Browsing by Issue Date, starting with "2014-03-27"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Morbilidade psicológica, comportamentos, conhecimentos e perceções de risco para o VIH na toxicodependênciaPublication . Santos, Ana Sofia Raimundo; Costa, EleonoraEsta investigação tem como objetivo estudar a população toxicodependente face aos conhecimentos e perceções de risco sobre o VIH e analisar de que forma a morbilidade psicológica influencia nos comportamentos de risco, tendo em vista contribuir para um melhor conhecimento e compreensão da dependência de substâncias e sua relação com certas variáveis psicossociais que podem desempenhar um papel importante na manutenção da dependência. Com uma amostra de 120 sujeitos, tanto do sexo masculino como feminino com idades compreendidas entre os 18 e os 56 anos, procedeu-se à realização de um estudo descritivo, inferencial e correlacional, utilizando como instrumentos de colheita de dados a Dast (Drug Abuse Screening Test), a Escala de conhecimento sobre transmissão e prevenção do VIH (ECTP/VIH), outra escala sobre atitudes e outros comportamentos relacionados com a sida (ACS), a BSI (Brief Sympton Inventory) além de uma questionário sociodemográfico e um questionário clinico e de comportamentos de risco para o VIH. De seguida, procedemos à análise das relações entre as respetivas variáveis. Ao nível das hipóteses procurou estudar-se se existia uma relação entre morbilidade psicológica e comportamentos de risco, e se existia relação entre os comportamentos, conhecimentos e perceções de risco face ao VIH. Os resultados da nossa investigação indicam que indivíduos com um maior envolvimento com drogas têm mais comportamentos de partilha e mais sintomas psicopatológicos. Concluímos a nossa investigação com uma interpretação destes resultados.
- O depoimento dos órgãos de polícia criminal : o caso das declarações do arguidoPublication . Lupi, Mariana Côrte-Real Blanc; Mesquita, Paulo Dá
- O Parlamento Europeu e o federalismo : contributos para a análise no quadriénio 2004-2008Publication . Leitão, Alexandre José dos Reis; Garcia, Francisco Miguel Gouveia Pinto ProençaO Parlamento Europeu é a instituição comunitária composta por representantes directamente eleitos dos povos dos Estados-membros e a que mais poderes formais tem conquistado nas últimas revisões dos Tratados. O Parlamento Europeu é também uma instituição cujos principais Grupos parlamentares estão associados a partidos políticos ao nível europeu, defensores do aprofundamento da integração e do federalismo europeus. Existe uma notória coerência entre o ideal federal e o aumento de poderes de uma instituição cuja totalidade dos titulares tem uma legitimidade democrática directa. Porém, através do estudo do modo de funcionamento e das decisões tomadas pelo Parlamento Europeu no quadriénio que antecedeu a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, verificámos que se a Instituição, enquanto tal, procurou desenvolver uma estratégia colectiva federalista, a mesma não suscitou a unanimidade no seio dos deputados, nem se verificou invariavelmente nos resultados das deliberações do Plenário. E, no final, a relação interinstitucional posterior a 2009 ficou formalmente mais equilibrada e favorável ao Parlamento, mas a relação de poderes fáticos não terá acompanhado o balanceamento, afigurando-se mesmo que algumas conquistas poderão ter sido apenas simbólicas e eventualmente sujeitas à regressão, perante a desconfiança do Conselho Europeu relativamente a uma Comissão mais dependente do Parlamento, o risco de ineficácia do funcionamento da União e a crescente oposição dos eleitores ao próprio projecto europeu.
- Membrane-active peptides from structural viral proteins : identifying novel delivery vectors for gene therapyPublication . Flores, Luís Rafael Pereira do Carmo; Castanho, Miguel Augusto Rico BotasPéptidos activos em membranas são relevantes em diversos campos da biomedicina. Os péptidos translocadores de membranas (CPPs), em particular, são promissores na administração de fármacos, incluindo em terapia génica. O presente trabalho teve por objectivo identificar novas sequências CPPs em proteínas estruturais de vírus utilizando técnicas bioinformáticas e validação experimental. 270 proteínas virais foram examinadas para reconhecimento de potenciais CPPs, tendo sido identificadas 2400 sequências putativas. 14 CPPs de vírus foram seleccionados para ensaios in vitro como vectores para carga génica, utilizando oligonucleótidos de ssDNA como modelo. A eficiência de entrega foi monitorizada por espectroscopia de fluorescência, citometria de fluxo e microscopia confocal. Adicionalmente, efectuaram-se ensaios biofísicos para compreender propriedades físico-químicas necessárias para entrega celular eficiente dos CPPs. Consequentemente, medidas de potencial de membrana com di-8-ANEPPS foram utilizados ao estudar afinidade de CPPs para membranas. Foi usado dicroísmo circular para inferir estruturas secundárias induzidas em CPPs por membranas lipídicas. A conjugação entre CPPs de vírus e oligonucleótidos foi também avaliada por dispersão dinâmica de luz para aferir a formação de complexos entre vectores e carga transportada. Seis dos péptidos demonstraram eficiência na entrega de ssDNA a células. Dados biofísicos demonstraram que a eficiência da entrega de CPPs está dependente das interacções entre CPPs e lípidos, assim como da capacidade de conjugação com a carga a transportar. Dois CPPs foram particularmente eficientes e deverão continuar sob desenvolvimento e caracterização. Proteínas estruturais de vírus são uma fonte viável de CPPs, e podem ser exploradas para outras biotecnologias de péptidos activos em membranas, nomeadamente péptidos antimicrobianos.
- Lideranças e esperanças : análise reflexivaPublication . Páscoa, Eugénia Manuela de Oliveira Duarte; Ribeiro, CéliaA liderança das e nas organizações, em geral, foi alvo de múltiplos estudos. Sendo um tema recorrente, torna-se ao mesmo tempo desafiador, pois engloba variáveis nem sempre mensuráveis, tais como, o perfil dos seus líderes. Este trabalho incide na questão das lideranças e particularmente das lideranças intermédias em contexto escolar. Designado por “Lideranças e Esperanças”, consiste sobretudo em refletir sobre as lideranças em contexto escolar, nomeadamente o papel de gestão intermédia desempenhado pelo diretor de turma, com base numa perspetiva de experiências pessoais, dando especial relevância às relações interpessoais, de um modo geral. Acreditando que o tipo de liderança poderá fazer a diferença, mesmo não sendo de topo, e perspetivando que vale a pena ter esperança, e acreditar que após sofrer metamorfose a escola portuguesa poderá evoluir para um estado de alguma estabilidade. A organização escola tem evoluído no sentido de responder às solicitações da sociedade em geral, de modo a tornar-se eficaz e capaz de formar cidadãos com um leque de saberes que lhes permita integrar-se e ser bem sucedidos profissionalmente e socialmente. Nesta perspetiva, o papel desempenhado pelo professor é de extrema importância, visto ser ele o transmissor de conhecimentos científicos e outros, que permitirão ao aluno evoluir e integrar-se socialmente. Naturalmente o perfil dos líderes escolares tem sofrido inúmeras alterações que procuram ir ao encontro das solicitações referidas. A escola é feita por pessoas e para pessoas, o edifício é o seu invólucro, e mais ou menos agradável à vista, não cria critérios de motivação adicionais. Pode acrescentar elementos de conforto, mas na verdade isso poderá não acrescentar mais valias. Na realidade as relações interpessoais são importantes, na nossa perspetiva serão mesmo o mais importante, por isso, pretende-se efetuar esta análise tendo em conta sobretudo o tipo de líder e a relação entre as pessoas.
- Música e artes visuais : articulações pedagógicasPublication . Castro, Sylvie Alves; Morais, Carlos António Saraiva BizarroO presente trabalho, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, procura encontrar e valorizar possíveis articulações entre a música e as artes visuais, de modo a enriquecer o processo de ensino e aprendizagem de uma turma de alunos dotada de formação musical. Este texto apresenta, na primeira parte, um desenvolvimento teórico de abordagem concetual, onde é analisada a relação entre a música e a arte visual na educação. Procura, ainda, fundamentar a nossa prática pedagógica, com base na análise das obras de Paul Klee. A segunda parte desenvolve uma proposta didática de exposição de estratégias de ensino/aprendizagem, aplicadas à disciplina de Educação Visual, na Escola EB 2,3 de Vila Verde, na turma com a qual realizámos o nosso estágio pedagógico. Esta teve por objetivo exponenciar nos alunos as suas capacidades musicais para a nossa disciplina: compor, tocar, ouvir, interpretar para melhor desenhar e usar as cores com sentido rítmico e harmonioso. Tendo como pano de fundo articular a música com as artes visuais, este estudo pretende refletir sobre a arte no contexto do seu ensino, tendo em conta a diversidade cultural que é o contexto escolar. Pretendemos mostrar que, quando se valorizam as vivências e os conhecimentos dos alunos podemos contribuir para um desenvolvimento do domínio do sensível, diferenciador e potenciador de novas experiências no contexto do ensino artístico. A descrição da prática pedagógica e os resultados obtidos de um ano letivo de trabalho sublinham a pertinência do tema e a oportunidade da escolha. A partilha de experiências entre professor e alunos, ajudou a explorar uma nova capacidade de responder a desafios, no qual foi indispensável ouvir, observar, refletir, articular e compor/criar no contexto de aprendizagem/ensino da Educação Visual.
- Relatório de estágioPublication . Pereira, Ana Sofia Cruz; Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaNo âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem na área de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Universidade Católica Portuguesa – Instituto de Ciências da Saúde, o presente Relatório de Estágio evidência de uma forma reflexiva o processo de aquisição e desenvolvimento das competências inerentes ao Enfermeiro Especialista de Saúde da Criança e do Jovem, durante a Unidade Curricular Estágio. O relatório sintetiza o trabalho desenvolvido durante o Estágio, que integra experiências em três contextos específicos da prática clínica, representados pelos módulos de Saúde Infantil (Centro de Saúde da Sra. Da Hora), Serviços de Medicina e Cirurgia em contextos de doença aguda e crónica (Serviço de Internamento de Pediatria do Hospital Pedro Hispano) e Serviços de Urgência Pediátrica e Neonatologia (Serviço de Neonatologia do Hospital Pedro Hispano), cada um destes módulos tem uma duração de cento e oitenta horas de contato e setenta horas de trabalho individual. É descritivo o percurso de evolução ao longo dos diferentes contextos de estágio que levou à aquisição de competências necessárias para a prestação de cuidados de enfermagem especializados na área da Saúde Infantil e Pediátrica, para uma assistência de enfermagem avançada ao recém-nascido, criança, adolescente e suas famílias, especialmente direcionadas para a promoção do desenvolvimento e adaptação aos processos de saúde e doença. A aquisição das referidas competências, ponderando as competências preconizadas pelo curso e considerando as previamente adquiridas através da experiência profissional, foi concretizada através da formulação de objetivos pessoais e específicos orientadores e da realização de atividades que os alicerçaram. Este relatório demonstra assim a minha intervenção e aprendizagem no percurso formativo como Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, do qual resultou a aquisição das competências propostas para a prestação de cuidados especializados.
