Browsing by Author "Tumbula, Samuel Helena"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Culturas organizacionais e liderança nas escolas : a direcção por valores em estudo de casoPublication . Tumbula, Samuel Helena; Costa, Jorge AdelinoDesde o final do século XX que o modelo de Direcção Por Valores tem sido utilizado no domínio empresarial no sentido de criar uma nova ordem organizacional em termos de liderança, sobretudo no que diz respeito à relação dos líderes com os seus colaboradores. Trata-se de uma aposta clara em lideranças mais planas e menos tayloristas ou burocráticas, mais dialogantes e menos impositivas e mais centradas em valores partilhados pelos membros da organização do que em regras uniformizadas e asfixiantes. Este modelo de liderança constitui um desafio para as escolas do século XXI interessadas na autonomia e na gestão pelo compromisso e pela responsabilidade. A nossa investigação procurou analisar, através de um estudo de caso, de que forma uma determinada escola desenvolve a Direcção Por Valores. Para a realização do mesmo estudo recorremos aos métodos qualitativos. Fizemos uma análise dos vários documentos institucionais da escola, entrevistas aos respectivos gestores e organizámos alguns diários de campo que nos permitiram identificar um conjunto de valores na escola, entre os quais se destacam a ética, a cidadania, a universalidade e a solidariedade. Os valores são considerados pelos líderes (informantes) como sendo um dispositivo importante da gestão e, por isso, estão presentes na tomada de decisões da escola. A comunicação dos valores não é da competência exclusiva do órgão directivo, mas de todos os membros da comunidade educativa. Ela faz-se nas aulas, nos encontros, nas reuniões; e, de maneira mais informal, nos intervalos, zona do bar, etc. Melhor do que o discurso, o exemplo acaba por ser mais determinante na transmissão de valores. Por outra, o processo de Direcção Por Valores dificilmente é praticado na escola. As razões são várias: uma primeira tem a ver com o excesso de legislação vigente no sistema de ensino português; a segunda relaciona-se com a subjectividade dos valores; uma terceira razão tem a ver com a falta de autonomia da escola. Apesar disso, a escuta, o diálogo, a colegialidade, o trabalho em equipa e a negociação parecem constituir modos de proceder e valores presentes na organização e gestão da escola.
- O (in) sucesso escolar no primeiro ano universitário: um estudo de caso numa instituição do ensino superior de AngolaPublication . Tumbula, Samuel Helena; Alves, José MatiasO insucesso escolar no primeiro ano do ensino superior assume dimensões expressivas na generalidade de instituições universitárias e cursos. O presente artigo dá conta das percepções de uma aluna e de um professor sobre as causas do insucesso escolar no primeiro ano da universidade e das possíveis estratégias a adotar no sentido de minorar este fenómeno. Usando uma metodologia qualitativa, com recurso à técnica da entrevista semiestruturada, o estudo concluiu que o insucesso no primeiro ano da universidade deve-se à múltiplos fatores entre os quais se destaca a má preparação dos alunos no ensino básico e secundário, por um lado, e por outro, à longa paragem que os alunos enfrentam depois de determinarem o ensino secundário, provocada pela escassez de vagas nas universidades públicas e pela falta de financiamento para frequentar uma universidade privada. Outros fatores de insucesso escolar estão relacionados com a má preparação dos professores, as metodologias de ensino e de avaliação dos alunos e o funcionamento burocrático (debilmente articulado) das Instituições de Ensino Superior. Para combater o insucesso escolar sugere-se a criação, nas universidades, de centros de apoio aos alunos em situação de insucesso escolar. A nível da sala de aulas, os professores devem apoiar mais os alunos, tendo em conta as necessidades de cada um, de modo a que estes possam entender melhor os conteúdos partilhados em sala de aulas.
- O (in)sucesso escolar no 1º ano dos cursos de licenciatura em Engenharia em Angola : realidades, complexidades e possibilidades segundo a perceção de professores e alunosPublication . Tumbula, Samuel Helena; Azevedo, Manuel Joaquim Pinho Moreira de; Ribeiro, Maria Luísa da Mota TeixeiraA democratização das sociedades e do ensino no século XX trouxe como consequência a massificação do ensino nos vários níveis do sistema escolar. No ensino superior esta realidade manifesta-se através da presença de um público cada vez mais crescente e heterogéneo e duma universidade que se mostra algo desadaptada para acompanhar alunos com perfis socioeconómicos, culturais e académicos diferenciados, com diferentes ritmos de aprendizagem, e muitos deles com percursos escolares marcados pelo insucesso escolar. Nesta conformidade a presente investigação visou analisar os fatores determinantes do insucesso e sucesso escolar no 1º ano dos cursos de engenharia segundo a perceção dos professores e alunos de instituições do ensino superior de Angola. Foi utilizada uma metodologia mista. Destarte, foi aplicado um questionário sobre o sucesso e insucesso escolar a 23 professores de vários cursos de engenharia (91% homens e 9% mulheres) e a 491 alunos (76% homens e 24% mulheres) do 1º ano de engenharia. Para gerar informações de natureza qualitativa e favorecer a triangulação de dados, entrevistaram-se também 10 professores (70% homens e 30% mulheres) que lecionavam no 1º ano dos cursos de engenharia, sobretudo professores que lecionavam unidades curriculares com elevados índices de insucesso escolar, e foram organizados 6 focus group com 64 estudantes (63% homens e 37% mulheres) que estavam na condição de repetentes de uma ou mais unidades curriculares do 1º ano dos cursos de engenharia em Angola. Os fatores de insucesso e sucesso escolar no 1º ano de engenharia identificadas pelos professores e alunos estão relacionados com os professores, os alunos, a instituição de ensino e as políticas educativas. Os resultados deste estudo apontam para discordâncias significativas entre professores e alunos sobre os fatores de insucesso escolar no 1º ano dos cursos de engenharia, sendo que os professores tendem a externalizar as causas do insucesso escolar atribuindo a grande parte da responsabilidade aos alunos. Os alunos, por seu turno, parecem identificar como responsáveis do insucesso escolar os dois atores do processo de ensino-aprendizagem, o aluno e o professor. Segundo as perceções dos professores e alunos, as causas do insucesso escolar na esfera dos professores prendem-se essencialmente com as estratégias ineficazes de ensino, a avaliação de cariz sumativa, o distanciamento do professor em relação aos alunos, a inflexibilidade curricular e o défice de formação dos professores; na esfera dos alunos, as causas do insucesso estão relacionadas com o rendimento académico prévio, a falta de motivação intrínseca, o baixo envolvimento do estudante, a transição e adaptação ao ensino superior e as dificuldades sociais e económicas dos alunos; na esfera da instituição de ensino e políticas educativas, temos a falta de visão da liderança, os desajustes curriculares, a língua de ensino, o desajuste entre o curso frequentado no ensino superior e o projeto vocacional do estudante e a superlotação das turmas. Quanto aos fatores de sucesso escolar dos alunos no 1º ano dos cursos de engenharia os dados apontam para uma aproximação de perceções entre professores e alunos. Na esfera dos professores, os fatores de sucesso escolar estão relacionados essencialmente com o facto de ter professores que podem inspirar os alunos e as competências pedagógicas dos professores; na esfera dos alunos, os fatores de sucesso escolar prendem-se com um maior envolvimento do estudante (independentemente das bases que ele possa ter no início do curso superior), a motivação intrínseca, a maturidade, a orientação vocacional e a capacidade de raciocinar logicamente. Contudo, uma preparação académica anterior consistente e ligada à área ou curso de formação superior parece influenciar bastante na aprendizagem e no desempenho académico dos alunos no 1º ano dos cursos de engenharia; na esfera da instituição de ensino e das políticas educativas a promoção do sucesso escolar requer uma maior atenção na flexibilização curricular (diferenciação pedagógica), a tutoria, a formação dos professores e o apoio social. Foram analisadas e discutidas as implicações destes resultados nas práticas educativas e sugeridas pistas de reflexão para investigações futuras no âmbito da promoção do sucesso escolar no 1º ano do ensino superior.
- O (in)sucesso escolar no primeiro ano do curso de engenharia mecânicaPublication . Tumbula, Samuel Helena; Azevedo, JoaquimThe phenomenon of school failure is a central concern of governments and educational agents. This article, which is part of a broader research on "school failure in the first university year in Angola" aims, at this stage, to achieve two objectives: first, to account for the complexity and divergences that the concept of school failure contains, and secondly, to characterize the dimension of this phenomenon in the mechanical engineering course in an Institution of Public Higher Education of Angola, in the period between 2012-2015. The study revealed that the concept of school failure is ambiguous, it depends a lot on the education system of each country. In any case, school failure reflects the inability of the school, teachers and the entire structure to create privileged conditions for students to have access to meaningful learning. On the other hand, it was concluded that the school success rates in the mechanical engineering course at a University of Angola are very low, not exceeding 40%.