Browsing by Author "Veiga, Francisco"
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- Avaliação de apps utilizadas em contexto educativoPublication . Veiga, Francisco; Andrade, AntónioNos últimos anos assistimos a um aumento contínuo na utilização das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, mais concretamente na aplicação das tecnologias móveis dentro e fora da sala de aula. Em vez de indiferença ou recusa esta tendência é um aproveitamento do potencial latente e um esforço de adaptação da escola à importância da tecnologia na sociedade. Novas formas de ensinar e aprender utilizando o smartphone permitem o desenho de atividades que utilizem apps como ferramenta didática para serem usadas em contexto de sala de aula. O objetivo deste estudo é encontrar um conjunto de indicadores que permitam aos professores avaliar as apps de um reportório que tenham utilizado, ou que estejam ou pretendam utilizar em contexto educativo e que desejem partilhar com a comunidade para facilitar a sua adequada adoção. Fica fora do âmbito deste trabalho a problemática dos eventuais impactos do uso do smartphone na memória, na atenção ou em outras dimensões cognitivas: focamo-nos essencialmente no seu potencial como meio que explicita conhecimento e incrementa a motivação e a colaboração. Assim, chegamos a uma proposta de análise organizada em três categorias e 23 atributos.
- Emerging applications of Sterculia striata gum in medical, pharmaceutical, and environmental fields: prospects and challengesPublication . Freitas, Alessandra Ribeiro; Ribeiro, António José; Santos, Pauline Sousa dos; Oliveira, Thaísa Cardoso de; Oliveira, Jabson Herber Profiro de; Osajima, Josy A.; Ribeiro, Alessandra Braga; Veiga, Francisco; Bezerra, Roosevelt D.S.; Silva, Albert S.; Soares-Sobrinho, José Lamartine; Muniz, Edvani Curti; Silva-Filho, Edson C.Trees of the genus Sterculia produce acidic polysaccharides with high viscosity and the ability to form gels in water. This work emphasized the species Sterculia striata and the uses of its plant derivatives, such as seeds, fruits, stem bark, and exudates. The species showed prospects for industrial application (seeds with high protein content, fruits with antioxidant potential, and stem bark with anti-inflammatory, antinociceptive, and gastroprotective potential). From a physicochemical and rheological point of view, the exudate has a high molar mass value; it contains uronic acid, galactose, rhamnose, and xylose. Sterculia striata gum (SSG) is highly viscous in solution and can form thermoreversible gels where gelation conditions depend on the purification method, acetyl groups, and presence of salt. Due to the presence of carboxylic acid groups, polyanionic behaving SSG allow the formation of polyelectrolyte complexes, which have been used in drug delivery systems (DDS) to encapsulate drugs such as antimalarial drugs, improve essential oil stability and obtain films for antimicrobial purposes. This review contributes to the understanding of the use of this biomaterial, providing a basis for new research on its different applications and industrial use, with a focus on the pharmaceutical, medical, food, and environmental fields.
- Os fatores críticos de sucesso na aceitação de tecnologia em sala de aulaPublication . Veiga, Francisco; Andrade, António
- Inteligência artificial e educação uma revisão sistemática de literaturaPublication . Veiga, Francisco; Andrade, AntónioTratar dados e comunicar informação é inevitavelmente mediado por tecnologia, cada vez mais móvel, interativa e com interfaces mais naturais. O sempre crescente poder computacional coloca a Inteligência Artificial (IA) no centro de muitas investigações revolucionando a ciência (pelo menos a sua aplicação), alertando a sociedade e criando entre especialistas, forte expetativa sobre o seu potencial de aplicação na educação. O objetivo deste artigo é analisar as publicações científicas relacionadas com a utilização de IA na educação. Neste sentido foi realizada uma revisão sistemática de literatura recorrendo a dois métodos de análise de citações - acoplamento bibliográfico e co-citação -, os dados foram obtidos através da base de dados “Coleção Principal da Web of Science” (WoS) e a análise bibliométrica foi realizada com o software VOSviewer, que permite a criação e visualização de mapas bibliométricos da ciência. Da pesquisa resultaram 1226 artigos, agrupados em dez categorias e através da análise da WoS, selecionaram-se para esta investigação os 248 artigos da categoria “Education Educational Reserch”. Os resultados permitiram a identificação de alguns artigos, publicações científicas, autores mais influentes, redes de colaboração e agrupamentos de contribuições para a literatura. Este tipo de análise, fortemente visual, é importante para ajudar a perspetivar uma visão sistémica da problemática e a compreender as relações estruturais de conectividade teóricometodológica de um domínio entre documentos e investigadores. Reféns da evolução tecnológica e de grandes quantidades de dados a IA e a educação estiveram desde o seu início ligados e foram responsáveis por mudanças na área da educação, abriram novas oportunidade de ensinar e aprender em qualquer lugar a qualquer hora disponibilizando ao longo dos anos métodos e ferramentas inovadoras.
- Inteligência artificial e educação: uma revisão sistemática de literaturaPublication . Veiga, Francisco; Andrade, AntónioCada vez se investe mais em tecnologia e meios de comunicação, diariamente emergem novas aplicações, novas formas de aceder e de divulgar informação. A Inteligência Artificial (IA) está de novo no centro de muitas investigações revolucionando a ciência, alertando a sociedade e, naturalmente, o ensino de amanhã irá utilizá-la como importante ferramenta de aprendizagem, promovendo a educação inclusiva e o sucesso do ensino-aprendizagem. O objetivo deste artigo é analisar as publicações científicas relacionadas com a utilização de IA na educação. Neste sentido, foi realizada uma revisão sistemática de literatura recorrendo a dois métodos de análise de citações - acoplamento bibliográfico e co-citação. Os resultados permitiram a identificação de alguns artigos, publicações científicas, autores mais influentes, redes de colaboração e agrupamentos de contribuições para a literatura. Este tipo de análise é importante para nos ajudar a perspetivar uma visão 360 da problemática e a compreender as relações estruturais de conectividade teórico-metodológica de um domínio entre documentos e investigadores.
- Modification of chicha gum antibacterial activity, ex vivo mucoadhesion, antioxidant activity and cellular viabilityPublication . Freitas, Alessandra R.; Ribeiro, António J.; Ribeiro, Alessandra B.; Collado-Gonzalez, Maria Del Mar; Silva, Luís R.; Alves, Luís; Melro, Elodie; Antunes, Filipe E.; Veiga, Francisco; Morais, Alan I. S.; Bezerra, Roosevelt D. S.; Soares-Sobrinho, José L.; Osajima, Josy A.; Silva-Filho, Edson C.The aim of the present work was to modify the exuded gum of Sterculia striata tree by an amination reaction. The viscosity and zero potential of the chicha gum varied as a function of pH. The modification was confirmed by X-ray diffraction (XRD), infrared spectroscopy (FTIR), size exclusion chromatography (SEC), zeta potential, thermogravimetric analysis (TG), and differential scanning calorimetry (DSC). Furthermore, the chemical modification changed the molar mass and surface charge of the chicha gum. In addition, the gums were used in tests for ex vivo mucoadhesion strength, antibacterial activity against the standard strain of Staphylococcus aureus (ATCC 25923), inhibitory activity of α-glucosidase, antioxidant capacity, and viability of Caco-2 cells. Through these tests, it was found that amination caused an increase in the mucoadhesive and inhibitory activity of chicha gum against the bacterium Staphylococcus aureus. In addition, the gums (pure and modified) showed antioxidant capacity and an inhibitory effect against the α-glucosidase enzyme and did not show cytotoxic potential.
- Morfologia da exploração de smartphones no ensinoPublication . Veiga, Francisco; Andrade, AntónioAs indiscutíveis mudanças originadas pelo sucesso do smartphone, fruto do progresso tecnológico e de uma sociedade hiperconectada, geram inevitavelmente novos desafios ao sistema educativo, à escola, aos professores e aos alunos. Neste sentido, a presente investigação aborda a sua adoção e utilização dentro e fora da sala de aula, analisando o seu contributo para uma escola mais inovadora e atenta ao mundo real. Assim, serão apresentadas as perceções dos docentes relativamente aos benefícios e desafios da sua utilização. Os dados foram recolhidos através de um focus group ao qual se seguiu a análise de conteúdo. Os resultados indicam que a utilização do smartphone é um fator de motivação dos alunos, contribui para a consolidação e melhoria das aprendizagens e exige empenho, persistência, regras muito bem definidas e um período de formação e habituação dos alunos. Os professores necessitam de tempo para procurar, conhecer e experimentar a miríade de apps que diariamente emergem e que estão disponíveis para uma utilização efetiva dentro e fora da sala de aula.
- Práticas pedagógicas inovadoras: proposta de um projeto de investigaçãoPublication . Carvalho, Marisa; Soares, Diana; Palmeirão, Cristina; Magalhães, Andreia; Oliveira, António; César, Bruno; Veiga, Francisco; Azevedo, Helena; Oliveira, Margarida; Castro, RuiMapping innovation is crucial in education to guide educators and policymakers to spread high-quality pedagogical practices. Improving learning with innovation in mind is required today. Although innovation is an emergent topic in the educational policy reforms around the world, and particularly in Portugal, more research is needed. This paper presents the research project “4A’ model for Measuring Innovative Pedagogical Practices in Portuguese schools: Approaching, Assessing, Applying, and Amplifying”. Inspired by the recent OECD report “Measuring innovation in education” and considering the current challenges that Portuguese schools face ensuring a more inclusive and innovative education, this project aims to measure and map innovative pedagogical practices in the Portuguese educational system, from elementary to secondary grade. A brief literature review, project plan, and some implications are presented.
- O smartphone desafia o ensinar e o aprenderPublication . Veiga, Francisco; Andrade, AntónioAs tecnologias móveis fazem parte da vida do cidadão do século XXI, os smartphones têm um papel importante no mundo das comunicações bem como em muitos outros setores de atividade. Diariamente surgem novos modelos, novas aplicações (apps), diferentes dimensões, novos gadgets e novas funcionalidades. A sua evolução e a incorporação de inúmeras tecnologias não param, promovendo assim a sua utilização e/ou dependência, alterando o dia-a-dia das crianças, dos jovens, dos adultos, e dos diferentes setores de atividade. Redes sociais, jogos em rede, diários, jornais, fotos, agendas são alguns dos seus fatores críticos de sucesso quanto à sua massiva adoção. De um modo geral, em sala de aula, desliga-se e guarda-se o smartphone. A sua utilização na prática letiva em algumas escolas é ainda impensável, mas noutras é uma ferramenta didática com inúmeras potencialidades e formas de utilização que permite responder a novos desafios dos alunos, dos professores e da própria escola. A partir do 2.º ciclo talvez seja mais fácil e provável ter-se um smartphone por aluno do que um computador por aluno em todas as salas de aula. Neste contexto, as salas de aula são hoje salas de informática onde os “computadores” estão em modo suspenso. Tecnologia, capacidade de processamento, armazenamento, meios de comunicação, inovação, criatividade e colaboração são ingredientes que facilmente encontramos num smartphone e que se podem transformar em excelentes ferramentas didáticas, que podem ajudar os alunos a desenvolver competências essenciais tais como a criatividade, comunicação, cooperação e espírito crítico. Tais desafios provocam a emersão do seguinte objetivo de investigação: identificar estratégias para um ensino e aprendizagem anytime, anywhere e with any device.
- The potential of an “app” that facilitates smartphone exploration in the classroomPublication . Veiga, Francisco; Andrade, AntónioToday we are living difficult times due to the pandemic situation we are facing, schools reinvent themselves daily and “finally” reach to technology to get to the student, whether through a simple but sometimes complex videoconference or a myriad of other applications that always depend on the knowledge and skills of each teacher in the technical field and in the pedagogical acuity of adapting the resource to the training purpose. Simulators, games and robots, among other resources, which will culminate in the integration of Artificial Intelligence in education, are at an advanced stage of incorporation of technology, but there are intermediate phases with potential that are important to disseminate so as to be explored. Often considered a distractor, the smartphone does, however, play an important role in learning. Always available with internet access, it allows information search, collaborative work, image, video, sound, games, virtual and/or augmented reality, among other potentialities. It can better motivate and involve students in their learning process and in the development of transversal skills such as creativity, communication, cooperation and critical thinking. Despite the numerous apps available, it is difficult to identify those that are appropriate for teaching and learning, in any particular topic in each subject. Thus, in November 2019, we provided our teachers with a repertoire of apps, through an application developed by us that allowed them to discover, install, try and use them, in the context of the classroom. At the same time, they can evaluate them and share with the community examples of good practices in their use. This study seeks to identify the effective use given to this app in its different features by the teaching community. The satisfaction recognised by the teaching community regarding this resource brings together the relevant factors that allow the dynamic evolution of this project.