uma instrução de trabalho, e uma apresentação sumária sobre os novos sistemas de pacing. O Módulo II–GCL PPCIRA ficou marcado pela tomada de conhecimento da sua atividade na vigilância epidemiológica de estruturas, processos e resultados; na promoção de boas práticas de prevenção e controlo de infeção com a realização de uma formação profissional sobre as precauções básicas de controlo da infeção, na realização da campanha Etiqueta Respiratória, na preparação e execução de uma auditoria à higienização dos locais de acondicionamento e preparação terapêutica; e no conhecimento do circuito dos dispositivos médicos de utilização múltipla.
- O percurso escolar de um aluno com trissomia 21Publication . Pinto, Armando Jorge Teixeira; Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daCom o presente relatório reflexivo pretende-se descrever o percurso escolar de um aluno com Trissomia 21 (T21), na perspetiva de um professor de Educação Especial (EE). Trata-se de um caminho a dois, no qual é descrito o percurso de ambos e qual foi o momento em que se cruzaram. Para que a descrição do caminho fosse clarividente e sensata, foi necessário entender alguns fatores extrínsecos ao dito percurso formal, e perceber como o influenciaram. Ao longo do caminho, de outra forma não poderia ser, esteve sempre presente, não o conceito de inclusão, porque palavras “leva-as o vento”, mas a inclusão aplicada no terreno, neste caso concreto a todos os níveis através de um vínculo entre escola e sociedade. Esta realidade só foi possível com o envolvimento da família, escola, colegas e com a aplicação da legislação dando cumprimento ao Decreto - Lei n.º 3/2008, de 7 de Janeiro e à Portaria n.º 201-C/2015, de 10 de junho. Desta forma, e com a inclusão aplicada no terreno, predomina a abertura face às diferenças e ao direito à igualdade de oportunidades numa sociedade, em que o aluno com Necessidades Educativas Especiais (NEE) tem imperiosamente direito a estar incluído na “multidão social”. É esta inclusão que vai dissipar diferenças, originar oportunidades e dignificar a condição humana. Palavras-chave: Inclusão, Escola, Necessidades Educativas Especiais, Trissomia 21 (T21), Transição para a Vida Pós - Escolar (TVPE).
