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- Como incluir os alunos com Síndrome de Bardet-Biedl numa turma regular? Como desenvolver as suas capacidades cognitivas?Publication . Barros, Paula Cristina Fernandes de; Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daA Inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas escolas regulares persiste em ser uma questão ponderada no sentido de proporcionar um ensino de qualidade para todos os alunos, mesmo aqueles que que apresentam características distintas. Assim, aos alunos com NEE se deve proporcionar um clima de igualdade educativa e social, de forma a promover a igualdade de oportunidades, bem como uma adequada preparação para a vida ativa, ou seja, para a sua integração no mercado de trabalho. O presente Relatório tem como finalidade responder à seguinte Como incluir os alunos com Síndrome de Bardet-Biedl numa turma regular? Como desenvolver as suas capacidades cognitivas? Com este trabalho pretendemos demonstrar que, com o desenvolvimento adequado de estratégias, estes alunos aumentam as suas capacidades e minimizam as suas dificuldades/barreiras aquando a ocorrência da cegueira total. Assim, verificamos que a participante deste estudo, alcançou melhorias a nível dos processos cognitivos. Foi uma aluna sempre incluída na turma de referência, revelando apenas alguma divergência, em termos cognitivos e relacionais em relação aos seus pares.
- Composição de sistemas musicais interactivosPublication . Cardoso, Miguel Marques; Dias, António de Sousa; Martins, Luís GustavoThis work proposes a contribute to the understanding of computer-based interactive music practices, in order to establish methodologies that can provide a more transparent, flexible and dynamic process in related compositional activity. This research is developed by examining and articulating complementary perspectives on the intersection of computer music with interaction. We begin by researching on models, materials, techniques and concepts that can contribute to this practice, attempting to understand the affordances and constraints that the computational medium provides. We then study how interaction has contributed to the contemporary context of interactive music practices by reshaping the relationship between the composer, the performer, the audience and the environment. In order to further scrutinize the potential of computer-based interactive music, we investigate new programming paradigms and how they can yield a more adequate context for artistic practices such as music. Complementing these explorations, we implement a computational framework, suggesting an alternate approach to interactive music practices.
- Imagem fotográfica, experiência e possibilidadePublication . Moreira, Alexandra de Jesus Costa Beleza; Espiña, Maria YolandaNesta investigação debruçamo-nos sobre as imagens fotográficas enquanto representações verídicas, no contexto de uma filosofia da depiction. Neste âmbito recorremos a uma abordagem epistémica de base percetiva, complementada com uma abordagem fenomenológica. A abordagem fenomenológica permite-nos compreender, quer o mecanismo das expetativas, quer a passagem do reconhecimento para o simbólico, na imagem fotográfica.
- As novas estruturas narrativas cinematográficas no cinema português : realidade ou utopia?Publication . Paiva, Ana Sofia dos Santos Espinha; Caires, Carlos SenaA estrutura Narrativa é uma parte extremamente importante de uma obra, seja ela literária, teatral ou cinematográfica. Esta consiste numa sequência de factos, ou por outras palavras, um enredo. No cinema contemporâneo, podemos apresentar a história nesta estrutura linear clássica, ou inovar, misturando as diferentes partes de forma a criar uma nova estrutura e, consequentemente, uma nova experiência de leitura fílmica para os espectadores. Nesta dissertação estudou-se as diversas tipologias Narrativas do cinema contemporâneo (a partir dos anos 80), procurando determinar se estas estão presentes ou não no cinema português moderno. Isto foi conseguido através da análise da Narrativa literária e sua adaptação; das tipologias Narrativas predominantes da atualidade; e identificação da sua presença em filmes de origem nacional. Este estudo culminou numa identificação das estruturas Narrativas predominantes no cinema português, com as quais iremos perceber se existe uma influência das tendências globais na criação de Narrativas fílmicas em Portugal.
- As portarias de extensão e a liberdade sindical : dois institutos compatíveis?Publication . Sangra, Maria Isabel Veiga; Ribeiro, Ana Teresa da Silva Ferreira
- Algumas considerações em torno da requisição civilPublication . Lopes, Maria João Carvalho; Carvalho, Catarina Nunes de Oliveira
- O portefólio reflexivo na formação inicial de docentes : uma visão triangularPublication . Mendes, Ana Sofia Pereira de Aguiar Ricardo; Cabral, Maria Ilídia de MeirelesO objetivo principal da presente investigação é estudar o uso do portefólio reflexivo no âmbito da formação inicial de professores, indagando, junto dos mesmos, de que forma o portefólio é percecionado como uma ferramenta potencializadora de aprendizagem e desenvolvimento profissional. Partindo de uma revisão da literatura específica sobre profissionalidade docente; supervisão pedagógica; portefólio, reflexividade e desenvolvimento profissional docente e da recolha de dados empíricos pretendeu-se, através deste estudo de caso, desenvolver um trabalho que permitisse compreender vários olhares sobre o uso do portefólio reflexivo na formação inicial de docentes: o olhar dos professores em formação inicial, inexperientes em matéria de utilização do portefólio; o olhar de professores que, já não estando num processo de formação inicial, utilizaram esta ferramenta nessa fase da sua formação profissional e ainda o olhar das supervisoras da prática pedagógica em contexto de formação inicial. Concluímos ainda, com esta investigação, que a utilização do portefólio reflexivo pode efetivamente dar resposta à necessidade de se implementarem dinâmicas de desenvolvimento profissional que favoreçam a criação de verdadeiras comunidades de aprendizagem profissional (Bolívar, 2012) que promovam uma reflexão sistemática sobre as práticas docentes, com melhorias visíveis ao nível das aprendizagens de todos os elementos que dela fazem parte. No entanto, não é possível ignorar que a relação entre a teoria e a prática se assume, frequentemente, como uma relação não imediata, pois que influenciada por uma série de constrangimentos de ordem individual, organizacional e até mesmo política. Por este motivo, a prática profissional nem sempre corresponde às linhas orientadoras dos processos de formação académica de docentes.
- A música tradicional portuguesa na disciplina de classes de conjunto/coro : 1º e 2º graus do ensino vocacional da músicaPublication . Rodrigues, Luísa Manuela Costa; Monteiro, Pedro Miguel PereiraA dissertação que apresentamos com o título “ A Música tradicional Portuguesa na disciplina de Classes Conjunto / Coro - 1º e 2º graus do Ensino Vocacional da Música” tem, como principal objetivo, a implementação da música tradicional, no contexto educativo, bem como a sua promoção e divulgação. Neste sentido, devidamente informados pela ação de alguns dos pedagogos e etnomusicólogos de referência, propomos um conjunto de 20 canções, dirigidas ao 1º e 2º graus das disciplinas de Classes de Conjunto / Coro e Formação Musical, no Ensino Vocacional da Música. Assim, o repertório escolhido centra-se, unicamente, em canções tradicionais Portuguesas recolhidas em diversos cancioneiros. Em termos de estrutura geral, a dissertação encontra-se dividida em 3 capítulos. O capítulo I é composto por uma abordagem sobre os conceitos de música tradicional e música popular permitindo, assim, esclarecer as diferenças entre ambos. Ainda neste capítulo, procuramos desenvolver o conceito de Etnomusicologia e a sua importância na recolha da canção tradicional. Para o efeito, convocámos alguns dos contributos desenvolvidos neste campo não só em Portugal bem como na Europa. No capítulo II, salientamos a obras de alguns dos músicos e pedagogos que contribuíram para a recolha de canções tradicionais, entre os quais, Michel Giacometti, Fernando Lopes-Graça, Edgar Willems e Zoltan Kodály. Neste capítulo, apresentamos uma síntese sobre a importância da disciplina de Classes de Conjunto / Coro na formação do aluno enquanto músico, a voz como principal instrumento na disciplina e a ligação da mesma com a disciplina de Formação Musical. No que concerne ao capítulo III apresentamos e analisamos 20 canções tradicionais onde abordamos aspectos musicais, etnográficos e formais. No âmbito estritamente musical, destacamos itens como a tonalidade, a estrutura rítmica, melódica e harmónica. Por sua vez, nos aspectos etnográficos, referimo-nos ao local, data de origem ou contexto da canção. Nos aspectos formais apresentamos uma ligação entre os aspectos formais literários e musicais. Ainda neste capítulo procedemos a um estudo geral e comparativo das canções onde é demonstrada a sua aptidão pedagógica como ferramenta de ensino para o 1º e 2º graus do Ensino Vocacional da Música.
- Uma produção low cost : relatividade e perspectivasPublication . Guerra, Manuel Falcão Garcia Lobo; Pereira, Henrique Manuel“Uma Produção Low Cost: Relatividade e Perspectivas” visa abordar, como o título indica, as diferentes faces e fases de uma produção de baixo orçamento, quando comparadas ao mundo cinematográfico profissional. Antes de mais, esta dissertação almeja desmistificar as funções e objectivos de um produtor, bem como o seu papel fundamental durante todos os diferentes processos de uma produção. Serão também abordadas as suas ligações e interacções com outros membros de uma equipa, incluindo o realizador e o editor, bem como o papel de distribuição que ultrapassa as funções de produção aos anos que seguem a sua conclusão. A par de tudo isto, é também descrito todo o processo de produção de uma obra cinematográfica, englobando assim todas as áreas da mesma, ainda que com especial ênfase no papel do produtor. Oferecendo uma abordagem coesiva, ao invés de separar os dois mundos, a ligação entre a produção de baixo orçamento e a produção profissional é revisitada consoante o tema em questão e abordando as suas contrariedades e semelhanças, bem como os distintos processos de resolução. Ao nível orçamental, é levada a cabo uma pesquisa sobre a procura do financiamento e os diferentes processos utilizados para a mesma, recorrendo à curta metragem de ficção “Dorme em Púrpura” - realizada no âmbito da unidade curricular de Projecto Final - como exemplo para comparação de estratégias de resolução de problemas e superação de obstáculos no decurso do processo de produção. Desde a sua génese, a ambiguidade inerente ao papel do produtor é uma realidade, pelo que a discriminação e exemplificação do seu trabalho é necessária, numa indústria que cada vez menos leva o seu papel com seriedade, mostrando-se condescendente para com aquele que será um dos principais motores de uma obra cinematográfica.