FCSE - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCSE - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 44
Results Per Page
Sort Options
- Epidemiologia: prevalência em PortugalPublication . Lecour, Henrique; Santos, Maria de Lurdes
- PrefácioPublication . Carvalhinha, Helena
- A Educação em Saúde como Estratégia de Educação em SaúdePublication . Amado, João
- Úlceras de pressãoPublication . Alves, Paulo; Neves-Amado, João; Ramos, Paulo; Mota, Filomena; Oliveira, Jorge
- O pensamento crítico na Universidade Católica do Porto: um projeto em construçãoPublication . Costa, Maria Helena da Silva Gil da; Andrade, Ana; Fernandes, Aida; Soares, Conceição; Pereira, Henrique Manuel; Amado, João; Couto, José António; Castro, Maria Guilhermina; Silva, Margarida; Teixeira, VítorEm 2011, emergiu, no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, um plano pedagógico pioneiro e inovador. Tem como meta primordial a promoção de uma reflexão contínua, ampla, aprofundada e transversal, por forma a instituir como marca da comunidade académica o compromisso com o Pensamento Crítico. Este plano tem como alicerces maiores o entendimento do Ser Humano como entidade complexa e pluridimensional e o da Educação como um processo continuado de formação integral e integrada. Neste sentido as coordenadas são: dignidade da pessoa e desenvolvimento humano; liberdade de pensamento, sentimento e expressão crítico-criativa; cultura da cidadania e de participação; solidariedade e respeito pela alteridade; trabalho colaborativo de intercâmbio de saberes e culturas; transformação do conhecimento em consciência e compromisso social. Esta comunicação tem por objetivo apresentar o processo de implementação do referido projeto que, com base num modelo multi e interdisciplinar, se desenvolve em dois grandes eixos: 1. Ensino – por um lado, formação de docentes e colaboradores da Católica Porto; por outro, seminários para todos os alunos de licenciatura das suas unidades académicas, no intuito de: (i) munir os aprendentes de instrumentos que lhes permitam refletir de um modo mais estruturado, abrangente, profundo e crítico; (ii) melhorar a aprendizagem reflexiva e pessoal, num ambiente de aprendizagem em que todos assumam um papel ativo; (iii) estimular a consciência da necessidade de cidadãos atuantes numa sociedade em mudança em busca de alternativas. 2. Investigação – com uma vertente inter e transdisciplinar, traduz-se num trabalho de equipa capaz de contribuir para a criação de um espaço de reflexão permanente e para a diversidade de perspetivas e formas de ser e estar no mundo.
- A ferida como prova de crimePublication . Alves, Paulo; Vales, Lúcia
- Desafios da investigação e indicadores de qualidade em feridasPublication . Alves, Paulo; Vales, Lúcia; Neves-Amado, João
- Promover a esperança em pais de crianças com doença crónica: modelo de intervenção em ajuda mútuaPublication . Charepe, Zaida BorgesO tema central da obra é a exposição, nas suas diferentes vertentes, do Modelo de Intervenção em Grupos de Ajuda Mútua construído a partir das experiências de esperança dos pais de crianças com doença crónica, e dos fatores que influenciaram a dimensão da esperança, quando os intervenientes do estudo usufruíram de atividades desenvolvidas pelos grupos de ajuda mútua. O que vem ampliar, o potencial dos grupos de ajuda mútua, enquanto estruturas de suporte ajustadas às necessidades dos pais de crianças com doença crónica. Pelo que o desenvolvimento de intervenções que visem a promoção de esperança, como conceito mensurável na intervenção, propiciará a definição do papel do técnico enquanto facilitador, pelo reconhecimento da importância das práticas colaborativas nestes domínios assistenciais, distribuídas de modo compreensível e claro nos diferentes capítulos. Todos os capítulos para além da fundamentação teórica necessária para a sua compreensão, estão recheados de exemplos práticos de modo a facilitar o trabalho dos técnicos e a aprendizagem pelos pais.
- Missionários, conservadores e visionários: modos de ser professorPublication . Figueiredo, Amélia SimõesA obra agora publicada resulta de um percurso profissional, científico e cultural da autora e constitui uma reflexão fundamental para quem tem a vocação do ensino. Alexandre Castro Caldas Médico, Professor Catedrático e Diretor do Instituto Ciências da Saúde da UCP. A autora apresenta sobre este tema uma perspetiva única, simultaneamente científica e poética pela simbólica que utiliza. Margarida Vieira Coordenadora da área de Enfermagem da UCP. Saliento a honestidade e o mérito científico da pesquisa que lhe esteve subjacente. Beatriz Araújo Professora Associada Convidada do ICS. Muito se tem escrito sobre profissionalização e identidade, mas o estudo realizado por Amélia Simões Figueiredo traz nova luz para estas questões. Marta Lima Basto Professora Coordenadora (aposentada), Membro da Comissão Científica do Doutoramento em Enfermagem da U. Lisboa e Investigadora da ui&de. É de apreciar a construção do texto, a sequência e a condução do leitor, bem como, de modo relevante, os formatos de itinerário(s), no processo de identidade e nos mundos socioprofissionais.
- Ferida traumáticaPublication . Alves, Paulo; Vales, Lúcia