Browsing by Issue Date, starting with "2016-05-13"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágioPublication . Silva, Marta Maria Ferreira da; Raguso, FabriziaO presente relatório de estágio integra-se no 2º ano de Mestrado de Psicologia da Família lecionado pela Universidade Católica de Braga – Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, tendo como objetivo apresentar as atividades realizadas no âmbito do estágio curricular. O estágio curricular decorreu, de outubro de 2014 a novembro de 2015, no Lar de Infância e Juventude Oficina de S. José (LIJ OSJ) . Este LIJ tem como objetivos primordiais acolher crianças/jovens privadas do meio familiar, proporcionando-lhes um meio propício a uma educação integral, alicerçada em valores morais e cristãos e o de lhes possibilitar competências, oportunidades e recursos para enfrentar os desafios do futuro. Neste contexto, os nossos objetivos foram o de proporcionar a aplicação da abordagem teórica do Mestrado em Psicologia da Família, tendo por base o modelo relacional, sistémico, simbólico ao Lar de Infância e Juventude Oficina de S. José e o de promover o contacto e a aprendizagem de boas práticas, de forma a, desenvolver competências profissionais adequadas e autónomas. O presente relatório está dividido em seis partes, especificadamente, caraterização do LIJ OSJ, papel do psicólogo neste contexto, avaliação das necessidades, propostas de intervenção, observações, avaliações e acompanhamento individual, outras atividades e pela conclusão e reflexão da experiência vivenciada.
- Os principais fatores de motivação em alunos na disciplina de classes de conjunto/coro do 3º ciclo do Centro Cultural Musical : Conservatório Regional de Música : Caldas da SaúdePublication . Veloso, José Carlos da Silva; Monteiro, Pedro Miguel PereiraA prática pedagógica coral em crianças e adolescentes apresenta uma tradição bastante veemente em Portugal. Mais concretamente, a disciplina de Classes de Conjunto - Canto Coral já faz parte do currículo dos cursos artísticos de música desde 1888, através do Decreto-lei de 6 de dezembro. Muitos têm sido os pedagogos a louvar a prática coral na educação musical por a considerarem um meio de formação moral, intelectual e cívica dos alunos. Contudo, lidar com um coro de jovens, sobretudo na idade da adolescência, pode tornar-se um desafio complexo. Eis algumas das principais razões. Pelo facto dos alunos não apresentarem as mesmas fases de mudança de voz em simultâneo, o docente tem um papel fulcral ao gerir um quadro bastante diversificado, devendo ser conhecedor dos diferentes estágios de desenvolvimento vocal e orientá-los de forma sapiente, com repertórios e exercícios técnicos variados, de forma a permitir o desenvolvimento de todos os alunos e mantendo-os motivados ao mesmo tempo. Ainda sob este ponto, a escolha de repertório revela-se essencial para o professor motivar os alunos, bem como a adoção da disciplina como motor de inclusão social e de integração. Enquadrando-se em importantes teorias contemporâneas, esta investigação teve como principal objetivo verificar quais os vetores essenciais na motivação dos alunos para a disciplina de coro. A mesma foi realizada com os alunos de Classes de Conjunto/Coro do 3º ciclo do Centro de Cultura Musical – Conservatório Regional de Música sediado nas Caldas da Saúde em Santo Tirso. Partindo da recolha e análise bibliográfica, conclui-se que a prática coral, sobretudo na adolescência, aliada a uma aprendizagem com alunos motivados, é uma das ferramentas-chave no sucesso dos alunos. Os resultados obtidos reforçam as principais ideias reiteradas pelos autores da bibliografia apresentada. Assim, a aplicação de estratégias metodológicas diversificadas, aliadas a repertórios distintos e a um ambiente social favorável, são fatores decisivos no desenvolvimento dos aluno.
- Os recursos e a impugnação da decisão arbitral em matéria tributáriaPublication . Ferreira, Susana Bradford; Trindade, Carla Castelo
- Loudness : faz sentido aplicar uma norma de regularização na masterização musical?Publication . Pereira, Diogo Octávio Saraiva de Sousa; Pestana, Pedro Duarte Leal Gomes; Carvalho, VascoNeste trabalho irei dissertar sobre as possíveis vantagens e desvantagens, que resultarão de uma hipotética introdução de uma norma que regulamente os níveis de loudness na produção musical, durante o processo de masterização. Pretende-se também compreender o efeito que os vários tipos processamento aplicados para maximizar o volume durante a masterização têm sobre o ouvinte. Para isto foi realizada uma produção musical, na qual foi gravada uma banda. As gravações foram posteriormente misturadas e masterizadas em quatro estilos diferentes, aplicando diferentes processamentos a cada uma. Essas masterizações foram utilizadas em testes auditivos com 30 ouvintes, onde se tentou descobrir a influencia que elementos como a gama dinâmica de uma faixa têm na preferência do ouvinte, comparando as várias versões ao mesmo volume aparente.
- Tributação autónoma das ajudas de custoPublication . Ferreira, Rita Sofia Pereira; Martins, Carla Marisa Castelo Trindade
- A pedagogia da pianista Helena Sá e CostaPublication . Sequeira, António Pedro Rosado Mont'Alverne de; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daA dissertação A PEDAGOGIA DA PIANISTA HELENA SÁ E COSTA pretendeu debruçar-se sobre o legado pedagógico da pianista Helena Moreira de Sá e Costa (Porto, 26 de Maio de1913- Porto, 8 de Janeiro de 2006). Descendente de uma antiga linhagem de mestres do piano, os quais consideravam e praticavam a pedagogia do instrumento numa perspetiva ética e estética, a sua ascendência enquanto legado de tradição interpretativa e pedagógica de Escola de Piano remonta ao famoso pianista Franz Liszt (Lourenço, 2011, p. 79), conforme literatura crítica publicada. Sendo atualmente ainda possível o contacto direto com diversos discípulos de diferentes gerações de Helena Moreira de Sá e Costa, todos no ativo enquanto intérpretes e pedagogos em Portugal e no estrangeiro, através da técnica de inquérito entrevista, pretendeu-se aferir e elencar informação relevante sobre a pedagogia da pianista. As 10 entrevistas realizadas a estes pianistas e pedagogos incluíram questões abertas sobre interpretação, técnica, didática e questões musicais e culturais atinentes. Na respetiva pesquisa empírica, e numa perspetiva de design metodológico de âmbito qualitativo, as entrevistas foram depois objeto de uma análise de conteúdo. Com esta investigação, concluímos a importância e o contributo da pedagogia de Helena Sá e Costa, fazendo assim uma justa homenagem à incontornável pedagoga da Música do século XX português, e referem ainda a pertinência e a importância da recolha da presente informação num registo sistemático e analítico. Pretendeu-se igualmente dar um contributo para o registo da tradição oral mestre e discípulo do secular ensino do piano, uma vez que “O discípulo aprende o seu ofício simultaneamente pelo ensino e pelo exemplo do Mestre, vai passando pouco a pouco das tarefas mais simples às de nível mais especializado e autonomiza-se gradualmente dessa tutela até se poder estabelecer por si próprio, mas a afirmação da sua individualidade criativa não quebra os laços e afinidade estética e técnica fundamental que o ligam à sua experiência de formação.” (Nery, R. V. in Lourenço, 2011, p. 13)
- Música para cinema : empatia e percepçãoPublication . Faulhaber, Luís Artur Pacheco de Amorim Wood; Pestana, Pedro Duarte Leal Gomes; Fernandes, Vitor JoaquimNa presente dissertação procura-se abordar a temática da manipulação emocional e narrativa através do meio musical. Explorando o contributo de diferentes campos de investigação, define-se como o objectivo levantar questões que permitam posteriormente uma abordagem mais profunda, cruzando conceitos que permitam um claro mapeamento dos diferentes processos intervenientes na interpretação de uma obra cinematográfica. São apresentados, de forma breve, diferentes perspectivas do papel da música no meio dramático, revelando desta forma diferentes etapas da evolução da música até ao seu actual contributo no meio fílmico. Para além da abordagem histórica é feita em paralelo uma abordagem antropológica, onde se referem as funções da música que fogem do seu contributo como elemento estético. Uma vez que este trabalho se revela como um suporte teórico para a componente prática que lhe está associada, é feita de igual modo a apresentação de resultados de dois estudos que são seguidos pelo projecto final de composição musical para o filme The Great Train Robbery. Nestes estudos é feito um levantamento de componentes musicas e respectivos efeitos. O primeiro, parte de várias obras cuja temática é previamente definida, estabelecendo o foco na presença de certos elementos que a compõem. De forma contrária, o segundo estudo parte do estabelecimento prévio de diferentes timbres, estudando os diferentes resultados que esta componente induz. A presente dissertação pretende, acima de tudo, levantar questões, apontando desta forma diferentes abordagens para resposta às mesmas. Assim, possibilitar-se-á o desenvolvimento de um processo de investigação dedicado ao aumento da eficácia dos mecanismos de influência musical, que resultará numa melhora da dialéctica entre musica e e imagem.
- A comunicação da aeronáutica do Brasil na cobertura de acidentes aéreosPublication . Wender, Henry Wilson Munhoz; Ribeiro, Nelson CostaEsta dissertação tem por objetivo analisar em que medida a estratégia de comunicação da Aeronáutica, na cobertura de acidentes aéreos, contribui para uma percepção social positiva da instituição na sociedade. O questionamento é relevante porque o CENIPA, órgão da Aeronáutica responsável por investigar acidentes aéreos, não busca culpados pela tragédia, mas apenas fatores contribuintes para a prevenção, contrariando o desejo das famílias de vítimas. Essa prática de trabalho tem levado essas famílias a buscar no Judiciário autorização para utilizar os documentos produzidos pelo CENIPA a fim de identificar culpados. O tema deste trabalho ganha destaque maior porque, em 2014, foi aprovada no Brasil a lei nº 12.970 que resguarda os dados de investigação produzidos pelo órgão, o que vai de encontro ao interesse de famílias de vítimas de acidentes aéreos. Tendo em conta que a imprensa assume um papel de mediação entre a Aeronáutica e o público interessado em obter informações sobre os acidentes aéreos, foi realizada pesquisa bibliográfica com ênfase na influência da imprensa para a construção social da realidade, em especial levando-se em consideração os conceitos elaborados por Peter Berger e Thomas Luckmann. Também foram analisadas a deontologia de trabalho da imprensa e a metodologia de atuação dos investigadores de acidentes aéreos da Aeronáutica. O interessante é que ambos, imprensa e investigadores, têm práticas semelhantes de trabalho ao redor do mundo. Em complemento, uma pesquisa documental buscou avaliar se os documentos que orientam a comunicação da Aeronáutica estão coerentes com a bibliografia pesquisada, bem como com a deontologia do jornalismo e a metodologia do trabalho do CENIPA. Para além dessas pesquisas, foram colhidos diversos depoimentos oriundos de profissionais que atuaram diretamente nos maiores acidentes aéreos ocorridos no Brasil. Por fim, uma série de sugestões na área de Comunicação Social é apresentada, no intuito de alertar sobre a avalanche de críticas que deverão surgir na sociedade brasileira em razão da entrada em vigor da lei nº 12.970. Isso já foi possível ser constatado, por exemplo, em razão de um acidente aéreo ocorrido em 2014, e que vitimou um candidato a presidente do Brasil.
- Percepção e inteligibilidade : a dimensão, manipulação e integração dos diálogos como elemento estruturante e condicionante do filmePublication . Oliveira, Cátia de Almeida; Pestana, Pedro Duarte Leal GomesEsta investigação tem como objecto fundamental os diálogos como meio de transmissão de uma informação ou de uma emoção, bem como a sua importância na construção da narrativa fílmica. Uma parte do estudo foi focada em processos de captação, edição e mistura em som para cinema na vertente dos diálogos. Em prol da investigação desenvolveu-se paralelamente o projecto final, baseado em inquéritos e entrevistas a técnicos de som. A segunda parte da investigação desenvolveu-se através de entrevistas a profissionais da área da neurociência, que por consequência fomentou o desenvolvimento de testes de inteligibilidade. O carácter prático da investigação revelou-se a forma mais directa para compreender e estabelecer uma ligação entre os diálogos e o campo da inteligibilidade. O estudo remetido às áreas do som e da neurociência demonstrou-se essencial ao desenvolvimento da dissertação, bem como ao crescimento do que tinha sido inicialmente proposto e ao que foi surgindo com a evolução de conhecimentos académicos da discente.
