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- Identification of genes differentially expressed in P. pinea and P. pinaster after infection with the pine wood nematode (PWD) using the SSH techniquePublication . Santos, Carla Sofia Sancho dos; Vasconcelos, Marta Wilton deO objectivo deste estudo consistiu na comparação da resposta à infecção com o nemátode da madeira do pinheiro (NMP) Bursaphelenchus xylophilus entre Pinus pinaster e Pinus pinea no estádio inicial da doença, três horas após inoculação. O NMP é o agente causal da doença da madeira do pinheiro, tem em Portugal como hospedeiro principal o pinheiro bravo, P. pinaster, e tem como vector Monochamus galloprovincialis. Curiosamente, esta doença parece não afectar a espécie P. pinea e vários factores podem estar na origem desta diferença de susceptibilidade. Nas primeiras horas após uma infecção por patogénios, a árvore desenvolve uma resposta hipersensitiva, que consiste na produção de proteínas de resistência, entre outros compostos cruciais de defesa. Actualmente, não há estudos que descrevam os efeitos da infecção do nemátode nas plantas a um estádio inicial da doença. No que diz respeito aos efeitos fisiológicos e metabólicos nas plantas, verificou-se uma diminuição de 10,9% no teor de água em P. pinaster (por comparação com árvores inoculadas com água) e 6,7% em P. pinea; relativamente à concentração de clorofilas, uma diminuição para cerca de metade do valor controlo foi registado para ambas as espécies, mas mais pronunciadamente em P. pinaster. Um estudo exploratório com GC também foi efectuado, que demonstrou que os compostos voláteis produzidos permitem uma clara diferenciação entre espécies, mas não entre inoculação controlo vs. nemátode. No que diz respeito aos efeitos da doença ao nível da transcrição de genes, utilizou-se a técnica de SSH para identificar ESTs em P. pinaster e P. pinea inoculados com NMP. Os ESTs foram isolados, clonados, sequenciados e identificados usando BlastN e BlastX, e indicam claramente que no estádio inicial da doença existe a activação de uma resposta de defesa ao nível molecular relacionada principalmente com o stress oxidativo, produção de lenhina e de etileno e regulação pós-transcripcional dos ácidos nucleicos. Finalmente, 58% das sequências isoladas não estão ainda descritas, o que mostra a falta de informação genómica actual existente para o pinheiro.
- Liderança organizacional : estudo de caso numa empresa de materiais de construçãoPublication . Teixeira, António da Mota Carvalho; Araújo, Maria de Fátima Rodrigues Leitão Lobo deA partir da II Guerra Mundial, o conceito da liderança organizacional, levou a que inúmeros cientistas sociais se debruçassem sobre o tema. Os resultados práticos não foram os esperados. A partir dos anos oitenta novos modelos irromperam dando continuação à dinâmica evolutiva da liderança. Sem abandonar os principais constructos das anteriores e diferentes teorias, os recentes modelos muito contribuíram para a melhoria dos sistemas de gerência, da produtividade nas organizações, e do bem-estar das pessoas. Este trabalho tem por finalidade analisar e definir o tipo de liderança e estilo do líder da organização em estudo, MEBRA S.A., empresa comercial de âmbito generalista que opera em Portugal e no estrangeiro, na área dos materiais de construção, mais concretamente no subsector dos artigos sanitários, situada no lugar do Barreiro, Vila de Prado, Concelho de Vila Verde. É constituído por duas partes distintas: a primeira, referindo-se ao enquadramento teórico, desenvolve a pesquisa bibliográfica e divide-se em dois capítulos, o primeiro, descreve o Ambiente Organizacional Nacional através de três sub–capítulos, Contexto Nacional, Economias Emergentes e Contingências Organizacionais; no segundo, aborda-se a Liderança Organizacional, descrevendo as Teorias mais consensuais na literatura científica: Teorias dos Traços, Teorias Comportamentais e Teorias Contingênciais. A segunda parte, referindo-se à investigação empírica, é composta por um único capítulo onde se desenvolvem os Métodos, as Técnicas e a Análise de Dados. Na presente investigação foi utilizada uma amostra constituída por 61 sujeitos, retirados de um universo de 64, sendo 56 colaboradores e 5 dirigentes. Foram-lhes aplicados questionários científicos de auto-preenchimento, tendo os dados recolhidos sido analisados através do ―Statistical Package for the Social Sciences‖ (SPSS), versão 17.0. Aos colaboradores (n=56) foi aplicada a Escala descritiva do comportamento dos chefes LBDQ-Forma XII, aos Líderes (n=5) foi aplicada a Escala das relações entre líder / membros. De igual forma, todos responderam a um questionário Sócio-demográfico, como instrumento clarificador, caracterizando a amostra quanto ao género, estado civil, escolaridade, sector a que pertence, cargo que desempenha e há quanto tempo desempenha a função. A partir da aplicação da primeira escala, verificamos que o resultado médio é de 39,4 (dp=11,67), com valores de fidelidade encontrados (alpha de Cronbach) de .88 para o factor Estruturação e .77 para o factor Consideração ,sendo que a média para a dimensão Tarefa é de 23,8 e (dp=8,0), enquanto que a dimensão Consideração atingiu apesar de tudo a média de 15,6 e (dp=4,9); entre líderes e membros, verifica-se que o seu resultado médio é de 20 (dp=3,61). Desta forma conclui-se que estamos perante um líder cujo comportamento percepcionado pelos seus colaboradores é direccionado para os objectivos organizacionais, (Tarefa). Por fim, a investigação exclusivamente quantitativa, resulta das limitações encontradas ao longo do estudo, pelo que estudos posteriores deverão ser considerados a médio / longo prazo.
- Câmara lenta : Escola, essa possibilidade : relatório reflexivoPublication . Pinto, Maria Manuela van der Kellen; Alves, José Joaquim Matias
- Idosos residentes em meio rural : satisfação com o suporte socialPublication . Monteiro, Catarina Sofia da Silva Igreja; Martins, Rosa Maria LopesIntrodução: As múltiplas investigações desenvolvidas sobre o apoio social dos Idosos têm demonstrado, que o apoio percebido e o grau de satisfação com ele, é aquele que tem demonstrado exercer efeitos mais fortes e consistentes na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida dos mais velhos. Objectivo: Avaliar a satisfação dos idosos da amostra, com o seu suporte social, e em que medida as variáveis sócio-demográficas, as variáveis circunstanciais, as variáveis da percepção da saúde e as variáveis sócio-culturais influenciam essa satisfação. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal, descritivo, correlacional e não experimental, empregando uma metodologia do tipo quantitativo. A amostra seleccionada é do tipo não probabilístico por conveniência, constituída por 130 idosos do concelho de Armamar que recorreram ao Balcão de Proximidade do Projecto 3I´s. O instrumento de medida utilizado foi um questionário construído para o efeito e a Escala de Satisfação com o Suporte Social. Resultados: A população estudada é maioritariamente feminina, viúva e com uma média de idades de 74 anos. Possuem habilitações literárias baixas, (34,6% analfabetos), auferem de escasso apoio institucional e baixos rendimentos. A grande maioria dos idosos (96,2%) reside em casa própria, considerarem-se autónoma (85,3%) e os níveis de satisfação com o suporte social são moderados em todas as dimensões, sendo mais elevados no item satisfação com amizades (M=16,2). Conclusão: As variáveis com maior influenciam na satisfação com o suporte social são: o género, pois os homens possuem níveis de satisfação com o suporte social mais elevados em todas as subescalas do que as mulheres; menores sentimentos de solidão e a frequência de visitas dos familiares.
- Relatório de estágioPublication . Oliveira, Cristina Ventura; Festas, ConstançaA elaboração do presente relatório traduz toda a actividade desenvolvida ao longo dos diferentes contextos de estágios e surge no âmbito da Unidade Curricular – Relatório, inserido no Plano Curricular do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Saúde Infantil e Pediatria, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Porto. O relatório centra-se na descrição crítico-reflexiva das actividades desenvolvidas no estágio, que decorreu no período entre 26 de Abril de 2010 e 28 de Janeiro de 2011. O Módulo I foi realizado na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Coração de Jesus – Lisboa; o Módulo II na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital de São Sebastião e Urgência Pediátrica do Hospital de São João e o Módulo III no Serviço de Pediatria do Hospital Pedro Hispano, representando todos eles extrema importância para o meu percurso formativo, pessoal e profissional, dando-me a possibilidade de ir ao encontro de experiências significativas que complementaram a minha experiência profissional e formação O objectivo principal deste relatório centra-se na análise do caminho percorrido e das aprendizagens e competências adquiridas ao longo da sua realização. A metodologia utilizada na realização sua é descritiva e reflexiva, apoiada em pesquisas bibliográficas, conhecimentos retirados da minha prática profissional e de conhecimentos adquiridos. Ao longo de todo o seu percurso, este relatório pretende retirar implicações práticas para optimizar e adequar a minha prática em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria.
- Auto-avaliação e avaliação externa das escolas : uma análise a partir dos projectos de intervenção dos directoresPublication . Sobreiro, Corália de Jesus Pereira Gonçalves Marques; Costa, Jorge AdelinoCom as mudanças ocorridas na sociedade, as escolas enfrentam constantes desafios que conduzem a um interesse, cada vez maior, com a qualidade do serviço que prestam. Portugal, tal como sucede noutros países europeus, tem vindo a desenvolver esforços no sentido de melhorar a qualidade do sistema de ensino e, implicitamente, a avaliação do sistema educativo. O presente trabalho procurou compreender a importância que os directores das escolas atribuem aos processos de auto-avaliação e avaliação externa, a partir da análise dos seus projectos de intervenção. Tendo em conta o objectivo do trabalho, a opção metodológica seguida inscreveu-se numa abordagem qualitativa. O corpus documental para análise de conteúdo foi constituído pelos projectos de intervenção na escola propostos pelos directores de escolas/agrupamentos de três concelhos contíguos da Região Centro que tinham sido objecto de avaliação externa pela IGE, nos anos lectivos 2006-2007, 2007-2008 e 2008-2009. Com base na investigação produzida, concluímos que as questões da auto-avaliação e da avaliação externa das escolas constituem preocupações dos directores das escolas presentes nos seus projectos de intervenção. Analisámos esta problemática, tendo como referência dois modelos teóricos, modelo burocrático-racional e o modelo (neo)institucional, o que tornou a leitura do tema bem mais explícita. Não se podendo ignorar a existência (nas escolas) de naturais preocupações com a melhoria de processos e resultados e com a implementação de procedimentos adequados e coerentes, deparamo-nos também com procedimentos rotineiros, formalizados e estandardizados, com práticas escolares que procuram responder a exigências externas numa estratégia de compromisso normativo e de conformidade legitimadora. E os projectos de intervenção dos directores, no que se reporta às questões da avaliação das escolas, não se encontram imunes a esta apreciação.
- Qualidade de vida, psicopatologia e programas terapêuticos na toxicodependência : um estudo realizado no CRI de BragaPublication . Gomes, Dino Fernandes; Costa, EleonoraA Qualidade de Vida, a Psicopatologia e os Programas Terapêuticos, são variáveis fundamentais para o tratamento da toxicodependência. Além disso, estas variáveis apresentam relações estreitas entre si. Neste estudo, procuramos compreender essas relações. Com uma amostra de 47 utentes toxicodependentes, e utilizando como instrumentos o WHOQOL-Bref (questionário de qualidade de vida) e o BSI (questionário de sintomas psicopatológicos), além de um questionário clínico e sócio-demográfico, avaliamos a Qualidade de Vida e a Psicopatologia dos respectivos utentes. De seguida, procedemos à análise das relações entre as respectivas variáveis. As nossas hipóteses eram que os sujeitos com melhor Qualidade de Vida teriam também menores índices de Psicopatologia, e vice-versa. Além disso, quisemos estudar as diferenças na Qualidade de Vida e na Psicopatologia dos utentes inseridos em diferentes Programas Terapêuticos (metadona, naltrexona, buprenorfina, só psicoterapia de apoio). Analisámos, também, a Qualidade de Vida e a Psicopatologia em relação com outras variáveis fundamentais para o tratamento, como a Abstinência, o Tempo de Tratamento e a Droga de eleição (heroína e cocaína). Verificamos se haviam diferenças significativas no Tempo de Abstinência entre os vários Programas Terapêuticos. Os resultados da nossa investigação demonstram que há uma correlação muito estreita entre Qualidade de Vida e Psicopatologia (R = -.58, P =0.000) na toxicodependência. Além disso, discriminam os pontos ou as dimensões onde essa correlação é mais forte e mais fraca. Encontramos, também, algumas diferenças significativas na Qualidade de Vida e na Psicopatologia dos utentes inseridos em diferentes Programas Terapêuticos (metadona e buprenorfina). Verificamos que a Abstinência se mostrava fundamental para o sucesso no tratamento, e que o tempo de tratamento, por si só, não era suficiente para melhorias na Qualidade de Vida e na Psicopatologia. Não foram encontradas diferenças na Qualidade de Vida e na Psicopatologia dos utentes com diferentes Drogas Preferenciais, assim como não foram encontradas diferenças entre o Tempo de Abstinência nos vários Programas Terapêuticos. Concluímos a nossa investigação com uma interpretação destes resultados.
- O paradigma da fase de instrução : uma breve reflexão sobre a fase de instrução no sistema processual penal portuguêsPublication . Fonseca, Rita Martins dos Santos Fidalgo; Silva, Germano Marques da