Browsing by Issue Date, starting with "2016-01-14"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- O espetro do autismo e as novas tecnologias : estudo de casoPublication . Oliveira, Helena Cristina Maia Cabecinhas Elias Mendes de; Freitas, João Correia de“O espetro do autismo e as novas tecnologias” é o tema deste projeto. Esta investigação incide sobre uma criança diagnosticada com Espetro do Autismo, a frequentar um Jardim de Infância da Rede Pública do qual somos docente titular, em situação de adiamento à escolaridade obrigatória, a quem foi proposto um Sistema Alternativo de Comunicação – o software Plaphoons. Para tal fizemos diversas observações durante o Ano Letivo à criança em contacto com o software, tendo também entrevistado os diversos agentes educativos que trabalharam com esta criança: a Mãe, a Educadora do Ensino Especial, a Terapeuta da Fala. Concluimos que a criança caso do estudo manipula com bastante facilidade o software, o que lhe permitiu utilizá-lo de forma mais regular. Concluimos também que esta ferramenta não só responde às necessidades comunicacionais desta criança como também lhe possibilita fazer algumas aprendizagens com a utilização da mesma.
- Relatório de estágioPublication . Aspra, Ercília de La Salette Lemos; Costa, Eleonora Cunha VeigaO presente relatório de estágio do ano letivo 2014/2015 surge no âmbito do 2.º ano do Mestrado de Psicologia Clínica e da Saúde, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais de Braga, da Universidade Católica Portuguesa, realizado na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, sendo as atividades, maioritariamente, dirigidas à valência idosa. Tem como finalidade descrever as atividades realizadas pela estagiária, com vista ao desenvolvimento de um saber profissional congruente com as aprendizagens realizadas ao longo do percurso académico. Neste sentido, o estágio é um processo indispensável na formação de profissionais competentes para enfrentar os desafios da profissão. Assim, o estágio curricular teve como objetivo aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso, contribuir para a aquisição de experiência e competências profissionais, refletir sobre as práticas e as aprendizagens no contacto com a realidade e promover a formação ética alicerçada com a componente teórica. O presente relatório apresenta, primeiramente, a caracterização da instituição e das atividades desenvolvidas pós observação, seguindo a intervenção individual, em grupos, a ação de formação e atividades extracurriculares. Finaliza-se dando-se enfase a uma reflexão das aprendizagens.
- Ao (re)encontro da paróquia que vive da alegria do evangelho : desafios teológicos, espirituais e pastoraisPublication . Mirra, Maria do Sameiro de Lima; Canavarro, António Abel Rodrigues
- A lexicultura na disciplina de Português Língua-Cultura Materna : um estudo de caso didactológico no 3º ciclo do ensino básico portuguêsPublication . Silva, Bruno José Franco da; Silva, Jacques Fernandes daProduzido no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Filosofia do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, o presente Relatório de Estágio – enquanto texto de índole dissertativa – tem por propósito central proceder à reportação do estudo e da investigação respetiva sobre a abordagem educacional em geral e a abordagem didactológica em particular da problemática da inclusão da dimensão lexiculturológica, isto é, a carga cultural partilhada que se encontra implicitamente depositada no léxico da língua-cultura, no quadro da disciplina de Português Língua-Cultura Materna, no âmbito do 3.º Ciclo do Ensino Básico português. Por referência à Educação em e pelas Línguas-Culturas, a Lexiculturologia, cujo objeto é a lexicultura, ou seja, a cultura implicitamente inscrita no léxico, procura contribuir para a emergência da concretização do princípio de consubstancialidade da língua e da cultura advogada pela Didactologia das Línguas-Culturas, perspetiva disciplinar essa ainda ausente em termos extensivos e intensivos nas práticas de ensino-aprendizagem do Português Língua-Cultura Materna em contexto escolar endolingue e endocultural. O estudo assenta prioritariamente numa abordagem didactológica da problemática correspondente, mormente através de uma investigação-ação de índole interpretativo-construtivista executada no quadro da prática de ensino supervisionada da componente disciplinar de Português do Estágio do autor do presente documento dissertativo, na sua qualidade de Professor Estagiário, no decorrer do ano escolar de 2013/2014, investigação-ação essa que apresenta a execução de práticas prototípicas de ensino-aprendizagem suscetíveis, por um lado, de proporcionar a inclusão da abordagem lexiculturológica e, por outro lado, de evidenciar a relevância dessa abordagem na disciplina de Português Língua-Cultura Materna, no âmbito do 3.º Ciclo do Ensino Básico português. Os resultados globais do estudo em geral e da investigação-ação respetiva em particular, objeto de reportação no presente Relatório de Estágio, evidenciam que a adoção dos referenciais didactológicos de consubstancialidade da língua e da cultura, bem como de práticas de ensino-aprendizagem associadas à abordagem lexiculturológica promovem o acesso dos aprendentes à dimensão lexicultural do Português Língua-Cultura Materna, no quadro da disciplina escolar correspondente, no âmbito do 3.º Ciclo do Ensino Básico português.
- Missão ad gentes e nova evangelização : a pertinência do testemunho de vidaPublication . Lopes, Elson Paulo Correia; Nunes, José Manuel Valente da Silva
- Hidroxiapatite de origem marinha modificada com ferro utilizada na constituição de um protetor solarPublication . Teixeira, Manuel António Custódio; Piccirillo, ClaraINTRODUÇÃO: O presente trabalho visou a valorização de um sub-produto que para se tornar num composto eficaz na proteção das radiações UV e assim, poder ser incorporado numa formulação cremosa base. Utilizou-se as espinhas de bacalhau, pela fácil aquisição e baixo valor económico. As espinhas de bacalhau têm na sua constituição hidroxiapatite – HAp – que é um fosfato de cálcio biocompatível e que poderia funcionar como um veículo para a formulação de um filtro solar. Para esse filtro ser efetivo incorporou-se na estrutura da HAp o ferro para se obter um agente que absorvesse as radiações UV. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi o melhoramento da propriedade de absorção da luz UV hidroxiapatite, para obter um material que fosse ao mesmo tempo biocompatível/não tóxico e absorvente. MÉTODOS: Para se incorporar o ferro na estrutura do fosfato de cálcio elaboraram-se soluções com esse ião, que por sua vez foram colocadas em contacto com as espinhas durante 3 e 5 horas. Foram utilizadas diferentes fontes de ferro – FeCl2, C6H10FeO6 e Fe(NO₀)₀ - para se perceber qual destas possuía maior e melhor taxa de incorporação. Seguidamente as espinhas foram calcinadas e moídas em pó. Por forma a otimizar o tamanho das partículas dos pós, para fazer parte de um produto cosmético, submeteram-se as amostras a dois tipo de tratamento – high energy ball milling e ultrassom. Formularam-se cremes com diferentes concentrações e tratamentos para se estudar qual seria a combinação ideal. Depois de ter a formulação cremosa elaborada com todas as condições ideais, foram medidos o SPF - Sun Protection Factor - a razão UVA/UVB e a cor em condições de temperatura ambiente e temperatura de 60º C. RESULTADOS: As melhores condições foram obtidas com o tratamento em solução de FeCl2 durante 3horas. Entre os dois tratamentos a que o pó foi submetido, o que se revelou melhor para integração no protetor solar foi a high energy ball milling. Reunidas todas estas condições, seguiu-se então a formulação de um creme protetor. Este apresentou um valor de SPF na ordem dos 3,5, uma razão UVA/UVB igual a 1 e uma cor vermelha à temperatura ambiente e avermelhada à temperatura de 60º C. CONCLUSÕES: Pela realização deste trabalho permitiu verificar a viabilidade da produção deste tipo de produto cosmético, com base num sub-produto alimentar. De referir que o fator de proteção é inferior ao das formulações comerciais - que utilizam TiO2 – contudo, o produto elaborado apresenta um razão UVA/UVB igual a 1, valor melhor que os produtos comerciais.
