Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Inteligência artificial e educação: uma revisão sistemática de literatura

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
64646464.pdf5.38 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Cada vez se investe mais em tecnologia e meios de comunicação, diariamente emergem novas aplicações, novas formas de aceder e de divulgar informação. A Inteligência Artificial (IA) está de novo no centro de muitas investigações revolucionando a ciência, alertando a sociedade e, naturalmente, o ensino de amanhã irá utilizá-la como importante ferramenta de aprendizagem, promovendo a educação inclusiva e o sucesso do ensino-aprendizagem. O objetivo deste artigo é analisar as publicações científicas relacionadas com a utilização de IA na educação. Neste sentido, foi realizada uma revisão sistemática de literatura recorrendo a dois métodos de análise de citações - acoplamento bibliográfico e co-citação. Os resultados permitiram a identificação de alguns artigos, publicações científicas, autores mais influentes, redes de colaboração e agrupamentos de contribuições para a literatura. Este tipo de análise é importante para nos ajudar a perspetivar uma visão 360 da problemática e a compreender as relações estruturais de conectividade teórico-metodológica de um domínio entre documentos e investigadores.
We invest more and more in technology and means of communication, new applications and new forms of accessing and spreading information emerge every day. Artificial Intelligence (AI) is again in the centre of many researches revolutionising Science, alerting Society and, naturally, it will be used as an important tool in tomorrow’s teaching-learning process, promoting inclusive education and academic success. The main objective of this article is to analyse the scientific publications related to the use of AI in education. In this sense, a systematic literature review was undertaken using two methods of citation analysis – bibliographic coupling and co-citation. The results allowed the identification of some articles, scientific publications, most influential authors, collaboration networks and clusters of contributions to literature. This kind of analysis is important to help us approach a 360 vision of the issue and understand the structural relations of theoretical and methodological connectivity of a domain between documents and researchers.

Description

Keywords

Inteligência artificial Educação VOSviewer Artificial intelligence Education

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue