Browsing by Issue Date, starting with "2016-07-29"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de atividade clínicaPublication . Rama, Liliana Filipa Silva; Marques, Tiago Miguel Santos; Correia, André Ricardo MaiaO Relatório Da Atividade Clínica compreende todas as competências e experiências clínicas obtidas ao longo dos 5 anos de duração do curso do Mestrado Integrado em Medicina Dentária. O presente relatório expõe os casos clínicos apenas relativos ao 5º ano, binómio 18, de forma a ilustrar técnicas e procedimentos executados, com o intuito de analisar de forma crítica todos os casos clínicos aqui representados. De um modo geral, o relatório está categorizado por áreas disciplinares, e em cada uma é descrito todos os pacientes atendidos como operador e assistente, os diagnósticos, os planos de tratamento e os tratamentos executados aos pacientes. As aprendizagens obtidas durante a duração do curso, são o alicerces para a prática clínica como futura médica dentista. Sendo portanto um ponto de partida para a futura integração no mercado de trabalho.
- O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos e os símbolos religiosos : o uso do véu muçulmano na Europa do século XXIPublication . Costa, Inês Granja Afonso; Botelho, Catarina SantosA presente tese centra-se na jurisprudência do TEDH relativa aos símbolos religiosos como forma de manifestação do direito à liberdade religiosa. Neste âmbito, presta-se redobrada atenção à jurisprudência internacional regional europeia referente ao uso de símbolos religiosos por mulheres muçulmanas. Atendendo à complexidade da temática, que exige uma apreciação interdisciplinar, realiza-se um diagnóstico integrado. Em síntese, cruza-se a atualidade europeia, social, jurídica e política, e o labor jurisprudencial do TEDH, com o objetivo de analisar a evolução da jurisprudência do TEDH naquela matéria.
- Dalila Pereira da Costa e a experiência imediata do divino : a transcendência entrevista na imanência : uma introdução da Dalila no contexto da filosofia portuguesa e no contexto europeuPublication . Costa, Catarina Alexandra Dias Oliveira Alves da; Gama, José GonçalvesO objectivo da presente dissertação tem como propósito analisar a experiência imediata do divino em Dalila L. Pereira da Costa, experiência esta entendida como núcleo identitário da sua criação literária e filosófica, gérmen a partir do qual o leitor pode processar a hermenêutica da sua obra e pensamento. Considera-se a pertinência da sua reflexão no contexto da filosofia portuguesa contemporânea destacando a singularidade desta pensadora. Começamos pela descrição das circunstâncias e traços característicos da experiência imediata do divino a partir do processo interior, descobrindo-a como vivência emblemática impactante, revelação do inefável, indizível, invisível. Tal abordagem confirma a realidade do sagrado enquanto realidade primeva, horizonte transcendental a partir do qual tudo ganha sentido. O percurso da experiência favorece e pede uma explanação e abordagem nos domínios da filosofia da religião, mais propriamente em Schleiermacher, Rudolf Otto e Mircea Eliade, os quais são considerados precursores de uma linha de fundamentação da experiência imediata do divino, no contexto europeu. Na contemporaneidade histórica e filosófica de Dalila encontramos Maria Zambrano cuja obra e pensamento se situam na perspectiva de afirmação do sagrado enquanto horizonte de sentido.
- A influência da motivação e da satisfação dos cuidadores formais no bem cuidar de idososPublication . Teves, Maria Luísa da Câmara; Brito, José Henrique Silveira de; Cunha, Manuel António Antunes daO trabalho em apreço, com o título A influência da motivação e da satisfação dos cuidadores formais no bem cuidar de idosos, parte da análise dos conceitos de envelhecimento, velhice e gerontologia, em torno da dinâmica do lar familiar e do lar institucional e, de modo particular, da prestação de cuidados e do papel dos cuidadores neste último contexto. No âmbito da nossa pesquisa, procurámos aferir a perceção dos cuidadores formais (auxiliares e enfermeiro) da valência Lar, da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo (S. Miguel - Açores), no que se refere à influência da motivação e da satisfação no bem cuidar, ou seja, no princípio da beneficência. Trata-se de responder à seguinte problemática: Em que medida o bem cuidar de idosos é influenciado pela motivação e pela satisfação dos cuidadores formais? Verificou-se que a maioria dos profissionais considera que a sua motivação e satisfação têm uma influência real na prestação de cuidados, sendo que as áreas a necessitar de maior intervenção se centram na Relação com os Colegas e com a Chefia.
- Da liberdade de escolha nos estabelecimentos públicos de saúdePublication . Monteiro, Susana Maria Aroso; Pais, Sofia OliveiraA Constituição da República Portuguesa consagra o direito à saúde através dos direitos fundamentais à vida e à integridade física. A proteção da saúde é realizada através do Serviço Nacional de Saúde, que deve garantir o acesso universal a todos os cidadãos. O exercício da escolha no SNS é determinante para a dignidade e autodeterminação da pessoa humana. A introdução da Diretiva dos cuidados transfronteiriços e os novos desafios da concorrência no mercado da saúde são decisivos para uma mudança de paradigma no acesso aos cuidados hospitalares.
- Suplementação vitamínica e mineral em Portugal durante o primeiro ano de vida: resultados do EPACI Portugal 2012Publication . Rêgo, Carla; Nazareth, Margarida; Lopes, Carla; Graça, Pedro; Pinto, ElisabeteIntrodução: A adequação nutricional e o status vitamínico e mineral são determinantes para a saúde, crescimento e desenvolvimento. São desconhecidas as práticas de suplementação nos lactentes portugueses. Pretendeu-se caracterizar a suplementação em vitaminas e minerais e quantificar a sua associação com fatores sociodemográficos e sanitários, numa amostra representativa nacional. Métodos: Do questionário retrospetivo, presencial, aplicado aos acompanhantes de 2232 crianças (12-36 meses) e integrado no protocolo do Estudo do Padrão Alimentar e de Crescimento na Infância - Portugal 2012, foi retirada informação relativa à toma de suplementos durante o primeiro ano de vida. Resultados: Verificou-se que 68,3% dos lactentes portugueses efetuam suplementação com vitamina D e 16,6%, 24,0 % e 4,5% efetuam, respetivamente, com ferro, vitamina C e flúor. Residir na zona Norte (exceto para o flúor) ou ser acompanhado em simultâneo por pediatra/médico de família, associa-se a maior frequência de suplementação. O acompanhamento apenas por médico de família aumenta o risco em 23,0% e 45,0% de não ser efetuada suplementação, respetivamente, com vitamina D e ferro. A prematuridade associa-se a suplementação com ferro e com multivitamínico. Maior escolaridade materna ou viver casada/em união de facto associa-se a maior frequência de suplementação em vitamina D. Discussão: Apenas dois terços dos lactentes portugueses efetuam suplementação com vitamina D, um sexto efetua com ferro e um quarto com vitamina C. A suplementação com flúor é residual e a suplementação com multivitamínico associa-se à prematuridade. Fatores socioeconómicos, o prestador de cuidados de saúde de rotina e a localização geográfica associam-se, em Portugal, à prevalência da suplementação vitamínica e mineral durante o primeiro ano de vida.
