Browsing by Author "Salgueiro, Joana"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O invisível no S. Pedro de Grão Vasco: estudo material e técnico dos estratos pictóricos e suportePublication . Maia, Bárbara Campos; Salgueiro, Joana; Alves, StefanThis study focuses on the work of one of the main Portuguese painters from the 16th century, Vasco Fernandes also known as Grão Vasco, active between 1500-1540, approximately. The research aims to complement the current information, by identifying the material and technical history of some of the most significant masterpiece of this painter but also of the Portuguese primitive painting universe: S. Peter’s production, belonging to Viseu’s catedral (1530-1535) on Grão Vasco’s Museum. The goal is to achieve relevant data for consideration of authorship, artistic production, influences and geographic flow. The current work involves the crossing of two PhD investigations, which allowed us to achieve a new set of data provided by a wide broad spectrum of scientifical resources, with non-destructive examination (namely photography, infrared reflectography, and radiography) to different techniques of microsampling chemical analysis (optical microscopy, SEM-EDS, μ-FTIR and HPLC), concerning all the paintings layers: since the wooden panel support to the chromatic composition. This latest material approach to the S. Peter’s panel in partnership, provided us a new valuable set of results and conclusions that will contribute, significantly, to the knowledge of Portuguese Art from the age of discoveries.
- Radiografia in situ do pentecostes do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra: estudo técnico do suporte e sua relevância na história da conservação e restauro da pintura sobre madeira em PortugalPublication . Salgueiro, Joana; Carvalho, Salomé deTendo em vista um aprofundamento do estudo da pintura sobre madeira em Portugal, a Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa reuniu uma equipa multidisciplinar para o estudo da pintura Pentecostes, da autoria de Vasco Fernandes. O trabalho de investigação decorreu in situ, no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, e foram realizados diversos exames: registos fotográficos mediante luz visível; fotografia I.V. e de fluorescência U.V; espectrometria de fluorescência de raios X dispersiva de energias (EDXRF) e radiografia, nunca antes realizados nesta pintura. O exame radiográfico permitiu a recolha de informação inovadora, tendo o enfoque do presente trabalho sido dirigido para a análise do suporte. A relevância do estudo dos suportes lenhosos na pintura Portuguesa prende-se com as lacunas consideráveis existentes nesta área de estudo.
- Os regimentos das corporações dos ofícios mecânicos: o caso do Retábulo-mor da Sé de Lamego (1506-1511) do pintor português Vasco FernandesPublication . Salgueiro, JoanaO núcleo em estudo: Retábulo-mor da Sé de Lamego (1506-1511), obra de incontestável importância histórico-artística do pintor quinhentista Vasco Fernandes, “Grão Vasco”, é um conjunto valiosamente documentado pelo seu contrato de obra, que subsistiu até à actualidade. No entanto, sabe-se que muitas vezes os dados empiricamente percepcionados ou mesmo presentes nos actos notariais relativos à feitura do retábulo, por inúmeras razões, nem sempre correspondem na íntegra à realidade. O trabalho que se segue, tem como objectivo, cruzar o conhecimento técnico e material dos suportes destas pinturas, com os dados analisados nos regimentos das corporações dos ofícios mecânicos do trabalho das madeiras: carpinteiros, carpinteiros de marcenaria, marceneiros, entalhadores (e por comparação pintores); de modo a determinar, através das metodologias de examinação dos aprendizes dos ofícios, e restantes normativas, as técnicas e materiais de execução exigidas, no contexto histórico do período Renascentista português.
- Technical and conservation study of the wooden support of The Pentecost by Vasco FernandesPublication . Salgueiro, Joana; Carvalho, Salomé de