Repository logo
 
Publication

Inteligência artificial e educação: uma revisão sistemática de literatura

dc.contributor.authorVeiga, Francisco
dc.contributor.authorAndrade, António
dc.date.accessioned2022-09-06T16:39:02Z
dc.date.available2022-09-06T16:39:02Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractCada vez se investe mais em tecnologia e meios de comunicação, diariamente emergem novas aplicações, novas formas de aceder e de divulgar informação. A Inteligência Artificial (IA) está de novo no centro de muitas investigações revolucionando a ciência, alertando a sociedade e, naturalmente, o ensino de amanhã irá utilizá-la como importante ferramenta de aprendizagem, promovendo a educação inclusiva e o sucesso do ensino-aprendizagem. O objetivo deste artigo é analisar as publicações científicas relacionadas com a utilização de IA na educação. Neste sentido, foi realizada uma revisão sistemática de literatura recorrendo a dois métodos de análise de citações - acoplamento bibliográfico e co-citação. Os resultados permitiram a identificação de alguns artigos, publicações científicas, autores mais influentes, redes de colaboração e agrupamentos de contribuições para a literatura. Este tipo de análise é importante para nos ajudar a perspetivar uma visão 360 da problemática e a compreender as relações estruturais de conectividade teórico-metodológica de um domínio entre documentos e investigadores.pt_PT
dc.description.abstractWe invest more and more in technology and means of communication, new applications and new forms of accessing and spreading information emerge every day. Artificial Intelligence (AI) is again in the centre of many researches revolutionising Science, alerting Society and, naturally, it will be used as an important tool in tomorrow’s teaching-learning process, promoting inclusive education and academic success. The main objective of this article is to analyse the scientific publications related to the use of AI in education. In this sense, a systematic literature review was undertaken using two methods of citation analysis – bibliographic coupling and co-citation. The results allowed the identification of some articles, scientific publications, most influential authors, collaboration networks and clusters of contributions to literature. This kind of analysis is important to help us approach a 360 vision of the issue and understand the structural relations of theoretical and methodological connectivity of a domain between documents and researchers.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/38739
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectInteligência artificialpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectVOSviewerpt_PT
dc.subjectArtificial intelligencept_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.titleInteligência artificial e educação: uma revisão sistemática de literaturapt_PT
dc.title.alternativeArtifical intelligence and education: a systematic literature reviewpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.titleII Seminário Internacional EXPRESSA: Re-imaginar a Comunicação Científica em Educaçãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
64646464.pdf
Size:
5.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: